Quanto custa manter uma moto ...

26 Maio 2007 19:18 #46 por Fuel
Respondido por Fuel no tópico Quanto custa manter uma moto ...

Paulo Couto escreveu: sim, há variações porque a amostragem é baixa.
voce falou sobre custo de oportunidade. eu pensei em falar sobre isso na coluna, mas é uma ducha muito fria na cabeça de quem está pensando em gastar.
imagine acrescentar ao valor da perda, o teórico ganho de capital médio obtido no mesmo periodo se o cidadão optasse por não comprar a moto. ninguem sai mais de casa....



Hahahahhahahah É verdade!!!!


Eu mesmo, estou arrependido até o último fio de cabelo por ter ficado enrolando na compra da minha moto pensando em tudo e talz e.......... acabei perdendo o negócio.

Paulo Couto escreveu: matheus, mercado de usados depende de liquidez. se voce tiver uma 125 ou 250 popular seminova, certamente o preço "justo" pra ela já está estabelecido e dificilmente haverá grandes variações.
mas entre as motos grandes a liquidez não é grande. voce realmente vê nos classificados coisas meio estranhas, mas verifique se EFETIVAMENTE esses negocios estão sendo realizados nesses preços. as vezes não estão...
a pouco tempo, por causa da greve da receita, motos importadas seminovas estavam até mais caras do que as 0KM porque estas não chegavam nas lojas. depois que a receita voltou a operar, as motos chegaram e as seminovas se desvalorizaram um pouco. isso é natural e depende de vários cenários.
voce falou da Suzuki LC 1500. a pouco tempo ela valia uns 54 paus zero. eu mesmo vi uma "seminova quase zero" que o cara (dono da revenda) queria apenas 49 mil numa "oportunidade". hoje voce compra ela zero por 45 mil.
parte por causa do dolar que caiu, parte por causa das concorrentes que entraram em oferta (harley, por exemplo) parte pelo desinteresse pelo modelo (uma vendedora me disse que é dificil de vender, para cada 10 v-strom ela vende uma lc-1500).
mas outras coisa que eu não coloquei no preço mas que ajuda a definir o "risco comercial" de um modelo ou outro é a relação de preços entre dois modelos no mercado internacional. quer um exemplo?
a V-Strom vale nos EUA 9 mil dolares aproximadamente, e uma Harley Electra Glide cerca de 18 mil, portanto uma o dobro da outra.
aqui no brasil voce paga pela V-Strom de 47 a 50 paus a vista, e uma Electra por 59 mil (até mes passado...) uma diferença de 20% no maximo.
então há uma distorção: ou a Electra deveria custar uns 90 mil, ou a V-Strom deveria ficar perto de uns 36-37 mil aproximadamente.
Alias, a Bandit 1200 e a V-Strom tem preços similares lá fora, mas aqui a big trail é muito mais cara.
pergunto: o que voce acharia se alguns meses depois de comprar uma V-Strom nosso amigo J.Toledo resolvesse tirar uns 10 mil de margem no preço dela? seu "patrimonio" seria reduzido significativamente por uma "canetada".
é muito mais facil acreditar que a Bandit 1200 ou a Electra estão com preços "mais justos" e a V-Strom mais "super-valorizada". portanto as chances de um mal negocio com a V-Strom são maiores, pelo menos no preço atual.
e assim foi com a LC 1500 do seu amigo... um problema de "canetada"...



Então.... fico pensando.... será que as Harley não são mais "procuradas" pelos americanos do que pelos brasileiros também???


Talvez o preço lá seja o dobro das japonesas porque o americano goste muuito de Harley e não ligue tanto para as japonesas. Até porque americanos não encaram carros e motos japonesas como produtos de alta qualidade.


É claro que eu concordo que algumas motos como a V-Strom estão supervalorizadas mas, apenas pensei que a diferença não seja tão assustadora assim.
João Tadeu39228,9952083333

São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jun 2007 20:40 #47 por Tartaruga
Respondido por Tartaruga no tópico Quanto custa manter uma moto ...

Paulo Couto escreveu: e assim foi com a LC 1500 do seu amigo...
um problema de "canetada"...






Hoje vc compra Boulevart 1500 zero km por R$ 38 mil, sem o choro. Se for a vista e vc chorar muito, o preço sai por uns R$ 35 mil.



Tartaruga

Santo Anastácio - SP/Brasil.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jun 2007 22:27 #48 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Quanto custa manter uma moto ...
e vai cair mais um pouco. a diferença de preços para as Harley não está muito grande, fora o apelo da marca. por mais que a LC1500 seja uma boa moto, a Harley tem mais apelo comercial.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jun 2007 05:51 #49 por Tartaruga
Respondido por Tartaruga no tópico Quanto custa manter uma moto ...
Paulo Couto ... Tmb acho, fora outros preços:

XT 660 - R$ 23 mil
CBR 600 RR - R$ 48 mil
Bandit 650 N - R$ 25 mil
Bandit 650 S - R$ 27 mil
Boulevart M 800 - R$ 29 mil
Bandit 1200 N - R$ 30 mil
Bandit 1200 S - R$ 32 mil
Srad 750 - R$ 50 mil
Srad 1000 - R$ 52 mil
CBR 1000 RR - R$ 58 mil
Hayabusa - R$ 48 mil

Isso as japonesas, preciso levantar os preços das motos do Grupo Izzo para comparar.

