TEST DRIVE CB300R

19 Jul 2009 23:02 #16 por Emerson Merighi
Respondido por Emerson Merighi no tópico TEST DRIVE CB300R

gargamel escreveu: outra coisa a fazer é 2008, nao atende ao promot3, quando vir a 2010, ai neguim vai ficar com a cara no chao, ao nao ser que os engenheiros da yamaha tirem um coelho da cartola para fazer a fazer andar mais com o mesmo motor ,mais amarrado pelo promot3.



Nisso voce tem razao Gargamel...estamos comparando a cb300(que atende ao promot3) com a Fazer250(que nao atende ao promot3)...


eu acho que a yamaha vai tirar... (nao um coelho)...mas um Hipopótamo da cartola e alterar a Fazer 250 do mesmo jeito que ela fez na Lander 250(que ja esta de acordo com o promot3)..e que até melhorou de desempenho com a nova sonda Lambda...


e a Yamaha vai continuar sentando o pau na cb300...


mas original do jeito que a cb300 vem, ta mais pra alguma coisa tipo "o poder das 240cc empurrando a moto mais 60cc empurrando os gases no catalizador" ...que no final somam 300cc!


RESUMO: o grande erro da honda foi tentar se adequar ao promot3 usando esse catalizador tipo colmeia que filtra a poluicao(mas perde desempenho)... ao invés de tentar melhorar a eficiência da combustao (que diminui a poluicao e ganha desempenho) e que foi a opcao correta que a Yamaha fez)...


agora ,tem como consertar; e é facil!


agora como eu expliquei noutros tópicos...se tirar o cano da cb300(que tem o catalizador bisonho) e dane-se a poluicao... e remapear a injecao(que esta programada pro maldito catalizador)... nao vai ter boquinha pras 250cc yamaha nao...pois isso ralmente ia liberar "o poder das 300cc" igual a honda diz...aí vai dar os 160km/h...

Emerson Merighi

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Atual:Suzuki GS500,Monark50(1982)

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21 Jul 2009 13:43 #17 por rborges8
Respondido por rborges8 no tópico TEST DRIVE CB300R

KG_POA escreveu: Logo (pra quem entende um pouquinho de lógica e

matemática)==> No meu mundo 26 é maior que 21, estou

certo???






Na verdade a matemática tá certa...mas a lógica não visto que o motor da CB só foi passado para 300, devido a ela perder potência com o esquema do promot 3, na real, real ela anda a mesma coisa que a tw, um pouquinho mais nervosa na arrancada.

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Cachoeirinha-RS

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22 Jul 2009 06:08 #18 por Emerson Merighi
Respondido por Emerson Merighi no tópico TEST DRIVE CB300R
hum...


matemática pode ser assim tb..


cb300 ....26cv = 21cv (empurrando a moto ) + 5cv (empurrando gases no cano com catalizador)


fazer250...21 cv empurrando a moto que é mais leve...


vantagem pra Fazer!

Emerson Merighi

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22 Jul 2009 06:40 #19 por rborges8
Respondido por rborges8 no tópico TEST DRIVE CB300R
A Fazer já atende ao promot 3 né?

Titan 150K preta(Emanuelle)

Cachoeirinha-RS

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22 Jul 2009 06:45 #20 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico TEST DRIVE CB300R

rborges8 escreveu: A Fazer já atende ao promot 3 né?



Até o modelo 2008, não. O modelo 2009.... ninguém viu ainda !!!

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22 Jul 2009 06:47 #21 por rborges8
Respondido por rborges8 no tópico TEST DRIVE CB300R
Hummm pensei que o 2008 já atendia.....entaum corre o risco de acontecer as modificações na Fazer e ela ficar manca tb!

Titan 150K preta(Emanuelle)

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22 Jul 2009 07:01 #22 por Savério
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Pois é... acho q é questão de acerto do conjunto mesmo... ou será q só moto grande não c sente a diferença de velocidade quanto ao promot3 ... espero q não ocorra a mesma coisa com a Fazer.

Cascavel Pr.

Ténéré 250



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22 Jul 2009 07:50 #23 por Emerson Merighi
Respondido por Emerson Merighi no tópico TEST DRIVE CB300R
nao vai acontecer a mesma coisa nao...


a lander nova 2009 (recebeu sonda labda e outros dispositivos no chip eletronico) e ja atente ao promot3 ....e nao perdeu desempenho nao...provavelmente a Fazer sofrerá as mesmas alteracoes ja que os motores sao iguais...


a Yamaha preocupou-se em melhorar a combustao (e como o mtor só tem duas valvulas ela conseguiu)..e aí nao foi preciso um catalizador muito rigoroso...


ja a nossa Honda"queridinha" nao conseguiu melhorar muito a combustao no motor de quatro valvulas e optou por aumentar a cilindrada e colocar um catalizador muito mais restritivo...deu no que deu!

Emerson Merighi

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22 Jul 2009 07:57 #24 por Savério
Respondido por Savério no tópico TEST DRIVE CB300R
Então eles fizeram de tudo pra atender ao promot3 o mais rápido possível pra não ficar fora do mercado e não conseguirão c preocupar com maiores detalhes... ai encaparam a bicha ou deram um banho de loja como preferir, e ficou por isso mesmo. Pois atender ao promot3 não significa perda de desempenho c a maquina estiver bem acertada... é isso?Savério40016,4581828704

Cascavel Pr.

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22 Jul 2009 13:36 #25 por Emerson Merighi
Respondido por Emerson Merighi no tópico TEST DRIVE CB300R
mais ou menos...


um motor 250 de duas valvulas tem um movimento de gases bem menor que o de 4 valvulas...


nesses motores de duas valvulas (yamaha Fazer)o desempenho em alta já é menor por natureza(menos fluxo de ar e combustivel e tb menos poluicao)... a queima ocorre melhor e tem menos coisa pra se filtrar ...


enfim..na yamaha a equacao ficou equilibrada poupando energia...o motor nao dá muito desempenho em alta mas tb precisou de pouca restricao no catalizador...


a honda quer sempre estar na frente em desempenho...mas controlar a poluicao num quatro valvulas nos giros altos é muito mais dificil (tanto que na twister o motor podia girar mais)...o forte do desempenho dos 4 valvulas é justamente nos giros altos...mas aí veio o promot e ela teve que colocar um catalizador mais rigoroso, senao nao passava...


na honda , o motor teria muito mais desempenho em alta do que o yamaha..mas tudo que ela fez pro motor andar muito, acabou desfazendo com o catalizador rigoroso...(o motor perde forca lutando pra empurrar os gases no catalizador no alto giro)...a perda de energia foi tao severa que o resultado de desempenho foi inferior ao da yamaha!


se nao fosse o promot3, a yamaha perderia feio pra honda!

Emerson Merighi

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23 Jul 2009 05:26 #26 por Savério
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Are baba... excelente explicativo... mas isso não significa q com o promot as motos de media cc da honda agora vão andar menos q as yamahas, acredito q logo eles dão um jeito nisso embora como disse o acerto é mais complicado por ser 4 valvulas.

Cascavel Pr.

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23 Jul 2009 07:58 #27 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico TEST DRIVE CB300R
Com essa tal dessa gripe suína, tem muita gente usando aquelas máscaras. Pois é, você pode respirar tranquilamente com ela enquanto caminha. Mas tenta correr com aquele troço te asfixiando o nariz e a boca !! O mesmo efeito ocorre com o catalisador mais restritivo da CB300. Simples assim !!


O nosso colega Emerson já deu a receita: tira a máscara !!


Por falar nisso, Emerson, quando sai o "pega" com o cara da 300 ?
Jota Nunes40017,4579861111

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23 Jul 2009 10:29 #28 por Emerson Merighi
Respondido por Emerson Merighi no tópico TEST DRIVE CB300R
ai galera....


andei com o cara da cb300....


na arrancada ela ficou mais xoxa...mas depois de 8000 rpm a moto respirou e ficou outra...


a moto na reta,(uma longa reta por sinal) deu quase 150km/h (no velocimetro da minha GS500)mas nao chegou em cima do 150km/h nao...quase quase...ele disse que dava 155km/h...viu que ele aumentou um pouquinho...hehe!


achei que o barulho dela ficou parecido com moto monocilindrica grande uma xt600 com cano esportivo..(pessoalmente eu nao gosto do som de monocilindricas...) e ficou muito alto!


ele confeccionou o cano em aco inox oval e totalmente oco...ele nao retirou os equipamentos eletronicos(sonda lambda) do cano...


ele remapeou a injecao da moto num comp**ador... (nao sei o que foi feito especificamente) pois nao entendo do assunto...ele tb nao entrou em detalhes...


na minha opiniao, acho que o ganho de velocidade foi uns 13km/h....


tambem acho que o ideal é ter um dinamometro também na hora de remapear, pois assim é possivel testar cada modificacao em todas as faixas de giro e fazer a melhor opcao!tb acho que para mexer nessa injecao...precisa ser profissional competente e numa boa oficina...

Emerson Merighi

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24 Jul 2009 05:28 #29 por FastBIKE
Respondido por FastBIKE no tópico TEST DRIVE CB300R
Mas aí a garantia já era...

CB300 Esparta

Sorocaba-SP

"Contra a ignorância não há argumentos"

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