CB 300 s/abs vs FZ 250 2011.

25 Fev 2011 00:58 #1 por Bonzinho
Pessoal, olha o banho que a FZ 250 dá na CB 300 s/ abs, os motivos que me levariam a comprar a FZ são; motor mais silencioso, econômico, camisa em liga de cerâmica dispersiva de calor que garante mais longevidade, pistão forjado, apenas 2 válvulas, menos vibração, a indiscutível durabilidade e confiabilidade desse motor (que está fazendo sucesso na américa latina e europa), Capacidade maior do tanque de combustível (1,2 litros a mais) que aliada ao menor consumo de combustível permite mais quilômetros por tanque, disco de freio dianteiro maior, peso que é 6 quilos menor, freio traseiro a disco, barulho da realação que é infinitamente menor, estersabilidade, regulagem mais macia da suspensão, nova balança traseira roletada, mesma velocidade final apesar de mais econômica, ciclistica elogiada por muitos, vazamento de óleo crônico da CB criticado por muitos e menor indice de roubo e furto.
A favor da CB s/ abs pesa: Visual, pneus mais largo (que dá pra colocar na FZ), torque do motor, arrancada, relação da 5ª marcha mais longa, maior número de autorizadas, em teoria manutenção mais barata e opções de cores.
Acredito que o projeto da CB seja muito inferior ao da FZ 2011, e que a própria honda admita isso quando não briga de igual pra igual na cilindrada. Quer ganhar da concorrência em cima de cilindrada como fez com a titan que passou de 125 pra 150 pra bater a YBR 125 que se aproximava em vendas e que tem melhor conjunto. Creio que se a Yamaha lançar uma FZ 300 a Honda vai apelar pra uma CB 350, dando mais motor pq não consegue dar ou não quer dar mais conjunto com suas motos duras e barulhentas. Na briga da Antiga FZ 600 com a Hornet 600 injetada a Hornet foi a melhor e a Honda não precisou lançar uma Hornet 650...
Então, sempre que perde ou fica ameaçada a Honda aumenta o motor pra passar a falsa impresão de superioridade, e investe pesado em publicidade (quem não se lembra do comercial da CB 300 rachando a pista por onde passava?? Com os dizeres, "sinta o poder das 300!!"). e o povão responde como a Honda quer, comprando 2,48 CBs pra cada FZ, mesmo sendo mais cara.
Olha o que Carlos Bitenca e João Tadeu Boccoli disseram sobre esse motor:
"O motor foi aumentado para 300 cm3 que na verdade não resultou numa melhora de desempenho porque subiu de 24,0 cv a 8000 rpm para 26,5 cv a 7500 rpm, diferença quase imperceptível pilotando."
A CB vende mais pq a maioria não para pra pensar "no conjunto". Ande nas duas antes de comprar... quem sai de uma 125/150 vai achar tanto a CB como a FZ potentes....
Comprar moto pelo tamanho do motor é como escolher esposa pelo tamanho da bunda. Pense no conjunto. Moto é muito mais que motor, esposa é muito mais do que bunda...
Não entre na onda da Honda...
Ranking dos modelos de motocicletas mais vendidas de janeiro a julho de 2010

Marca/Modelo Total
1. Honda CG 150 Titan 225.917
2. Honda GC 125 221.895
3. Honda NXR 150 Bros 103.092
4. Honda Biz 125 102.995
5. Yamaha YBR 125 Factor 66.328
6. Honda CB 300R 44.920
7. Honda Pop 100 28.092
8. Yamaha YS 250 Fazer 18.113
9. Suzuki Yes EN 125 15.768
10. Honda XRE 300 15.156
11. Yamaha XTZ 125 10.679
12. Dafra Speed 150 10.570
13. Honda Lead 110 9.519
14. Suzuki AN 125 Burgman 8.575
15. Suzuki Intruder 125 6.074
16. Dafra Zig 100 4.939
17. Sundown Web 100 4.556
18. Yamaha Crypton T115 4.364
19. Dafra Kansas 150 4.257
20. Yamaha Neo AT115 4.206

Bonzinho40599.1885185185

Ex- Cg Bolinha
Ex- Super fifty 50cc
Ex- Xr 200r
Ex- Xtz 125
Atual Titan Mix Esd 150 uma bost...
Futura Fazer 250 2012
Yamaheiro de carteirinha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2011 10:50 #2 por Bruno Oliveira
Respondido por Bruno Oliveira no tópico CB 300 s/abs vs FZ 250 2011.
apesar das vantagens citadas acima, yamaha aqui ainda é casamento...