Nessas motos acima, lembremos que as Bandits, Srad 1000 e a Hayabusa, já são motos fora de linha, é só tempo do Jão Toledo desovar o estoque que tem guardado para vir as novas, que vão chegar no máximo, no mesmo preço dessas, e esse lance de fora de linha deve ser usado na hora de uma possível compra como argumento de preços menores com os vendedores, porque comprar uma moto fora de linha, a preço normal???

Estou sem moto no momento, com a grana na mão para comprar a vista, e estou fuçando muito atrás de preço, quase que diariamente pesquisando e conversando com quem tá comprando em toda parte do país através de fóruns, orkut, msn, fone, e a tendência de preços é de queda livre, a tendência é as motos japonesas chegarem a preços históricos que sempre tiveram aqui no Brasil, que mesmo sendo ainda altos, são melhores que esses de hoje.

Como ex. de preços históricos que tenho, são esses, Bandit 1200 N - $ 14 mil dólares, CBR 600 - $ 14 mil dólares, CBR 1000 - R$ 16 mil dólares ( antes eram as 900/929/954), e a R1 que sempre foi mais cara, R$ 18 mil dólares.

Tenho visto que o preço varia muito, de região a região, e muita gente está se deslocando pra comprar, para defender seu dinheito, o que está corretíssimo, o lance é pesquisar muito, e brigar pelo melhor preço. Não comprar pelo primeiro preço que falam, como vejo muita gente fazer, depois fica na choradeira como estamos vendo agora. João Tadeu39262,4996296296



Tartaruga

Santo Anastácio - SP/Brasil.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Out 2007 09:34 #50 por Verbeno
Respondido por Verbeno no tópico Quanto custa manter uma moto ...
Paulo, acho que se vc fizer outra avaliação dos custos de manutenção, considerando os valores atuais, o resultado será bem diferente do resultado obtido no ano passado. Tanto o valor das motos, quanto o valor do seguro, estão bemmm diferentes hoje! Por exemplo: o seguro de uma moto de 71 mil cotei por um valor na faixa de 5 mil. A GSX-R 1000 zero custa hoje 55 mil, e nao 71, pela tabela fipe! Entre outros...

Srad 1000, e ponto!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Out 2007 16:30 #51 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Quanto custa manter uma moto ...
o importante dessa materia era dar uma ideia de como calcular os custos de uma moto durante o tempo de uso. a maioria das pessoas não considera o custo do seguro, impostos, manutenção basica, depreciação, etc na compra de uma moto.

e acaba com um mico depois...

atualizar essas materias é uma tarefa ingrata, porque os preços variam muito de acordo com o mercado. mas no ano que vem, depois do que eu ver no salão, podemos ter um quadro totalmente diferente, não só em termos de valores mas de opções de motos. e nesse caso voltarei ao assunto mais uma vez.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Dez 2007 11:35 #52 por DueBlues
Respondido por DueBlues no tópico Quanto custa manter uma moto ...
Caro Paulo Couto,


Como não soube postar nesse grupo de discussão, acabei abrindo um tópico novo e gostaria de saber sua opinião sobre uma Vulcan 800 Classic Kawasaki.


O tópico está com esse nome e lá eu explico em pormenores minhas razões e contra-razões (!)


Aguardo resposta e agradeço pela atenção!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Dez 2007 11:39 #53 por DueBlues
Respondido por DueBlues no tópico Quanto custa manter uma moto ...
Melhor, copiei e colei e post aqui:





Caro Paulo,


Estava acompanhando este fórum "Quanto custa manter uma moto de grande porte" e vi que em momento algum comentou-se a respeito da Vulcan 800 Classic da Kawasaki.


Eu sou de Recife, e aqui tem duas pra vender usadas (uma 1999 e uma 2002), pouquíssimo rodadas e em ótimo estado de conservação. Já soube que há poucas concessionárias no Brasil e peças são difíceis de encontrar (mas acredito que internet dá um jeito nisso!), mas que, por sua vez, é uma excelente moto, sendo a melhor dentre as semelhantes segundo os "old bikers" daqui (com décadas de experiências e diversas motos no currículo, inclusive a própria). Não tem shadow, dragstar ou boulevard que "barre" essa moto!


Dá para notar que eu estou em dúvida, daí querer uma opinião abalizada a respeito:


Tendo em vista todas as variantes desse tópico: desvalorização, um eventual seguro, manutenção e demais variantes, vale a pena comprar uma delas?


Aguardo a reposta e agradeço desde já a atenção,


Um abraço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Dez 2007 05:00 #54 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Quanto custa manter uma moto ...
Dueblues, o problema de qualquer moto Kawasaki, especialmente as menos comuns, são as peças. correr atrás delas será sua sina.

desde pequenas peças de reposição, como filtro de ar, oleo, pastilhas de freio, etc, até peças maiores no caso de uma queda.

quanto a moto em si, não a conheço bem e não posso opinar. mas já vi algumas e são realmente muito bonitas.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Ago 2009 13:35 #55 por Metaller
Respondido por Metaller no tópico Quanto custa manter uma moto ...
Falta muita coisa nessa tabela. Manter uma moto (grande ou pequena) vai além da depreciação, seguro e IPVA.

Tem que ser levado em conta itens de manutenção básica como relação, pneus, pastilhas de freio, filtros de óleo e ar, revisões, entre outros...

Eu tenho uma Bandit 650 e gasto muito mais com esses itens do que com IPVA e seguro. Só de Pneus gastei R$ 1.500,00 no mes passado.

Heavy Metal Thunder!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.215 segundos