Bom dia pessoal bom eu estou amaciando a moto seguindo o
manual, a minha esta com 650 km, no manual diz , ate os 800
km usar mais ou menos 4000 rpm, de 800 a 1600 km, usar
entre 6 a 8000 rpm, não e facil controlar pra amaciar,
assim o que vocês acham?? alguem mais esta seguindo manual?
Fabio - Sorocaba/SP
Ninja 650r - Refined Agression !!!
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Normalmente eu não sigo.
Inclusive dou uns paus com a moto, ajustando melhor as peças móveis.
Porém, com 300 km eu troco óleo e filtro, eliminando os resíduos sólidos.
Depois troco novamente com 1000 Km, normalmente na 1ª revisão.
Depois é só alegria.
EDIT: Aliás, é impossível manter-se fiel ao plano de amaciamento. A troca precoce do óleo e filtro é o grande segredo.
Se esta no manual do fabricante deve seguir a risca, este papo de dar pau na moto nerste periodo de amciamento é papo de motoboy ( nada contra a categoria) que nem manual le, as pecas novas nescessitam de um periodo para se ajustarem, de nada adianta dar pau pois as pecas terao ajustes imprecisos fazendo isto, foi dificil mas segui a risca o manual e minha moto agora esta tinindo,...
Alex Guedes escreveu: Se esta no manual do fabricante deve seguir a risca, este papo de dar pau na moto nerste periodo de amciamento é papo de motoboy ( nada contra a categoria) que nem manual le, as pecas novas nescessitam de um periodo para se ajustarem, de nada adianta dar pau pois as pecas terao ajustes imprecisos fazendo isto, foi dificil mas segui a risca o manual e minha moto agora esta tinindo,...
O motoboy aqui, motociclista há 28 anos, tendo já comprado e curtido algumas várias motos zero e rodado alguns milhares de km na soma, agradece as profundas explicações técnicas do colega forista.
Talvez o meu "Dar pau" não seja o seu conceito de "dar pau". Vc antecipando o desgaste natural decorrente do ajuste das peças móveis obrigará a eliminar as limalhas metálicas e as eventuais contaminações do óleo. O ajuste entre os metais móveis sempre vai ocorrer. A troca de óleo precoce resolve o problema do amaciamento precoce.
Repito: Duvido que alguém consiga se manter fiel ao plano de amaciamento. Aliás, se alguém ficar restrito às rotações indicadas mesmo após este período, vai obviamente aumentar a vida útil do motor. Mas vc planeja mesmo ficar com a moto por 200.000 km??
Alex Guedes escreveu: Se esta no manual do fabricante deve
seguir a risca, este papo de dar pau na moto nerste
periodo de amciamento é papo de motoboy ( nada contra a
categoria) que nem manual le, as pecas novas nescessitam
de um periodo para se ajustarem, de nada adianta dar pau
pois as pecas terao ajustes imprecisos fazendo isto, foi
dificil mas segui a risca o manual e minha moto agora
esta tinindo,...
O motoboy aqui, motociclista há 28 anos, tendo já
comprado e curtido algumas várias motos zero e rodado
alguns milhares de km na soma, agradece as profundas
explicações técnicas do colega forista.Talvez o meu "Dar
pau" não seja o seu conceito de "dar pau". Vc antecipando
o desgaste natural decorrente do ajuste das peças móveis
obrigará a eliminar as limalhas metálicas e as eventuais
contaminações do óleo. O ajuste entre os metais móveis
sempre vai ocorrer. A troca de óleo precoce resolve o
problema do amaciamento precoce. Repito: Duvido que
alguém consiga se manter fiel ao plano de amaciamento.
Aliás, se alguém ficar restrito às rotações indicadas
mesmo após este período, vai obviamente aumentar a vida
útil do motor. Mas vc planeja mesmo ficar com a moto por
200.000 km??