Não abuse da velocidade, mais ante chegar atrasado nessa vida do que adiantado na outra !



Arroio do Sal, RS

CB 300R C-ABS 09/10 Vermelha

Ex - Titan 150 EX Mix Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2011 11:10 #3 por Gui Jungkenn
Respondido por Gui Jungkenn no tópico CB 300 s/abs vs FZ 250 2011.
esse negocio de comprar a moto já pensando em vender, a não ser que tenha alguma revenda dai é outra historia.

Viva para ter o que lembrar, Pois vai chegar o dia em que a sua maior riqueza serão as lembranças.
RD135
NX350

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2011 12:03 #4 por Rafael.P.Silva
Respondido por Rafael.P.Silva no tópico CB 300 s/abs vs FZ 250 2011.
é por isso q bato sempre na mesma tecla...Fazer 250!!

Sobre a Honda, são números realmente excelentes, mas penso que pelo menos a 150 deles se saiu muito bem em comparativo com as demais concorrentes, motinha anda d++.

Yamaha ruim de revenda Bruno??...sei não heim, só se for em algumas regiões.

ô Bonzinho, mas vc lançar esse tópico aqui na área da Honda heim..

té mais!


Rafael.P.Silva40599.6298148148

Vitória/ES
Lander Vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2011 12:06 #5 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico CB 300 s/abs vs FZ 250 2011.
De "bonzinho" não teve nada...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2011 15:57 #6 por Bonzinho
Respondido por Bonzinho no tópico CB 300 s/abs vs FZ 250 2011.
Eu quero ser Bonzinho com o motociclista apontando a melhor moto e o melhor negócio.
Acho que a comparação da CB com a FZ interessa a todos desse fórum e a todos do fórum Yamaha 250, por isso, este tópico também está lá.
O desempenho da Titan 150 é realmente bem superior ao da Factor 125, o que não ocorre entre a CB e a NFZ que alcançam 130 km/h ou 132 km/h reais em vários testes (podem pesquisar a vontade) no plano, vai ter gente dizendo que ja deu 155 Km/h na CB ou na NFZ porém testar final na ladeira não vale. Eu mesmo ja dei 145 km/h na minha Titan original, aí ela corta. Vai ter gente jurando que estava no plano, aí é pq uma ventania tava soprando a moto e tb não vale.
Aí vem o papo do torque maior da CB, ora, 2,81 kgfm a 6000 rpm contra 2,10 kgfm a 6500 é pra dar um banho na NFZ em aceleração e retomada. Um teste feito com piloto numa pista de corrida mostra: Leandro Mello fez a volta mais rápida com a verdíssima Kawa em 39,5 segundos, contra 39,7 segundos da CB[/b] 300R e, logo atrás, 40,3 segundos da Fazer 250. Isso no autódromo do ECPA que é travado, favorecendo a moto com melhor retomada. Veja a diferença, muito pequena da CB, que em nada reflete o que está em sua ficha técnica. Na verdade o que importa é o torque e a potência na roda, acho que a transmição barulhenta da CB "rouba" a força do motor. Se é que ele tem 2,81 kmgf de torque mesmo...
Acredito que a potência que chega na roda da CB é igual a potência que chega a roda da NFZ pois as duas possuem a mesma vel max e aerodinâmica.

