CB3 - Problemas

22 Abr 2010 15:48 #1 por Donato
CB3 - Problemas foi criado por Donato
Ola pessoal, a cb3 e uma moto muito linda, pra mim so faltou o freio a disco na traseira(tem com abs mas e muito cara). porem ja houvi falar em alguns problemas q estao acontecendo com ela. principalmente o tal vazamento de oleo pelas juntas do motor. e tb ate agora nao vi nenhuma posiçao da honda sobre isso, nenhum recal , nada!

oq vcs tem a dizer...

*THIAGO DONATO

*João Pessoa - PB



EX: FZ250cc

EX: Bros125cc

EX: XTZ 125CC

EX: H6 PRETA



ATUAL: sem moto.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Abr 2010 19:26 #2 por Bruno Oliveira
Respondido por Bruno Oliveira no tópico CB3 - Problemas
Acho que isso de vazamento é só nas primeiras (2009-2010), acho q nas 2010-2010 não acontece mais, ou ja surgiu um caso ?

Sabe que meu pai sempre me fala que não presta comprar carro (ou moto) no ano do lançamento pq sempre tem a tendencia de aparecer problemas, no ano seguinte automaticamente estão senados.


Bruno Oliveira40290,93625

Não abuse da velocidade, mais ante chegar atrasado nessa vida do que adiantado na outra !



Arroio do Sal, RS

CB 300R C-ABS 09/10 Vermelha

Ex - Titan 150 EX Mix Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Abr 2010 08:15 #3 por Donato
Respondido por Donato no tópico CB3 - Problemas
tb ate agora foi o unico problema q houvi falar sobre a cb3. essa questao do vazamento de oleo do motor.

*THIAGO DONATO

*João Pessoa - PB



EX: FZ250cc

EX: Bros125cc

EX: XTZ 125CC

EX: H6 PRETA



ATUAL: sem moto.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Abr 2010 04:51 #4 por Mapelu12
Respondido por Mapelu12 no tópico CB3 - Problemas
Esse problema do vazamento já é sanado de forma definitiva,apenas acrescentando uma arroela nos parafusos de aperto da tampa.Mapelu1240612.3561689815

CB 300 C-ABS 10/10

Motul 300V Factory Line 5W/40

NGK iridium/Pódium

Rio Grande do Sul

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Abr 2010 09:18 #5 por Mahul
Respondido por Mahul no tópico CB3 - Problemas
Já vi o comentário do vazamento de óleo mas isso se limitou a apenas algumas, hoje este problema já não mais existe com as que estão sendo fabricadas.

Abraço a todos!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Fev 2011 17:53 #6 por Claudio Fabiano
Respondido por Claudio Fabiano no tópico CB3 - Problemas
ENTÃO... TAMBEM FIQUEI ENCUCADO COM ESTE VAZAMENTO, MAS ANALIZEI ESTE DEFEITO E PENSO QUE RESOLVE-LO É SIMPLES, CASO ELE APAREÇA NÃO PRECISA NEM TROCAR A GUARNIÇÃO DA TAMPA DE VALVULAS, BASTA ACRESCENTAR UMA ARRUELA ENTRE O PARAFUSO E A TAMPA DE VALVULAS, COM ISSO EVITA-SE QUE O CORPO DO PARAFUSO DE FIXAÇÃO OPOIE NO CABEÇOTE SEM PRESSIONAR SUFICIENTE A GUARNIÇÃO PERMITINDO A PASSAGEM DE ÓLEO, FALO POR EXPERIÊNCIA, SOU MECÂNICO E RECENTEMENTE TIVE UM PROBLEMA SEMELHANTE COM UMA SHADOW 600, O SISTEMA DE VEDAÇÃO DA TAMPA DE VALVULAS DESTA MOTO É O MESMO, APLIQUEI ESTE RECURSO, E COMO JÁ IMAGINAVA FUNCIONOU 100%.


MAS VOLTANDO AO ASSUNTO MINHA CB 300R 2010/11 ESTA COM 2.250 KM E NEM SINAL DO FAMIGERADO VAZAMENTO, VIAGEI ANDEI NA CIDADE, A MOTO É SÓ ALEGRIA, INCLUSIVE COM MÉDIA EXELENTE (CONSIDERANDO QUE É UMA 300CC) 27.52 P/ LITRO.


RECOMENDO Á AQUISIÇÃO, SEM SOMBRA DE DÚVIDA.