Eu estou me mantendo fiel, andando todo dia entre 50 a 80
km pra virar rapido esses mil km , não é facil mesmo mas
como pretendo ficar um longo tempo com a ninjinha vou
seguir, considero dar pau na epoca de amaciamento a moto
vai ate andar mais, mas com certeza o motor ira durar
menos
Fabio - Sorocaba/SP
Ninja 650r - Refined Agression !!!
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eu andei na risca até os 300km... depois fiz uma viagem e n aguentei e coloquei 160 numa reta... minha moto fez 3k agora e n tem problema algum.. esta perfeita... e n tenho dó de acelerar com ela...fiz a revisao de 1k e agora vou fazer a de 3k mas troco o oleo a cada 1000km
Na minha opinião é impossível andar feito Rubinho Barrichello pra amaciar a moto. Não fico dando pau o tempo todo, mas adoro dar umas esticadas! A minha moto é só pra passear uma vez na vida, se eu for esperar passar dos 1.600 km pra começar a usá-la de fato aí não vou usar nunca.
com 28 anos de motociclismo ou com bem menos vamos ler o manual das motos e seguir as especificações técnicas, sera melhor para todos, afinal se pudesse andar a vontade e sem esta fase de amaciamento os nossos colegas engenheiros dirima isto no manual, mas quem nao quiser nao é obrigado, mas nao influenciem negativamente nosos colegas o ideal é nao contrariarem o manual, se tem duvidas e acham que eles estao arrados perguntem para a kawasaki e peçam para eles alterarem o manual pois eles estao falando besteira.como nosso colega disse que esta somente antecipando o desgaste natural das peças, este é o problema pois ele estara antecipando este desgaste numa rotacao superior em RPMS fazendo isto vc estara forcndo este ajuste de pecas, o que pode ocasionar desgaste excessivo devido a alta rotação em periodo inferior ao orientado e especificado, seu motor com isto tbem vai estar antecipado em relação a durabvilidade tambem,eu segui e sigo a risca o que sugerem as especificações do manual, se der pau por causa de nao seguir o indicado , nao adianta chorar depois.a melhor antecipacao é auqlea que nao oferece riscos.
É na fase de amaciamento que você decide como será a vida útil do motor e o desempenho da moto, se for mal feito a moto não irá se comportar de maneira satisfatória.
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Todo aviso do fabricante é subdimensionado, assim como a velocidade final e a faixa de giros do motor. Obviamente que isso faz aumentar a vida útil do conjunto bloco, câmaras, pistões. Mas isso representa muito pouco da durabilidade da moto. Você faz questão de prolongar a vida destas partes de 150mil Km para 200mil Km? Se sim, beleza. Amaciemos mansamente, pois.
Pois entaom, conversando com um mecanico de motos perguntei sobre o assunto, segundo ele o que vai mudar é a vida útil do motor, ou seja da pra tirar a moto da loja e dar aquela esticada!!! a única coisa que vai mudar é que ao invés de durar 100.000 km o motor aguentara 90.000 km, e tbm se manter a manutenção sempre em dia não tem problema algum,eu sou um que vou comprar a moto 0KM e amaciar na marra.
Pois entaom, conversando com um mecanico de motos perguntei sobre o assunto, segundo ele o que vai mudar é a vida útil do motor, ou seja da pra tirar a moto da loja e dar aquela esticada!!! a única coisa que vai mudar é que ao invés de durar 100.000 km o motor aguentara 90.000 km, e tbm se manter a manutenção sempre em dia não tem problema algum,eu sou um que vou comprar a moto 0KM e amaciar na marra.
Mas troque óleo e filtro com 300Km no máximo se esticar antes desta quilometragem, pois todo resíduo sólido (limalhas) que era p/ acumular com 1000 km (normalmente 1ª revisão) vai acumular antes. Além do mais, mesmo as peças ficando ajustadas mais rapidamente, num certo período haverão folgas até o completo "amaciamento" e o óleo pode ser contaminado por combustível.