Evandro, tambem considero essa questão bem dificil, acho que nesse caso eu consideraria o estilo que me enquadraria melhor no momento, se fosse as uns dois anos atras quando eu estava muito envolvido com viagens e encontros motociclisticos sem duvida ficaria com a virago, hoje dou mais atenção ao meus passeios individuais nos fins de semana, praias, etc. Hoje eu ficaria com a fazer.
A custom representa muito mais conforto em viagens em estradas asfaltadas, porém para andar na cidade ela não é tão prática (para andar em corredores, por exemplo). Se você for pegar eventualmente estradas não pavimentadas é uma verdadeira tortura.
Já a Fazer certamente será mais econômica, além de ser bem mais prática para rodar na cidade. Outra vantagem dela seria o mercado mais favorável.
Assim sendo, a minha opinião é a de que se vc quer uma moto para ficar um bom tempo e viajar bastante inclusive engarupado, pegue a custom. Mas se vc quiser uma moto para fazer viagens mais curtas e andar na cidade, ou ainda, se quiser uma moto apenas para ficar um tempo até poder pegar uma maior, compre a fazer.
Tenho uma Shadow 600/2001 desde nova. Comprei pensando em andar apenas nos fins-de-semana em pequenos passeios e foi o que eu fiz por 5 anos. Eu achava que não dava p/ pegar trânsito pq era grande, etc. Isso até baterem no meu carro e eu ser obrigado a utilizá-la todos os dias por um mês.
Hoje em dia ando de moto em média 4 vezes por semana nos dias úteis.
Só tem que adaptar um pouco a pilotagem. Se vc observar bem, a largura total é 85 cm, o que dá p/ usar corredor na maioria das vezes, só que, como tem entre eixos longo e esterça pouco, não pode costurar. Escolhe um corredor e fica nele. Se vier moto pequena atrás, deixa passar e se fechar total, paciência. Ainda é muito melhor q carro
. Então, se gosta de custom p/ ser a única moto, é viável (a dragstar e a Shadow 750 por exemplo, são muito mais largas, complica no dia-a-dia).
Pontos fracos comentados: autonomia, banco do garupa e potência. O tanque troquei por um 18 litros c/ contagiros q ficou legal no visual e melhorou a autonomia. Banco não era problema pois a patroa pesava 50kg e nunca reclamou (depois da gravidez tá mais pesada mas não sou eu q vou comentar, senão
) Potência para pequenas viagens, acho suficiente mas sem sobras. Não recomendo estradeira com menos do q isso.
Tive duas shadow 600 uma 99 e uma 2001, particularmente prefiro elas que as shadows 750, as 600 são mais leves mais ageis e mesmo com 150cc a menos anda mais e curva bem melhor. Na minha opinião o ponto positivo da 750 sobre a 600 é o eixo cardã e o conforto.
Eu tive uma shadow 2001 pros finais de semana. Mas um dia resolvi trabalhar com ela, e no dia seguinte quis de novo. Por um probleminha financeiro me desfiz dela e não conseguia mais depender de carro. Comprei uma Suzuki Burman 125 que é a coisa mias ágil que existe. E finalmente quando me mudei para a Granja Viana em SP, que fica na rodovia Raposo Tavares, a scooter deixou de ser uma opção e comprei uma shadow 98, roxinha, linda, com ínfimos 9 mil km originais. Um achado.
A moto é esperta, tem uma ótima base, posição confortável e está fazendo 20km/litro. E hoje venho pela Raposo, pego marginal pinheiros e outros corredores mais largos com relativa tranquilidade, sempre dando passagem para os mais apressadinhos.
Povo que vocês acham dessa nova amazonas. olhei as fotos dela no salão duas rodas. a motinha preta é bonita. e parece ser moto de maior cilindrada. tenho moto street. mais sempre que olho uma custom meus olhos abrem mais de desejo para ter uma. nunca andei em moto custom. mais essa boulervad é a moto!
Quanto a valores, um pneu traseiro de shadow 600 está entre R$500,00 e R$550,00. Troquei o meu no começo do ano. Já as demais peças não tenho certeza, prefiro nao comentar.
Quanto a viagem. Acabei de retornar de uma viagem de 1500Km Ida/volta ao litoral paulista. Foi um espetáculo de viagem. Ainda mais andando em rodovias como Dom Pedro e Carvalho Pinto, é pura emoção. Mesmo nas curvas da rod dos Tamoios é muito bom andar de custom.
Andei cerca de 100Km com uma CBR 600RR do meu amigo, é muita emoção tb, mas devido a velocidade, já a posição de pilotagem só pra quem já esta acostumado. Já uma custom...sem comentários.