CLAUDIO R. FABIANO

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2011 15:51 #7 por Claudio Fabiano
Respondido por Claudio Fabiano no tópico CB3 - Problemas
Amigos, "mordi a lingua" o temido vazamento apareceu, no dia 26/02 postei aqui que minha moto CB-300 2010/11 até então estava isenta do famigerado vazamento, infelizmente recentemente percebi que a guarnição da tampa de valvula do cabeçote começou apresentar um leve soado de óleo, que logo começou a melejar mas... como já contava com esta possibilidade, e como já é sabido por todos se levar na concessionária podem até trocar a guarnição e os coxins, mas não vai resolver o defeito é apenas uma solução palhativa, digo por que analizei o coxim "novo" na concessionária e é exatamente o mesmo que esta em minha moto (2010/11), então resolvi aplicar duas alternativas, uma delas foi a de aplicar uma arruela de 1.00mm de expessura entre o parafuso e o coxim, quando fui apertar os parafusos com o torque especificado 12nm (um quilo e duzentos gramas) constatei que o ideal seria a espessura da arruela ser menor, e como não é fácil de encontrar então, resolvi colocar em prática a segunda opção, que ao meu entender é a mais adequada, acompanhem meu raciocínio... quando o parafuso é torqueado, em sua estremidade inferior existe um ressalto em formato de uma arruela fixa que tem por finalidade limitar o aperto impedindo o aperto demasiado, então, levei os parafusos até um torno e solicitei que retirassem 0.5 mm (cinco decimos) de material desta arruela fixa, na verdade resumindo a história, meu objetivo foi aumentar a interferência sobre a guarnição, com esta ação, estou convensido de que preservei a guarnição não apertanto em exesso, porque a arruela fixa continuou atuando como limitador de aperto sem danificar a guarnição, e consequentemente aumentando sua capacidade de vedação.


É válido informar que, "a olho nú" não se percebe a alteração que realizei, só pode ser constatado se for efetuado a medição da arruela fixa que atua como limitador de aperto, que antes possuia a medida de 2.00 e após a usinagem ficou com 1.5mm, este procedimento alêm de resolver o problema não compromete a garantia, evidentemente se vc não comentar com o concessionário caso seu motor apresente outro defeito diferente do citado e por ventura precise ser aberto.


Bom... resumo da ópera, os dois recursos funcionam, tornear o parafuso ou aplicar a arruela, o problema é que aplicando a arruela é possível visualizar a alteração, e ainda existe o risco de apertar em excesso ocasionando esmagamento excessivo da guarnição piorando ainda mais o vazamento, já tornear o parafuso alêm de permanecer o aspecto original, o parafuso continua atuando como limitador de torque impedindo o aperto excessivo e pressionando a guarnição somento o necessário para aumentar a capacidade de vedação, é válido dizer, que no corpo do parafuso extremidade inferior (arruela fixa/limitador) deve ser removido apenas 0,5mm (cinco décimos) para que o efeito esperado seja alcançado.


Saldações a todos e boa sorte.

CLAUDIO R. FABIANO

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2011 19:25 #8 por Bonzinho
Respondido por Bonzinho no tópico CB3 - Problemas
E depois a Honda apresenta seus lançamentos dizendo que testou a moto por milhares de quilômetros...
Será que esses engenheiros são tão burros a ponto de não saber calcular nem o comprimento de um parafuso tendo, nós consumidores, que dar um jeito adicionando arruelas??(eu tive que fazer isso tb) Deve ser tudo estagiários descompromissados e mau pagos pra fazer um serviço porco desses dentro da suposta "melhor marca de moto" a tal Onda...
Nunca tive problema algum na minha Yamaha. Oh saudade...

Ex- Cg Bolinha
Ex- Super fifty 50cc
Ex- Xr 200r
Ex- Xtz 125
Atual Titan Mix Esd 150 uma bost...
Futura Fazer 250 2012
Yamaheiro de carteirinha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2011 05:39 #9 por Mapelu12
Respondido por Mapelu12 no tópico CB3 - Problemas

Claudio Fabiano escreveu:  


Amigos, "mordi a lingua" o temido vazamento apareceu, no dia 26/02 postei aqui que minha moto CB-300 2010/11 até então estava isenta do famigerado vazamento, infelizmente recentemente percebi que a guarnição da tampa de valvula do cabeçote começou apresentar um leve soado de óleo, que logo começou a melejar mas... como já contava com esta possibilidade, e como já é sabido por todos se levar na concessionária podem até trocar a guarnição e os coxins, mas não vai resolver o defeito é apenas uma solução palhativa, digo por que analizei o coxim "novo" na concessionária e é exatamente o mesmo que esta em minha moto (2010/11), então resolvi aplicar duas alternativas, uma delas foi a de aplicar uma arruela de 1.00mm de expessura entre o parafuso e o coxim, quando fui apertar os parafusos com o torque especificado 12nm (um quilo e duzentos gramas) constatei que o ideal seria a espessura da arruela  ser menor, e como não é fácil de encontrar então, resolvi colocar em prática a segunda opção, que ao meu entender é a mais adequada, acompanhem meu raciocínio... quando o parafuso é torqueado, em sua estremidade inferior existe um ressalto em formato de uma arruela fixa que tem por finalidade limitar o aperto impedindo o aperto demasiado, então, levei os parafusos até um torno e solicitei que retirassem 0.5 mm (cinco decimos) de material desta arruela fixa, na verdade resumindo a história, meu objetivo foi aumentar a interferência sobre a guarnição, com esta ação, estou convensido de que preservei a guarnição não apertanto em exesso, porque a arruela fixa continuou atuando como limitador de aperto sem danificar a guarnição, e consequentemente aumentando sua capacidade de vedação.