Ex- Cg Bolinha
Ex- Super fifty 50cc
Ex- Xr 200r
Ex- Xtz 125
Atual Titan Mix Esd 150 uma bost...
Futura Fazer 250 2012
Yamaheiro de carteirinha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2011 16:04 #7 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico CB 300 s/abs vs FZ 250 2011.
Pra quê?
Será que esses numeros milimetricos influenciam tanto na compra de uma moto?Patriarca40599.7955671296

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2011 16:56 #8 por Bonzinho
Respondido por Bonzinho no tópico CB 300 s/abs vs FZ 250 2011.
Pra eu e quem valoriza o desempenho sim.
Tem muita gente que compra CB no lugar de NFZ só pq acha que vai andar mais, o que eu argumentei que é falsa impressão quantificando o mesmo desempenho entre as duas...
É dificil dizer se uma moto é boa sem usar números
Veja:
Velocidade máxima= Suficiente e condizente com a proposta da moto
Aceleração= Mais do que suficiente pra deixar os carros pra trás num semáforo
Consumo= O tanque é suficiente pra chegar ao Rio de Janeiro saindo de São Paulo
Preço= A prestação cabe no bolso da maioria
Veja o nível técnico dessa matéria de Carlos Bitenca e João Tadeu Boccoli no Lançamento da CB 300 e XRE 300:
As dimensões do motor foram alteradas, o diâmetro e curso do pistão
passou de 73,0 x 59,5 para 79,0 x 59,5. Note que somente o diâmetro foi
aumentado em 6mm, mas isso não indica necessariamente que a parte de
baixo do motor permanece a mesma. Devemos verificar direito pois pode
ter os mancais reforçados, virabrequim com peso e balanceamento
alterados, pois assim nos foi informado na apresentação da moto, e faz
todo sentido. Esses números mostram, porém que o motor ficou mais que
quadrado, isso é com a proporção diâmetro e curso favorecendo o diâmetro
que promete mais durabilidade ou propensão a velocidades mais altas do
pistão (rpm). Entretanto essa configuração parece que não foi
aproveitada totalmente no sentido da desempenho porque na verdade a
curva de potência ficou mais amigável, como comentado acima.
Nessa mesma matéria:
O novo chassis, de berço semi duplo, confere mais rigidez. As novas
dimensões promovem um conforto e segurança maiores nas retas, por ter
mais comprimento entre eixos (1369 mm na Twister contra 1402 mm na
CB300) mas sem perder a agilidade, porque tem uma medida de trail menor
(100mm contra 97mm na CB300) resultado de uma diminuição do ângulo do
“rake” (Rake é o ângulo do cubo da direção, partindo da vertical
aplicado numa motocicleta) de 26º 36' para 25º 14'. Com essas
modificações a maneabilidade melhorou muito e os pneus puderam
contribuir com todo o conjunto deixando-o muito homogêneo.
Parabéns Carlos Bitenca e João Tadeu Boccoli....
É por isso que sou Motonliner!

Ex- Cg Bolinha
Ex- Super fifty 50cc
Ex- Xr 200r
Ex- Xtz 125
Atual Titan Mix Esd 150 uma bost...
Futura Fazer 250 2012
Yamaheiro de carteirinha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2011 17:20 #9 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico CB 300 s/abs vs FZ 250 2011.
Muito bom mesmo, mas você, ou nós (não me ligo tanto nesse tipo de números quando vou comprar uma moto mas gosto muito de ler sobre isso), somos poucas pessoas que se importam com isso, no final das contas o que a maioria vê é o preço, o gosto e a cilindrada.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2011 17:26 #10 por LeoC.
Respondido por LeoC. no tópico CB 300 s/abs vs FZ 250 2011.

Patriarca escreveu: Muito bom mesmo, mas você, ou nós (não me ligo tanto nesse tipo de números quando vou comprar uma moto mas gosto muito de ler sobre isso), somos poucas pessoas que se importam com isso, no final das contas o que a maioria vê é o preço, o gosto e a cilindrada.


Complementando:
E o custo x benefício !

"Liberdade é o espaço que a felicidade precisa..."

Fazer 2010/2011 Vermelha .'.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2011 17:48 #11 por Bonzinho
Respondido por Bonzinho no tópico CB 300 s/abs vs FZ 250 2011.
"o que a maioria vê é o preço, o gosto e a cilindrada."
Por isso que CB vende bem mais do que FZ.
A maioria da população não vê custo x benefício pois a CB custa mais e traz menos benefícios, mesmo assim vende mais....
Acredito que entre nós, muito mais esclarecidos que a maioria da população, a NFZ ganharia a nossa preferência perante a CB, estou certo?

