kaey escreveu: Minha Pergunta é a
seguinte por exemplo minha twister sempre usei o óleo
especificado no manual desde 2005 o Mobil 20W50 API-SF e
agora será que vou poder usar esse novo óleo da Honda
mais fino e semi sintético no motor da minha tutu
acostumada com o mobil? Tenho certeza que não sou só eu
com essa dúvida, deve ter muita gente com Falcon,
Tornardo, Titan que deve estar pensando na mesma coisa.
Vai poder usar sem problema algum,inclusive,não vai mais
querer voltar para o mobil depois de usar este 10W-30
semi-sintético.....
Sou de opinião contrária, já que óleos de marcas
diferentes podem ser misturados apenas quando têm as
mesmas especificações de viscosidade e origem. Portanto
óleo mineral só com mineral e óleo 20w50 só com 20w50.
Digo isso baseado na matéria do Tite e na nota técnica da
Honda sobre o novo óleo semissintético. Abaixo os links:
Mas ainda sim tenho dúvidas se seria necessário drenar
completamente o óleo ou também desmontar o motor pra
retirar o que fica "escondido".
Ninguém aqui escreveu em misturar óleos de especificações diferentes!!
O questionamento foi se uma moto "acostumada" com 20w-50 pode numa TROCA,passar a usar um 10W-30.
Digo que sim.Evidentemente esta troca tem de ser cuidadosa,trocando filtro,drenando o radiador,sempre com o motor aquecido,e deixando esgotar bem o óleo velho,como deve ser sempre.....
Um cuidado extra seria trocar o novo 10w-30 com apenas 1000 km percorridos,e a partir dai,seguir o manual.Mapelu1240580.8433101852
Liguei na honda hoje para ver o que eles falavam.
e foi o que o Dr. Esaú colocou alí.
que o lubrificante pode ser usado em qualquer moto da
honda pois foi testado e eu também acredito que como
tanto a classificação é SJ e também é semisintético não
terá influencia o 10w30 que o pessoal está achando mais
fino. olhei em outros foruns e o pessoal colocou o óleo e
o motor está mais frio, as vibrações diminuíram
levemente, os barulhos do motor diminuiram a embreagem
alguns dizem que melhorou alguns piorou e alguns dizem
que tá igual , então acho isso de cada moto como o cara
andou até hoje. e também diz que a partida é muitoooooo
melhor. eu estou com mobil ainda. porém na proxima vou
trocar por esse para ver e posto aqui se é bom ou não.
eles apenas disseram para drenar o óleo totalmente e
trocar o filtro. o resto é só ver se é aprovado ou não
este óleo.
pois é. quando eu tinha uma fan eu trocava a cada
mil,pegava só BR 116 ae só pau né. ae quando chegava perto
dos 1000 ja começava a ouvir bastante o barulho das
engrenagens. esse era o limite pra mim trocar o óleo. mas
agora com a twister se o óleo novo durar vou trocar a cada
2000, porque estou ainda usando mobil sf. na proxima ou vou
de motul 3000 ou honda 10w30. estou confiante neste óleo
novo da honda.espero que supere as expectativas.
O honda semi-sintético 10W/30,em condições NÃO SEVERAS,pode ser trocado a cada 4000 km ou 6 meses,o que ocorrer primeiro.COmo todos andam em condições severas(anda e para do trânsito,cabo enrolado,altas temperaturas,etc),as trocas devem ser feitas de 2000 em 2000 km ou 3 meses.Mapelu1240590.7060069444
Para mim o melhor espaco pra trocar do oleo e de 1000 em 1000 ou tres meses 20 ou 30 reais nao vai me matar nem me deixar pobre e oleo o cheiro e muito pouco
dusafofao escreveu: Para mim o melhor espaco pra trocar do oleo e de 1000 em 1000 ou tres meses 20 ou 30 reais nao vai me matar nem me deixar pobre e oleo o cheiro e muito pouco
te matar nao mata, soh mata o meio ambiente ficar trocando desnecessariamente
ontem troquei o óleo da minha moto, e percorri uns 80 Km
com ela, para verificar como o novo óleo começou a agir
no motor.
Primeiras Impressões:
Moto mais leve para ligar
A embreagem está boa, um pouco melhor comparado com o
Mobil que eu usava
Mas o que mais me agradou foi que em rotações mais altas
a moto não vibra mais tanto, tu sente o motor realmente a
força que exerce invés de sentir vibrações com 6 ou 7 mil
Rpm.
A motor está mais leve
Essas são as primeiras impressões, como ela vai se
comportar a partir de agora ae vou postar daqui um tempo.
Mas espero que continue assim até a próxima troca.
ontem troquei o óleo da minha moto, e percorri uns 80 Km
com ela, para verificar como o novo óleo começou a agir
no motor.
Primeiras Impressões:
Moto mais leve para ligar
A embreagem está boa, um pouco melhor comparado com o
Mobil que eu usava
Mas o que mais me agradou foi que em rotações mais altas
a moto não vibra mais tanto, tu sente o motor realmente a
força que exerce invés de sentir vibrações com 6 ou 7 mil
Rpm.
A motor está mais leve
Essas são as primeiras impressões, como ela vai se
comportar a partir de agora ae vou postar daqui um tempo.
Mas espero que continue assim até a próxima troca.
Valeu gurizada
Esperadas essas mudanças.Sair de um 20W/50 mineral para um 10W/30 semi-sintético é muita diferença positiva no lubrificante......
Fique observando o nível semanalmente.Minha cb 300 está com 5W/40 e não baixa 1 ml de óleo a mais de 2000 km percorridos já.
Li todo o tópico e foi bastante instrutivo, mas surgiu uma dúvida, que de repente pode ser a dúvida de outros também: teve um companheiro aí que citou o óleo "Yamalub" - não me lembro se é assim mesmo que se escreve... pois bem, sábado (08/03/11) levei minha motoca pra trocar o óleo e quando perguntei para o mecânico sobre o tal óleo da Honda, ele disse que não tinha, mas tinha o "Yamalub",que segundo ele é o melhor (também o mais caro), mas como não conheço o produto, fiquei com o Mobil mesmo... e como só o companheiro aí citou o "Yamalub" não deu pra formar nenhuma opinião ainda...
Mais alguém aí usa o "Yamalub"?
Mais especificamente em alguma Twister?
É bom mesmo?
Será que eu poderia, na próxima troca (sempre troco óleo e filtro) colocar o "Yamalub"?
Só quero voltar inteiro pra casa
Ontem: CG 150 Titan 04/05
Hoje: CBX 250 Twister 02/03
Amanhã: 600cc