É válido informar que, "a olho nú" não se percebe a alteração que realizei, só pode ser constatado se for efetuado a medição da arruela fixa que atua como limitador de aperto, que antes possuia a medida de 2.00 e após a usinagem ficou com 1.5mm, este procedimento alêm de resolver o problema não compromete a garantia, evidentemente se vc não comentar com o concessionário caso seu motor apresente outro defeito diferente do citado e por ventura precise ser aberto.


Bom... resumo da ópera, os dois recursos funcionam, tornear o parafuso ou aplicar a arruela, o problema é que aplicando a arruela é possível visualizar a alteração, e ainda existe o risco de apertar em excesso ocasionando esmagamento excessivo da guarnição piorando ainda mais o vazamento, já tornear o parafuso alêm de permanecer o aspecto original, o parafuso continua atuando como limitador de torque impedindo o aperto excessivo e pressionando a guarnição somento o necessário para aumentar a capacidade de vedação, é válido dizer, que no corpo do parafuso extremidade inferior (arruela fixa/limitador) deve ser removido apenas 0,5mm (cinco décimos) para que o efeito esperado seja alcançado.


Saldações a todos e boa sorte.


Belo depoimento e bela solução encontrada.Certamente resolve o problema,não necessitando de cola na junta.
Abraço.

CB 300 C-ABS 10/10

Motul 300V Factory Line 5W/40

NGK iridium/Pódium

Rio Grande do Sul

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2011 05:52 #10 por Mapelu12
Respondido por Mapelu12 no tópico CB3 - Problemas

Bonzinho escreveu: E depois a Honda apresenta seus lançamentos dizendo que testou a moto por milhares de quilômetros...Será que esses engenheiros são tão burros a ponto de não saber calcular nem o comprimento de um parafuso tendo, nós consumidores, que dar um jeito adicionando arruelas??(eu tive que fazer isso tb) Deve ser tudo estagiários descompromissados e mau pagos pra fazer um serviço porco desses dentro da suposta "melhor marca de moto" a tal Onda...

Nunca tive problema algum na minha Yamaha. Oh saudade...


Se o amigo parasse para pensar um pouco,deixando de lado a crítica sistemática a honda,concluiria que erros da engenharia acontecem,e muitos só são descobertos com o tempo e as motos nas mãos dos usuários.
A sua amada NF já está no segundo recall da suspenção traseira,por exemplo.Fora que algumas estão apresentando vazamento de óleo pela mangueira do radiador......
Então,vamos com calma.....Mapelu1240613.4596990741

CB 300 C-ABS 10/10

Motul 300V Factory Line 5W/40

NGK iridium/Pódium

Rio Grande do Sul

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2011 06:15 #11 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico CB3 - Problemas
Vazamento ? Indiscutivélmente, dos males possíveis, este é
o menor
Também, facilmente corrigido.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Mar 2011 18:30 #12 por vini1000
Respondido por vini1000 no tópico CB3 - Problemas
Puxa vida! Acabei de comprar uma, e com ABS/CBS. Será que vem micada?

Bike VICINI, Honda Biz, Yamaha RX180, CB400, CB500 Four, XT600 TÉNÉRÉ, CB450 Custon, CBX450, NX350 Sahara, XLX 250, NX 150 Bross, CG 150 Sport, CB 600 F Hornet, CB300R ABS e outras mais

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Abr 2011 09:46 #13 por Tidé
Respondido por Tidé no tópico CB3 - Problemas
bom amigos comprei a minha 10/10... (sem querer desanimar)

DEPOIS DOS 4000KM RODADOS HJ ELA TEM 15000 JA VASOU OLEO NA
TAMPA DO CABOÇOTE
TAMPA DO FILTRO DE OLEO
E TB NO BLOCO

eu ja fui na honda por causa de problemas de fabricacao umas 4 vezes ...

quando comprei a moto fiquei mt satisfeito fiz uma viagem de 3000km com garupa e tb outras viagens, nao tenho nada a reclamar ...

mas esses "probleminhas" me deixou mt desanimado. esses problemas vai de sorte ou azar...

obs: todas manutencoes sempre na honda.

atual:cb 300r(DAMA DE VERMELHO)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Abr 2011 16:01 #14 por Claudio Fabiano
Respondido por Claudio Fabiano no tópico CB3 - Problemas
Olá amigos.


Tenho acompanhado este site já a algum tempo e observado com atenção os relatos dos proprietários de CB3, tenho interesse no assunto, pois, assim como muitos aqui tenho dúvidas em relação aos problemas que este motor tem apresentado, é sabido que qdo se lança um produto o risco de que ele apresente falhas, de certa forma é comum, mas acontece que já estamos em meados de 2011 e a nossa "menina dos olhos" continua com os mesmos defeito de quando foi lançada, como por exemplo o "raio" do vazamento na guarnição da tampa de valvulas entre outros..., digo o seguinte duvido que haja uma ação de troca (ricol)no sentido de corrigir esta e outras falhas apresentadas, falo por mim não alimento esperanças, qdo a minha apresentou o famigerado vazamento tratei de buscar uma solução por conta, (conforme relatado neste tópico), que a verdade seja dita sem querer generalizar, todas as marcas apresentam problemas e entre estes muitos se transformam em crônicos e a dor de cabeça acaba ficando conosco, a diferença entre estas cituações é a atenção dada pelo "pós venda", algumas marcas simplesmente abandona os clientes, outras atendem de forma palhativa como tem sido com a CB3 no caso do vazamento, quando comprei a minha CB3 2010/11 em 16/12/2010 garantiram que o problema estava resolvido com a troca do tal coxim alegando que era deficiencia de material etc... MENTIRA!!! com 2.200 km vazou do mesmo jeito que as anteriores, mas como já relatei em outra oportunidade resolvi o problema por conta e estou certo de que deste "mal" estou livre, mas emfim, no geral minha CB3 agora com 3.300km tem se comportado bem, confesso que por conta das reclamações que tenho visto sobre outros defeitos como sede de valvulas, bomba de combustível, marcha lenta instável, fico de certa forma preocupado, falo porque daqui a dois mêses vou fazer uma viagem de aproximadamente 3.000km entre ida e volta, e como tenho outra moto uma Falcon 2007 devo ir com ela e confesso, por pura falta de confiança na CB3, vou aguardar um tempo maior e observar seu comportamento e se a dúvida persistir vou tratar de vende-la, pois, ficar com uma moto sempre com dúvida sem saber se posso ou não coloca-la na estrada não tem jeito, lamentável... assim como eu existem muitos proprietários vivendo este dilema... á idéia á princípio quando comprei a CB era de vender a Falcon, mas... por conta dos defeitos que tenho acompanhado relatado pelos colegas e outros que presenciei, estou reavaliando esta decisão e talvez acabe me desfazendo da CB3, confesso que meio a contra gosto, mas não posso ficar com duas motos meu orçamento não comporta, estou pensando com cuidado, afinal, não posso errar nesta decisão.


O intuíto deste comentário não é depreciar a moto ou a marca, a própra "Honda" já se encarregou disso ao faltar com a devida atenção e respeito á que merecemos, mas como já estou bastante crescido para acreditar em Papai noel, não alimento expectativas em torno destas dúvidas ou sja, da solução destes problemas nas motos que já estão no mercado, realmente penso que alguns destes problemas devem ser resolvidos ao decorrer dos anos, mas e nós ! e quando a garantia acabar! querem saber, vamos ficar sem "Pai e sem Mãe", ou seja, mais uma vez o abacaxi é nosso.


Abraço á todos.

CLAUDIO R. FABIANO

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2011 19:20 #15 por wilson forps
Respondido por wilson forps no tópico CB3 - Problemas
Amigos é serio

a má qualidade das peças honda ta cruel

comprei uma junta da tampa de valvulas pra minha

twister e mesmo sendo colada delatou e bingo

vazo kkkkkkkkk

tirando peças com filtros de ar

velas pastilhas que são fornecidas por terceiros

muita coisa ta dexando a desejar

isto tudo pra baratear custo de produção

ai pergunto a todos do forum

porque a yamaha vende motos com freio a disco traseiro

fazer lander com acabamento melhor duração de peças

e resistencia de conjunto por preços mais atrativos

é serio brasileiro gosta di cg e fusca

por isto honda e volkswagem vendem mais

ou melhor enganam melhor o povo

abraço a todos !!!!!!!wilson forps40645.9321990741

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.262 segundos