Quanto custa manter uma moto ...

06 Ago 2006 22:01 #1 por admin123

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2006 07:10 #2 por Fabio_Sorocaba
Paulo,


Parabéns pelo texto, excelente !!!! Só não posso deixar minha mulher ler, senão a coisa fica feia...


Mas me diz uma coisa: 1.000 reais de manutenção em treze anos de uso ???? Como vc. conseguiu isso ?? Ou o moto é tão boa que não nunca quebrou nada ????


Grande abraço

Shadow 600 02

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2006 07:46 #3 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Quanto custa manter uma moto ...
pior que é verdade. eu dei muita sorte com essa Sahara (apesar de ter rodado muito pouco, pelo tempo que tive a moto).

a historia dela é mais ou menos assim: eu disse que comprei zero em 1992 mas não é verdade, eu a comprei zero em 1995 de um amigo que praticamente sequer ligou a moto (tinha exatos 42km rodados depois de 3 anos). ele entrou em um consorcio e quando foi contemplato já estava com filho, etc, e a moto foi deixada de lado.

então em 95 eu fiz a "revisão de entrega" porque nunca tinha sido feita, e não paguei nada por isso. um ano depois fiz a primeira e unica revisão em concessionaria, também gratuita, e entre 96 e 2005 lembro de ter trocado a bateria e ter feito duas "gerais" com um mecanico muito bom que eu conhecia na época. cada uma delas custou cerca de 250 reais, no maximmo.

entre 98 e 2001 eu morei na bahia (itacaré) e levei a moto pra lá, fiz algumas viagens (chequei a ir a salvador uma vez, coisa de 6 horas de estrada) e alguns trechos de praia mas nada muito sério. de volta ao rio eu praticamente não a usava, porque ia a pé para o escritorio.

então foi mais ou menos isso mesmo. se deu mais de mil reais foi muito pouco. eu acho (mas não me lembro com certeza) que cheguei a trocar um dos pneus, mas não foi nada caro.

ela nunca "quebrou" nada. ou melhor, uma vez quebrou um dos espelhos retrovisores e eu comprei um novo. o resto era lubrificar, trocar filtro, velas, a cada dois anos limpar o carburador e de vez em quando ajustar a corrente. nada que qualquer moto não faça.

zero de aporrinhação. e minha mulher vendeu a moto na minha ausencia (estava nos EUA, a trabalho) porque estava "ocupando espaço na garagem" e a gente não usava mais. na hora eu até concordei, mas hoje me arrependo de ter vendido apesar de já ter começado a enferrujar um pouco (talvez por causa da praia na bahia).Paulo Couto38936,4519212963

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2006 11:42 #4 por Matheus Fontana
Paulo,


Parabéns pelo texto, muito bom, mas eu não concordo com algumas coisas.


O mercado de motos de alta cilindrada no lisarB é um tanto estranho, (ora, estamos no lisarB mesmo né!). Veja, você encontra motos esportivas nos classificados com um ou dois anos de uso por quase o mesmo preço de uma nova, já as motos custom apresentam grande desvalorização.


Cito casos: eu tinha uma Bandit N600 2002, vendi 15 meses após por exatamente o mesmo preço! (a nova não subiu nenhum centavo).


Um amigo tinha uma ZX7R e uma LC-1500, ambas compradas novas, após uns 2 anos ele vendeu as duas, sendo que a ZX7R mesmo fora de linha teve "valorização", e a LC foi uma briga para vender, o obrigando a baixar muito o preço. Claro que a valorização da 7 foi "aparente", visto que as supersports novas tiveram uma evolução, tanto em tecnologia quanto em preço. Porém creio que comprar uma moto por 43 mil e vendê-la dois anos após, com 12 mil km por 53 está longe de ser um mau negócio. O único problema é o seguro das esportivas, mas como moro em cidade pequena de interior, por enquanto este custo pode ser dispensado.


Reforço meus parabéns, pois é ótimo ler textos com esta qualidade e ainda poder discutir com o autor. Só no Motonline mesmo!


abração

Não pilote mais rápido do que seu anjo possa voar!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2006 12:06 #5 por Fabio_Sorocaba
Paulo,


Realmente uma pena ter vendido a moto... Talvez nunca mais você ache outra nesse estado.


Agora com relação ao comentário do Matheus não concordo que motos custom depreciam mais, eu acho que é justamente o contrário: vejo amigos meus vendendo motos esportivas bem mais barato que a tabela justamente por esses problemas: alto índice de roubo, impossibilidade total de fazer seguro, falta de conforto para viajens e uso urbano, etc... Acho que o problema da LC do seu amigo é que se trata de uma moto muuuuuito cara (se não me engano essa moto custava uns 56.000 ????) e para as custons existem boas opções nacionais enquanto as esportivas só mesmo as importadas.


A minha Shadow eu paguei 19.500 a um ano e meio atrás e já me ofereceram 19.000 em loja na troca por uma 750 !!!! Se fosse vender prá particular acho que podia pegar o mesmo paguei por ela....

