Amigos,
O Manual do Proprietário das Sportster afirma que "as misturas de gasolina/etanol podem ser usadas na sua motocicleta se o teor de etanol não for superior a 10%". A nossa gasolina apresenta essa mistura num porcentual de 20%. Todavia, não tenho observado problemas no arranque, na condução da moto ou em sua eficiência. Entretanto, nas softails há muitas reclamações quanto à não tropicalização das HDs. Gostaria de ouvir a opinião de vocês.
Sim. Todas as gasolinas vendidas no Brasil tem álcool, o que as diferencia bastante das vendidas nos EU, que são as que a H-D baseia para regular os seus motores,
Além da nossa gasolina ser o que se chama E-25 ainda tem mais um agravante.
Boa parte dela é refinada do petróleo extraído aqui no Brasil, que é do tipo pesado.
Pois bem, segundo li certa feita, esse petróleo tem muito enxofre, o que também é ruim pois pode atacar determinados materiais que fazem o revestimento do cilindro.
Há quase uma década andou fundindo muito motor de BMW ( carro) aqui no Brasil e nos EUA.
Foram ver, o problema estava na inadequação do revestimento do cilindro à gasolina refinada a partir de petróleo pesado.
Acerca da afinação do motor à nossa gasolina, dê uma olhada nas colunas do PAULO COUTO - o nosso PC - que explicam " até os mínimos detalhes" os problemas da mistura que compramos com o nome comercial de gasolina em relação às nossas motos.
O dono da intercept está tentando ativar seu login aqui para poder nos responder. Ele me enviou uma mensagem via email e vou apresentá-la abaixo:
"Depois tb agradecer ao Genaro pelos post`s detalahados de consumo e desempenho.
Para o Genaro vou dar umas dicas e esclarecimentos pra facilitar o uso do
Reprogramador.
As Entradas de remapeamento, REMAP I e II, não são por RPM como ele disse. São
por posição de acelerador, ligadas ao sensor de posição de borboleta (TPS).
Logicamente, se ele faz a regulagem com motor funcionando, vai subir o giro. Mas
ele pode e deve escolher esta posição do acelerador que ele quer com o motor
desligado. Somente chave ligada e possivelmente o Corta Corrente....assim não
tem trepidação do motor e ele sente nitidamente em qual posição deseja deixar o
ajuste.
Sobre as Reg1 e Reg2 são regulagens mais forte (Reg1) e um ajuste fino (Reg2),
ambas ajustando combustível e avanço de ignição ao mesmo tempo. Elas são ligadas
a sensores que fazem correções na programação da central. São ligados no CTS
(Sensor de temperatura do motor) e IAT (Sensor de temperatura do Ar Admitido). O
CTS faz correção mais forte e o IAT faz uma correção menor no combustível e
avanço.
Esclarecendo outra pergunta, o Intercept não permite deixar o motor com falta,
ou seja, regular menos combustível que o original. Quando vc deixa a regulagem
no mínimo, batente zero, a regulagem volta a ser original.....agora, todos sabem
que original fica com falta....pois estas motos não tem mapeamento desenvolvido
para gasolinas com 25% de álcool. Mas nunca será abaixo disso.
Como a evolução nunca para, estamos planejando novas gerações dos
reprogramadores para este ano. Já temos 2 protótipos prontos, só estamos
aguardando os recursos necessários para lançá-los...que não é pequeno.
Placas(pelo menos 100), Componentes, Caixa, embalagem, adesivos, etc. Mas podem
ter certeza que temos projetos iguais ou melhores que os importados.....O
Interceptor(outro reprogramador) por exemplo, existe lá fora com outro nome, mas
é inferior tecnicamente que o nosso.
E vc´s, donos de Harley, podem tb optar pelo remapeamento mesmo. Em alguns
modelos podemos fazer a reprogramação da central que seria mais perfeita que o
Intercept, pois trabalhamos nos diversos mapas da injeção separadamente, é o que
chamamos de Chip Bike. Feito com um software desenvovido por nós. Detalhes do
software tb estão no nosso site."
fiz uma média de 20~21 km/litro em nossas andanças hoje.
achei bom, considerando que a moto tá com menos de 1000km... mas fiquei surpreso com a diferença para o consumo urbano, que fica abaixo dos 15 km/litro!!
Em tempos de "adaptação", é normal que nossa maneira de conduzir se torne mais tensa, menos elástica...e mais gastona.
Acredito, pelo numero que vc apresentou, que vc ainda não "descobriu" o torque da sua máquina, vc deve estar em uma marcha "abaixo" do que ela suporta e daí o número elevado.
De forma tranquila, vá experimentando andar em quarta onde hj vc está em terceira e assim sucessivamente, o torque dela aguenta e com certeza o consumo vai chegar em níveis melhores.