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Claudio Fabiano escreveu:
Amigos, "mordi a lingua" o temido vazamento apareceu, no dia 26/02 postei aqui que minha moto CB-300 2010/11 até então estava isenta do famigerado vazamento, infelizmente recentemente percebi que a guarnição da tampa de valvula do cabeçote começou apresentar um leve soado de óleo, que logo começou a melejar mas... como já contava com esta possibilidade, e como já é sabido por todos se levar na concessionária podem até trocar a guarnição e os coxins, mas não vai resolver o defeito é apenas uma solução palhativa, digo por que analizei o coxim "novo" na concessionária e é exatamente o mesmo que esta em minha moto (2010/11), então resolvi aplicar duas alternativas, uma delas foi a de aplicar uma arruela de 1.00mm de expessura entre o parafuso e o coxim, quando fui apertar os parafusos com o torque especificado 12nm (um quilo e duzentos gramas) constatei que o ideal seria a espessura da arruela ser menor, e como não é fácil de encontrar então, resolvi colocar em prática a segunda opção, que ao meu entender é a mais adequada, acompanhem meu raciocínio... quando o parafuso é torqueado, em sua estremidade inferior existe um ressalto em formato de uma arruela fixa que tem por finalidade limitar o aperto impedindo o aperto demasiado, então, levei os parafusos até um torno e solicitei que retirassem 0.5 mm (cinco decimos) de material desta arruela fixa, na verdade resumindo a história, meu objetivo foi aumentar a interferência sobre a guarnição, com esta ação, estou convensido de que preservei a guarnição não apertanto em exesso, porque a arruela fixa continuou atuando como limitador de aperto sem danificar a guarnição, e consequentemente aumentando sua capacidade de vedação.
É válido informar que, "a olho nú" não se percebe a alteração que realizei, só pode ser constatado se for efetuado a medição da arruela fixa que atua como limitador de aperto, que antes possuia a medida de 2.00 e após a usinagem ficou com 1.5mm, este procedimento alêm de resolver o problema não compromete a garantia, evidentemente se vc não comentar com o concessionário caso seu motor apresente outro defeito diferente do citado e por ventura precise ser aberto.
Bom... resumo da ópera, os dois recursos funcionam, tornear o parafuso ou aplicar a arruela, o problema é que aplicando a arruela é possível visualizar a alteração, e ainda existe o risco de apertar em excesso ocasionando esmagamento excessivo da guarnição piorando ainda mais o vazamento, já tornear o parafuso alêm de permanecer o aspecto original, o parafuso continua atuando como limitador de torque impedindo o aperto excessivo e pressionando a guarnição somento o necessário para aumentar a capacidade de vedação, é válido dizer, que no corpo do parafuso extremidade inferior (arruela fixa/limitador) deve ser removido apenas 0,5mm (cinco décimos) para que o efeito esperado seja alcançado.
Saldações a todos e boa sorte.
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Bonzinho escreveu: E depois a Honda apresenta seus lançamentos dizendo que testou a moto por milhares de quilômetros...Será que esses engenheiros são tão burros a ponto de não saber calcular nem o comprimento de um parafuso tendo, nós consumidores, que dar um jeito adicionando arruelas??(eu tive que fazer isso tb) Deve ser tudo estagiários descompromissados e mau pagos pra fazer um serviço porco desses dentro da suposta "melhor marca de moto" a tal Onda...
Nunca tive problema algum na minha Yamaha. Oh saudade...
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