Shadow 600 02

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2006 12:59 #6 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Quanto custa manter uma moto ...
matheus, mercado de usados depende de liquidez. se voce tiver uma 125 ou 250 popular seminova, certamente o preço "justo" pra ela já está estabelecido e dificilmente haverá grandes variações.

mas entre as motos grandes a liquidez não é grande. voce realmente vê nos classificados coisas meio estranhas, mas verifique se EFETIVAMENTE esses negocios estão sendo realizados nesses preços. as vezes não estão...

a pouco tempo, por causa da greve da receita, motos importadas seminovas estavam até mais caras do que as 0KM porque estas não chegavam nas lojas. depois que a receita voltou a operar, as motos chegaram e as seminovas se desvalorizaram um pouco. isso é natural e depende de vários cenários.

voce falou da Suzuki LC 1500. a pouco tempo ela valia uns 54 paus zero. eu mesmo vi uma "seminova quase zero" que o cara (dono da revenda) queria apenas 49 mil numa "oportunidade". hoje voce compra ela zero por 45 mil.

parte por causa do dolar que caiu, parte por causa das concorrentes que entraram em oferta (harley, por exemplo) parte pelo desinteresse pelo modelo (uma vendedora me disse que é dificil de vender, para cada 10 v-strom ela vende uma lc-1500).

mas outras coisa que eu não coloquei no preço mas que ajuda a definir o "risco comercial" de um modelo ou outro é a relação de preços entre dois modelos no mercado internacional. quer um exemplo?

a V-Strom vale nos EUA 9 mil dolares aproximadamente, e uma Harley Electra Glide cerca de 18 mil, portanto uma o dobro da outra.

aqui no brasil voce paga pela V-Strom de 47 a 50 paus a vista, e uma Electra por 59 mil (até mes passado...) uma diferença de 20% no maximo.

então há uma distorção: ou a Electra deveria custar uns 90 mil, ou a V-Strom deveria ficar perto de uns 36-37 mil aproximadamente.

Alias, a Bandit 1200 e a V-Strom tem preços similares lá fora, mas aqui a big trail é muito mais cara.

pergunto: o que voce acharia se alguns meses depois de comprar uma V-Strom nosso amigo J.Toledo resolvesse tirar uns 10 mil de margem no preço dela? seu "patrimonio" seria reduzido significativamente por uma "canetada".

é muito mais facil acreditar que a Bandit 1200 ou a Electra estão com preços "mais justos" e a V-Strom mais "super-valorizada". portanto as chances de um mal negocio com a V-Strom são maiores, pelo menos no preço atual.

e assim foi com a LC 1500 do seu amigo...
um problema de "canetada"...Paulo Couto38936,7908796296

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2006 13:50 #7 por erasmomartins
Paulo,


Muito util sua materia ! Parabens !


Aproveitei os dados da sua planilha de custo e adicionei alguns itens a mais(pneu, gasolina, oleo, manutenção, km/mês) para calcular meu desembolso total com uma moto( mania besta de contador ! rsrs)


Hoje possuo uma stradinha e meu UP seria para uma xt 96, twister zero ou tornado 2002 . A partir disso simulei o desembolso total.


Ps: É apenas uma simulação aproximada, se alguem quizer adicionar algum dado ou dar alguma sugestão ficaria muito grato.



































[face=Arial size=2>
Custo[/face=Arial size=2>
Custo[/face=Arial size=2>
Ipva /ano
Depre/3anos
Perda/ ano

8.500
10%
4760,00
132,22
xt 600 96
2%
20%
736,67

4.800
0%
768,00
21,33
10.500
0%
2730,00
75,83
Tornado 2002
2%
15%
595,00













[/face=Arial size=2>

Pneu/Par*[/face=Arial size=2>Mês->
Gasolina**
Manutencao****
Custo/ ano

26,67
17,50
8590,00
238,61
xt 600 96
144,44
50,00
2863,33

12,67
12,00
5074,67
140,96
23,33
7,50
5927,14
164,64
Tornado 2002
123,81
30,00
2215,71





*Durabilidade de um par de Pneu média de 15.000 km



















Custo/mês
Mês

xt 600 96/seg
132,22
4450,00


238,61
10800,00
300,00

strada 2000
21,33
1947,56

164,64
8657,14
240,48

Tornado 2002
49,58
2810,71

*Volta PR 2008, A revanche!

*Volta PR 2007, O inicio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2006 15:17 #8 por Fabio_Sorocaba
Matou a pau !!!! Excelente explicação.... Então pegando o gancho do texto do Paulo uma maneira de verificarmos se na hora de comprar uma moto importada estamos pagando muito mais do que o justo seria pegar motos de valores equivalentes no país de origem e ver a média de preço das mesmas em reais... Se a moto que interessa estiver muito acima dessa média é mau sinal. É bem mais simples do que tentar pegar o preço em dólares e tentar aplicar as taxas e impostos de importação e converter para reais !!!!

Shadow 600 02

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2006 16:11 #9 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Quanto custa manter uma moto ...
fazer essa conta é bem mais complicado do que parece (calcular os impostos, etc). mas voce pode fazer algo mais simples. pegue alguns modelos populares que são vendidos aqui e também nos eua (dragstar 650, shadow 750, bandit, vstrom, harley, algumas bmw, etc) e divida o preço em dolar pelo preço em reais.

voce vai encontrar um "fator de conversão" que vai variar entre 3.5 até mais de 5.

considere que uma moto com fator de 3.5 está "justa" e uma acima de 4.5 está "cara".

assim voce vai ver porque tanta gente fala da politica agressiva de preços da harley no brasil (taxas abaixo de 4 vezes)

se quiser ser ainda mais preciso nesse calculo, divida o fator de conversão pela taxa dolar medio do periodo. então para um fator de 3.5 com dolar de 2.20 (media atual) temos uma taxa de "overprice" de 60%, que é aproximadamente o custo dos impostos de um modelo montado aqui. um completamente importado é um pouco mais caro, mas não muito, deve ficar na faixa de 80% a 100%.

se passar de 100%, fique esperto e procure outro modelo para comprar.

quer um exemplo?
www.suzuki-bikes.com/2006-Boulevard-M50-Black.php

nossa boulevard 800 custa aqui 34 paus, e lá 6.800 dolares (preço de referencia, geralmente tem desconto mas nem vamos considerar).

então o fator de conversão é de 5.00 (caro...) que dividido pela taxa do cambio atual (2.20) dá 127% de overprice.

uma Electra Glide Classic custa aqui 60 mil (arredondando), contra 18 mil lá, portanto uma taxa de 3.33 (boa), que tirando o cambio dá 51% só de acrescimo. bom negocio!!!

é bom negocio porque o risco de cair de preço por "canetada" é baixo. porque a margem é estreita.

faz as contas com a V-Strom (49 mil aqui, 9 mil lá) e voce chegará a conclusão que está com overprice de 147%, então avalie bem se vale a pena correr esse risco. a moto é otima, mas estaria justa se custasse uns 32 ou 33 mil, no máximo uns 35 paus (overprice de 76% só).

Paulo Couto38936,8030671296

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2006 16:20 #10 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Quanto custa manter uma moto ...
já que entramos nesse assunto, vamos ver o preço de uma moto nacionalizada como a DragStar 650.

http://www.yamaha-motorcycles.org/2006VStarCustom.php


preço aqui em torno de 25 mil, lá 5800 dolares. fator de 4.3 ou 95% de overprice (sem o cambio).

sabemos que é possivel praticar no brasil cerca de 60% de overprice, então fazendo a conta inversa dá 20 mil e quinhentos reais. não é a toa que esse ano teve promoção de dragstar até 22 mil reais. é porque TEM MARGEM!
João Tadeu38944,4974768519

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2006 20:15 #11 por usuario1
Respondido por usuario1 no tópico Quanto custa manter uma moto ...
Bom,


além da desvalorização existe a questão do custo oportunidade.


R$ 66.000,00 que você pagou na sua moto poderiam estar rendendo no banco R$??? ou no mercado financeiro R$???


Mas se fomos pensar assim não fazemos nada!!!!


Achei interessante sua análise correlacionando os mercados nacionais e internacionais. No entanto, os índices que usou para desvalorização, acho que estão um pouco simplificados. Acredito que para o mercado de motos pequenas seja isso mesmo, mas de moto grande há muitas variações.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2006 20:27 #12 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Quanto custa manter uma moto ...
sim, há variações porque a amostragem é baixa.

voce falou sobre custo de oportunidade. eu pensei em falar sobre isso na coluna, mas é uma ducha muito fria na cabeça de quem está pensando em gastar.

imagine acrescentar ao valor da perda, o teórico ganho de capital médio obtido no mesmo periodo se o cidadão optasse por não comprar a moto. ninguem sai mais de casa....

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2006 20:36 #13 por erasmomartins
Considerando as opniões até agora levantadas chega-se facilmente a conclusão de que quando o assunto eh dar um UP nas motos o negócio é fazer apenas um pequeno levantamento de gastos, verificar se cabe no bolso e meter a cara no sonho.
É tanta taxa, margem, imposto, burrice, especulação, aff deixa pra lá que eu acabei de comer e pode fazer mal a disgestão.
Mais eh isso ai galera o assunto eh muito bom e vale muito a pena ser mais desenvolvido para começarmos a entender o que acontece aqui no lisarB...

abs

*Volta PR 2008, A revanche!

*Volta PR 2007, O inicio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2006 06:51 #14 por Matheus Fontana
Paulo,


Muito obrigado pela sua resposta! foi fantástica!


Realmente muito útil na escolha de uma moto nova. Me ajudou a entender mais um pouco deste confuso mercado lisarbiano de motos.


Estou ansioso para ver o agressivo Grupo Izzo trazendo as Ducatti e as Triumph 675!


Abração

Não pilote mais rápido do que seu anjo possa voar!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2006 06:52 #15 por Matheus Fontana
ops, Ducati é com um "t" só...


foi mal!! hehehehe

Não pilote mais rápido do que seu anjo possa voar!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.186 segundos