Como fazer uma média de consumo correto.

12 Set 2007 08:03 - 19 Set 2013 15:18 #1 por Alex
Galera em vista de diversas contradições sobre consumo da tutu eu pergunto pra vocês quando fazem à média do consumo vocês sempre enchem o tanque ate o inicio do gargalo ou vcs completam ate em cima, e mais vocês abastecem no mesmo posto com o mesmo tipo de gasolina? E na hora de reabastecer a gasolina se esgotou por completo restando somente à reserva?Fica ai minhas dúvidas e acredito que seja de varias pessoas também.


.

*Twister 2006/06 Prata

*T.Otoni-MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2007 09:22 #2 por _AL_
Alex, vai uma dica.

Você quer fazer uma média exata ? Mede pela reserva.

Põe a torneira no "on". Roda até dar reserva. Quando der reserva, muda para "res" (claro ) e já zera o odômetro parcial nesta hora, quando deu reserva.

Vá até o posto e coloque quanto você quizer de combustível. Não precisa nem encher se não quizer. Apenas anote o quanto foi em litros.

Quando der reserva de novo. Pare e divida o número de Km no odômetro parcial pelo número de litros anotado.

Dá um pouco de trabalho, mas é o método mais preciso, pois você sabe o quanto pôs de combustível e sabe os dois momentos em que a moto "passou" pela reserva, obtendo a quilometragem nestes dois momentos, final menos inicial.

Ok ?






AL

Suzuki Boulevard M800 Jolie

Uberlândia - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2007 20:05 #3 por Alex

*Twister 2006/06 Prata

*T.Otoni-MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Set 2007 07:23 #4 por _AL_
Quando você mede pela reserva, nem precisa encher tudo. Quando dá reserva, se você já zerar o odômetro, o que percorreu até o posto já está descontado.

Vamos supor que você gastou 50ml de combustível até o posto e coloque 5 litros (apenas para média). Então vai ficar 5 litros - 50 ml do nível da reserva, ou seja, 4.95 litros. Mas não tem importância, pois como você zerou quando deu reserva, os quilômetros percorridos desses 50 ml já estão marcados.

Não tem erro, pode colocar menos gasolina. Não precisa encher o tanque.

Deu reserva, zerou, foi no posto, coloca tipo 5 litros (para facilitar a conta), deu reserva de novo, divide os km pelos 5 litros.

Vai por mim, funciona.





AL

Suzuki Boulevard M800 Jolie

Uberlândia - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Set 2007 08:57 #5 por AlvaroME
Alex:


Encha o tanque. Zere o hodômetro parcial. Ande quanto quiser. Quando for encher o tanque, faça-o exatamente até o mesmo ponto do enchimento anterior. Divida os km do hodômetro parcial por estes litros e aí estará sua média. Zere novamente o hodômetro parcial e recomece o processo.


Observações:


- O método do _AL não é preciso, pois a gasolina está "chacoalhando" dentro do tanque...;


- Encha sempre até o limite do bocal conforme o manual da moto. Mais que isto, poderá vazar.


Abraço.

125ML 81 * DT180 84 * XLX250R 86 * XLX350R 88 * SXT 27.5 89 * Elefantre 30.0 91 * XT 600E 97 * DT180 82 * Tornado 05 * Lander 07 * Falcon 06 * XT 660R 06 * Falcon 08 * BMW G 650GS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Set 2007 10:14 #6 por VinnyRun
Discordo, Alvaro.

Acho que o método dele é o mais preciso pois elimina qualquer pequena variação que possa haver no quanto o tanque foi enchido.

Mas é muito trampo por pouca coisa a mais de precisão.

Prefiro fazer do mesmo jeito que você disse, mas por comodidade, não por precisão.

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Set 2007 16:42 #7 por Alex
Alvaro eu concordo com o Al e Vinnyrun pois as devidas chagualhadas que vc diz acredito que seja insignificantes, se formos basear com a difernça de um tanque cheio que é mais dificil de controlar mas valeu a dica pois aqui nós todos ajudamos uns com as dúvidas dos outro,Obrigado.

