O título diz tudo.Parece que a honda acordou.FINALMENTE cai por terra aquela conversa que motor de moto precisa de óleo "grosso",leia-se,mais viscoso,por causa do clima ou caixa de marchas.Cai por terra também aquele papo que motor de moto não pode usar óleo semi ou 100% sintético por causa da embreagem.Novo óleo é semi-sintético e 10W/30,e o melhor,custando o mesmo do antigo "merbil" SF:
Geraldo Lopes escreveu:
A título de curiosidade, classificação de óleos lubrificantes:
1945[/b] - SA , fora de uso
1980[/b] - SF , Mobil Preto API
SF/CC (não tem qualificação Jaso) , Ipiranga Moto 4T (SF / sem JASO ) , Shell
Advance S 4T (API SF e JASO MA) , Elf MOTO 4 (JASO MA , API
SF)
1988[/b] - SG , Motul 3000
API SG JASO MA nº. M033MOT059 , Castrol actevo GP / Castrol Actevo
Extra (API SG e JASO) , Shell Advance Ultra (API SG e JASO MA) . Elf
MOTO 4 XT TECH e Elf MOTO 4 HP ECO (JASO MA , API SG) (JASO MA , API
SG)
1993[/b] - SH ,
1995[/b] - SJ , Mobil Racing 4T (
API SJ , JASO MA) , Repsol Moto Racing 4T ( API SJ , JASO MA)
2001[/b] - SL , GP Lubrax (API
SL, JASO MA) , Havoline Premium Motorcycle Oil (Yamalub compra da texaco)
4T SAE 20W-50 (API SL / JASO MA) , Motul 5100 / Motul 7100 / Motul 300V (API
SL JASO MA nº. M033MOT057 ).
2004[/b] - SM , Repsol Moto
Supersport 4T (JASO T-903:2006 MA2 , API SM ).
Principais Normas de desempenho para
motos 4 tempos:
[/b]
API:[/b] American Petroleum Institute
JASO[/b]: Japanese Automobile Standards
Organization
SA, SB, SC, S[/b]D Criadas a partir dos
anos 30, atualmente estão obsoletas.
SE [/b]Criada em 1972, especificação de
serviço típica de motores a gasolina de veículos leves e alguns caminhões
modelos 1971 a
1979.
SF[/b] Criada em 1980, especificação de
serviço típica de motores a gasolina de veículos leves e alguns caminhões
modelos 1980 a
1989. Proporciona maior estabilidade a oxidação.
SG [/b]Criada em 1989, especificação de
serviço típica de motores a gasolina de veículos leves, vans e caminhonetes que
solicitem esta especificação. Proporciona maior controle de depósitos no motor
e estabilidade a oxidação.
SH[/b] Criada em 1992, especificação de
serviço típica recomendada para uso em motores a gasolina de veículos leves,
vans e caminhonetes que solicitem esta especificação. Supera as especificações
anteriores quanto a controle de depósitos, oxidação do óleo, desgaste e
corrosão.
SJ[/b] Criada em 1996, especificação de
serviço típica de motores a gasolina de veículos leves, vans e caminhonetes que
solicitem esta especificação. Supera e substitui todas as especificações
anteriores.
SL[/b] Criada em 2001, especificação de
serviço típica de motores a gasolina de veículos leves, vans e caminhonetes que
solicitem esta especificação. Supera e substitui todas as especificações
anteriores.
SM[/b] Criada em 2004, especificação de
serviço típica de motores a gasolina de veículos leves, vans e caminhonetes que
solicitem esta especificação. Supera e substitui todas as especificações
anteriores. , Atual padrão.
JASO MA[/b]: Alto índice de coeficiente
de atrito (bom para embreagens)
JASO MB[/b]: Baixo índice de coeficiente
de atrito (fraco para embreagens)
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Até que o "novo" óleo da Honda ainda esta atual... API-SJ é indicado para motores até 2001. Eu uso na minha CB300 o Lubrax GP 20W-50 API-SL, desde o final da revisões gratuitas. Alias, não compro mobil há mais de 15 anos.
Agora, o que me deixou bolado foi a especificação SAE 10W-30... este óleo ficou bem mais fino em relação ao anterior da mobil. Se este óleo for mais indicado, mudo para o Motul 5000 10W40 API-SJ (o 7100 4T 10W40 API-SM esta caro demais).
a honda esta de sacanagem lançar este oleo e ainda SJ ja tento no mercado os SM, mas ja é um enorme avanço perto do mobil preto, então se todas as motos ja sairam com este oleo, então se pode usar o motul 15/40 de boa.... que ainda deve ser bem melhor que este ai.....mas continuo com o otimo custo beneficio do yamalube, minha honda somente ve este oleo....e numa viajem de 960 km numa 150cc num final de semana ele não abaixou 50 ML......
Minha frota:
Sundown Web (Amor eterno)
Honda CG Titan;
Honda NXR Boz (profissional), Vem ai a Dafra Citycom;
Kasinski Comet GT (nova paixão)
Minha Pergunta é a seguinte por exemplo minha twister sempre usei o óleo especificado no manual desde 2005 o Mobil 20W50 API-SF e agora será que vou poder usar esse novo óleo da Honda mais fino e semi sintético no motor da minha tutu acostumada com o mobil? Tenho certeza que não sou só eu com essa dúvida, deve ter muita gente com Falcon, Tornardo, Titan que deve estar pensando na mesma coisa.
kaey escreveu: Minha Pergunta é a seguinte por exemplo minha twister sempre usei o óleo especificado no manual desde 2005 o Mobil 20W50 API-SF e agora será que vou poder usar esse novo óleo da Honda mais fino e semi sintético no motor da minha tutu acostumada com o mobil? Tenho certeza que não sou só eu com essa dúvida, deve ter muita gente com Falcon, Tornardo, Titan que deve estar pensando na mesma coisa.
Vai poder usar sem problema algum,inclusive,não vai mais querer voltar para o mobil depois de usar este 10W-30 semi-sintético.....
kaey escreveu: Minha Pergunta é a
seguinte por exemplo minha twister sempre usei o óleo
especificado no manual desde 2005 o Mobil 20W50 API-SF e
agora será que vou poder usar esse novo óleo da Honda
mais fino e semi sintético no motor da minha tutu
acostumada com o mobil? Tenho certeza que não sou só eu
com essa dúvida, deve ter muita gente com Falcon,
Tornardo, Titan que deve estar pensando na mesma coisa.
Vai poder usar sem problema algum,inclusive,não vai mais
querer voltar para o mobil depois de usar este 10W-30
semi-sintético.....
Sou de opinião contrária, já que óleos de marcas
diferentes podem ser misturados apenas quando têm as
mesmas especificações de viscosidade e origem. Portanto
óleo mineral só com mineral e óleo 20w50 só com 20w50.
Digo isso baseado na matéria do Tite e na nota técnica da
Honda sobre o novo óleo semissintético. Abaixo os links: