gargamel escreveu: outra coisa a fazer é 2008, nao atende ao promot3, quando vir a 2010, ai neguim vai ficar com a cara no chao, ao nao ser que os engenheiros da yamaha tirem um coelho da cartola para fazer a fazer andar mais com o mesmo motor ,mais amarrado pelo promot3.
Nisso voce tem razao Gargamel...estamos comparando a cb300(que atende ao promot3) com a Fazer250(que nao atende ao promot3)...
eu acho que a yamaha vai tirar... (nao um coelho)...mas um Hipopótamo da cartola e alterar a Fazer 250 do mesmo jeito que ela fez na Lander 250(que ja esta de acordo com o promot3)..e que até melhorou de desempenho com a nova sonda Lambda...
e a Yamaha vai continuar sentando o pau na cb300...
mas original do jeito que a cb300 vem, ta mais pra alguma coisa tipo "o poder das 240cc empurrando a moto mais 60cc empurrando os gases no catalizador" ...que no final somam 300cc!
RESUMO: o grande erro da honda foi tentar se adequar ao promot3 usando esse catalizador tipo colmeia que filtra a poluicao(mas perde desempenho)... ao invés de tentar melhorar a eficiência da combustao (que diminui a poluicao e ganha desempenho) e que foi a opcao correta que a Yamaha fez)...
agora ,tem como consertar; e é facil!
agora como eu expliquei noutros tópicos...se tirar o cano da cb300(que tem o catalizador bisonho) e dane-se a poluicao... e remapear a injecao(que esta programada pro maldito catalizador)... nao vai ter boquinha pras 250cc yamaha nao...pois isso ralmente ia liberar "o poder das 300cc" igual a honda diz...aí vai dar os 160km/h...
Emerson Merighi
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KG_POA escreveu: Logo (pra quem entende um pouquinho de lógica e
matemática)==> No meu mundo 26 é maior que 21, estou
certo???
Na verdade a matemática tá certa...mas a lógica não visto que o motor da CB só foi passado para 300, devido a ela perder potência com o esquema do promot 3, na real, real ela anda a mesma coisa que a tw, um pouquinho mais nervosa na arrancada.
Pois é... acho q é questão de acerto do conjunto mesmo... ou será q só moto grande não c sente a diferença de velocidade quanto ao promot3 ... espero q não ocorra a mesma coisa com a Fazer.
a lander nova 2009 (recebeu sonda labda e outros dispositivos no chip eletronico) e ja atente ao promot3 ....e nao perdeu desempenho nao...provavelmente a Fazer sofrerá as mesmas alteracoes ja que os motores sao iguais...
a Yamaha preocupou-se em melhorar a combustao (e como o mtor só tem duas valvulas ela conseguiu)..e aí nao foi preciso um catalizador muito rigoroso...
ja a nossa Honda"queridinha" nao conseguiu melhorar muito a combustao no motor de quatro valvulas e optou por aumentar a cilindrada e colocar um catalizador muito mais restritivo...deu no que deu!
Emerson Merighi
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Então eles fizeram de tudo pra atender ao promot3 o mais rápido possível pra não ficar fora do mercado e não conseguirão c preocupar com maiores detalhes... ai encaparam a bicha ou deram um banho de loja como preferir, e ficou por isso mesmo. Pois atender ao promot3 não significa perda de desempenho c a maquina estiver bem acertada... é isso?Savério40016,4581828704
um motor 250 de duas valvulas tem um movimento de gases bem menor que o de 4 valvulas...
nesses motores de duas valvulas (yamaha Fazer)o desempenho em alta já é menor por natureza(menos fluxo de ar e combustivel e tb menos poluicao)... a queima ocorre melhor e tem menos coisa pra se filtrar ...
enfim..na yamaha a equacao ficou equilibrada poupando energia...o motor nao dá muito desempenho em alta mas tb precisou de pouca restricao no catalizador...
a honda quer sempre estar na frente em desempenho...mas controlar a poluicao num quatro valvulas nos giros altos é muito mais dificil (tanto que na twister o motor podia girar mais)...o forte do desempenho dos 4 valvulas é justamente nos giros altos...mas aí veio o promot e ela teve que colocar um catalizador mais rigoroso, senao nao passava...
na honda , o motor teria muito mais desempenho em alta do que o yamaha..mas tudo que ela fez pro motor andar muito, acabou desfazendo com o catalizador rigoroso...(o motor perde forca lutando pra empurrar os gases no catalizador no alto giro)...a perda de energia foi tao severa que o resultado de desempenho foi inferior ao da yamaha!
se nao fosse o promot3, a yamaha perderia feio pra honda!
Emerson Merighi
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Are baba... excelente explicativo... mas isso não significa q com o promot as motos de media cc da honda agora vão andar menos q as yamahas, acredito q logo eles dão um jeito nisso embora como disse o acerto é mais complicado por ser 4 valvulas.
Com essa tal dessa gripe suína, tem muita gente usando aquelas máscaras. Pois é, você pode respirar tranquilamente com ela enquanto caminha. Mas tenta correr com aquele troço te asfixiando o nariz e a boca !!
O mesmo efeito ocorre com o catalisador mais restritivo da CB300. Simples assim !!
O nosso colega Emerson já deu a receita: tira a máscara !!
Por falar nisso, Emerson, quando sai o "pega" com o cara da 300 ?
Jota Nunes40017,4579861111
na arrancada ela ficou mais xoxa...mas depois de 8000 rpm a moto respirou e ficou outra...
a moto na reta,(uma longa reta por sinal) deu quase 150km/h (no velocimetro da minha GS500)mas nao chegou em cima do 150km/h nao...quase quase...ele disse que dava 155km/h...viu que ele aumentou um pouquinho...hehe!
achei que o barulho dela ficou parecido com moto monocilindrica grande uma xt600 com cano esportivo..(pessoalmente eu nao gosto do som de monocilindricas...) e ficou muito alto!
ele confeccionou o cano em aco inox oval e totalmente oco...ele nao retirou os equipamentos eletronicos(sonda lambda) do cano...
ele remapeou a injecao da moto num comp**ador... (nao sei o que foi feito especificamente) pois nao entendo do assunto...ele tb nao entrou em detalhes...
na minha opiniao, acho que o ganho de velocidade foi uns 13km/h....
tambem acho que o ideal é ter um dinamometro também na hora de remapear, pois assim é possivel testar cada modificacao em todas as faixas de giro e fazer a melhor opcao!tb acho que para mexer nessa injecao...precisa ser profissional competente e numa boa oficina...
Emerson Merighi
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