*Twister 2006/06 Prata

*T.Otoni-MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Set 2007 19:03 #8 por spiritt
Isso ae !

o/spiritt39350,919224537

-=|§Þ¡®¡tt xÐ --->>|=-



CBX Twister 250cc 2007 Prata



Chapecó - SC



CAMPANHA: Tio Tite faça o teste da TWISTER e da FAZER!!!

Participe vc também!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Set 2007 12:24 #9 por mobosta
Encha o tanque e grave até aonde encheu, marque a kilometragem da moto, rode tipo uns 100 a 200km, e vá no mesmo posto, mesma bomba e abasteça ate a marca da ultima enchida! anote a kilometragem novamente, subtraia a mesma pela km anotada na primeira enchida, e divida pela quantidade de litros de gas que entrou na segunda enchida, pronto, ta com a média!

flwwwwwwww

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Set 2007 17:28 #10 por _AL_

VinnyRun escreveu: Mas é muito trampo por pouca coisa a mais de precisão.


É isso mesmo Vinny. É o mais preciso mas é uma trabalheira louca por pouca precisão à mais.

Ultimamente também estava utilizando o método de encher o tanque. Depois de ler o livro do Tite, marquei que minha moto dá reserva com 180 Km rodados andando a 150 Km/h e 210 Km rodados andando a 120 Km/h e de agora em diante, com o perdão da palavra, f*d*m-se as médias !!!





AL

Suzuki Boulevard M800 Jolie

Uberlândia - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Set 2007 16:37 #11 por oceansoul
aew eu ando q nem um tiozão hehee acho q jah falei isso aqui, fazendo aew facil 29 de media hehe





faço o metodo de encher dai ando normal, qndo encho novamente, vejo qnto q deu rodado edivido pelo q enchi!! uso sempre msma gasolina do msmo posto e encho sempre igual!! n tem erro





qndo ando mais forte faço uns 25 ou 26.. mas jah fiz 19 um dia de furia (na serra uhsuhsa)

*09/05 - *09/06==> CG 150 ESD Prata 05/06

*09/06 - *01/08==> Cbx 250 Twister 03/04 RED - ROUBADA :-(!!

*02/08 - *04/09==> YBR 125K Prata 04/05

Agora Fezoooooca minha nega :-)

Ctba PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Out 2007 06:21 #12 por Alex
Pessoal ando meio indignado, pois a motoca quando encho o tanque faz 25, 25.75 por litro, mas quando fiz o que o que foi proposto por vocês que era deixar entrar na reserva ate a moto morrer e depois zerar o marcador e virar a chave para a reserva e ao posto colocar 1 litro, voltar a chave de combustivel a posição normal ate morrer novamente a média subiu para 30 e 31 com gasolina Max só que no dia a dia vejo que não dar isto pois quando ligo a moto sempre ligo o afogador aqueço a moto e depois saio e tb tem o liga e desliga da moto os sinais etc. alguém pode opinar.

*Twister 2006/06 Prata

*T.Otoni-MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Out 2007 07:12 #13 por VinnyRun
Só sei que estou abismado com a Lander.

Abasteci hoje e, pasmem, 39,85Km/l!!!!

Depois que ela voltou da revisão dos 10k está batendo recorde atrás de recorde de consumo!!!!

Mas quase 40Km/l é uma coisa de louco!

É como diz aquele forrozinho:

"Há! Há! Há! Há! Mas eu tô rindo à toa...."


Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2009 20:55 #14 por gabriel_ana07
quanto que faz media das twister de voces?? meu amigo faz 320 km com um tanque.... e eu com minha yes fasso por ai..um pouco mais...hehe
gabriel_ana0739859,9977314815

CB300
azul petroleo
2012/2012
:D

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Fev 2009 07:40 #15 por Sevla
A média sempre varia de um tanque para outro, o correto é sempre encher o tanque e fazer a média, e anotar depois de umas cinco ou seis abastecida dá pra ter uma idéia boa do consumo.

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.192 segundos