Ex- Cg Bolinha
Ex- Super fifty 50cc
Ex- Xr 200r
Ex- Xtz 125
Atual Titan Mix Esd 150 uma bost...
Futura Fazer 250 2012
Yamaheiro de carteirinha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2011 17:54 #12 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico CB 300 s/abs vs FZ 250 2011.
Concordo, se pensar com a razão, mas meu coração me implora por essa aqui ó:



Nesse caso meu querido Bonzinho, não há razão que me faça pensar ao contrário.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2011 18:29 #13 por Bonzinho
Respondido por Bonzinho no tópico CB 300 s/abs vs FZ 250 2011.
Aí ja é outro patamar...
Bicilindrica empolga até com 250cc...rs
Confesso que meu coração tb não pende pra NFZ mesmo sabendo que é melhor que a CB. Quem explica essas coisas? Será que é pq eu acho CB mais bonita?
A CB parece aquela menina sedutora que não presta mas todo mundo quer ter...
A NFZ seria aquela garota que é muito bem qualificada porém não tem tanta beleza...
Quem ja não teve essa dúvida um dia na adolescência...
A moto que eu acho linda e sedutora além de bem qualificada é a Hornet 600 antiga.... quando tiver R$ 15.000,00 eu pego uma...rs

Ex- Cg Bolinha
Ex- Super fifty 50cc
Ex- Xr 200r
Ex- Xtz 125
Atual Titan Mix Esd 150 uma bost...
Futura Fazer 250 2012
Yamaheiro de carteirinha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Fev 2011 07:00 #14 por Rafael.P.Silva
Respondido por Rafael.P.Silva no tópico CB 300 s/abs vs FZ 250 2011.
ou...a CB300 é a safadinha q fica andando de saia na bicicletinha, loira, gostosinha, facinha kkkk a Fazer 250 seria a menina inteligente da sua sala de aula, bonitinha, recatada.....

Vitória/ES
Lander Vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Fev 2011 10:19 #15 por Geraldo Lopes
Respondido por Geraldo Lopes no tópico CB 300 s/abs vs FZ 250 2011.
.


Caramba,
que pessoal fanático por marcas... fica defendendo fabricantes, que por sinal todos multinacionais, como se fosse time de futebol. Acho ridículo entrar nesta de "a minha é a melhor", inclusive até postar sobre outros modelos na coluna reservada para Twister / CB300R / XRE300, só para meter o pau.

Todos possuem opiniões diferentes, e com moto não é diferente. Basta dar uma volta nas ruas e vemos uma infinidade de modelos e marcas, todas com seus proprietários que um dia foram numa loja e escolheram aquela moto zero por algum motivo.

Uma coisa que nunca faço é ficar defendendo marcas, naquela utopia que será melhor para todos como foi comigo. Não vou ganhar nada com isto, absolutamente nada. Honda e Yamaha não estão nem um pouco preocupados com os babacas dos consumidores, o que interessa é o LUCRO... só quanto de grana vão enviar para as matrizes japonesas, engordando as contas dos acionistas.

A única coisa que sempre respondo para colegas que pedem alguma dica sobre qual moto comprar, é observar o número de concessionárias disponíveis, mercado paralelo de peças e facilidade de revenda. Nestes quesitos, somente Honda e Yamaha atentem satisfatoriamente suas necessidades no pós-venda. As outras, infelizmente sabemos da dificuldade para obter peças e serviços, ficando refém de preços exorbitantes e podendo ficar meses com a moto parada por falta de reposição.

Gosto de motos, curto o vento, a liberdade, a agilidade no trânsito caótico das grandes cidades. Sempre (ou quase sempre) troco de moto de 3~4 anos, para que desta forma sempre tenha uma moto nova ou semi-nova. Não tenho nenhum sentimento emocional, do tipo chamar a máquina por nomes do tipo "Clotilde", "Zeferina", "Princesa", etc. Claro que tenho cuidado com a minha motoca, tipo estacionar sempre que possível na sombra, escolher um bom óleo lubrificante, abastecer em postos de confiança e rodar de forma civilizada, sem necessidade de esmerilar.

Sentimento só com a patroa, esta sim é a minha grande companheira, mesmo que com o passar dos anos a pintura não fique tão reluzente como no dia que a conheci.


.

"Moto é como uma doença... depois que se contrai, se passa a vida com ela ou se morre dela."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.250 segundos