Detalhe da Avaliação

8.4 54 10
Trail
admin123
admin123
15 de Março de 2012 38256
Avaliação Geral
 
8.0
Satisfação Geral
 
8.0
Visual
 
9.0
Conforto
 
8.0
Performance
 
8.0
Dirigibilidade
 
9.0
Consumo
 
9.0
Custo x Benefício
 
9.0
- Diga-se de passagem eu já possui duas Falcon: uma 2003 (vermelhona - saudades) e uma 2006 (maravilha). Mas a última foi uma Titan 2009. Vendi e peguei uma XR 300 (SEM ABS). Uma moto que causou muita sintonia. Ao sair da concessionária foi tudo de bom. No caminho para casa notei que a moto não estava muito, digamos, dirigível. Senti que ao fazer curva para a direita uma sensação estranha na coluna de direção era evidente. Uns pequenos "kickes" como se as esferas do rolamento inferior tentassem se encaixar no anel envolto da coluna (somente para a direita). Uma semana depois retornei à concessionária e relatei o problema. Os caras deram voltas e mais voltas; inclinaram a moto, viraram o guidón para lá para cá e não encontrarm motivos para o meu relato. Eu disse que havia! Fui embora. No dia seguinte retornei. Aliviaram a contra-porca do guidón, apertaram... e nada! E eu disse: -Amigos, aqui há um problema! Só os mecânicos não viam. Já estava me irritando com o problema era plausível. A moto nem com 1000 km. Assim, mesmo na garantia levei a um mecânico de confiânça. Ele sentiu ao enclinar a moto e virar o guidón que algo não estava certo. Desmontou a frente. Retirou as bengalas, retirou a coluna de direção e constatou que os rolamentos de cima e principalmente o de baixo estavam "SECOS" e com grande quantidade de sujeira! O de baixo estava tão gasto que fez naquele anel onde fica as esferas três, eu diria, alojamentos para a esfera. Por isso ao fazer a curva para a esquerda havia a sensação de encaixe (kickes) para acomodar a esfera. Vale lembrar a moto beirava os 1000 km e nunca pequei terra ou areia! Bem, para não colocar um conjunto de rolamentos novos meu mecânico lixou o anel da acomodação das esferas retirando literalmente as "casinhas", deixou-os lisinhos. Lavou todo o conjunto com querosene engraxou e recolocou. Montou toda a dianteira e.... touché. O problema foi sanado! E agora? Problema na hora da montagem na fábrica? Descaso no estoque das peças na Honda? O seguinte é esse: Prejuizo para mim em 120 paus e com a moto na garantia. Pensem!!!!! Na revisão dos 1000 km comuniquei o fato ao mecânico que tinha me atendido e ficou naquela sorrisinho amarelo.

- Após a revisão dos 1000 km fui chamado para um "recall". Sintomas: A moto em movimento morria ou quando aliviava o acelerador para passar marcha o motor continuava em alta rotação. Trocaram o corpo do acelerador (acho que é isto) e nunca mais deu problema.

- Após os 4000 km começou a vazar óleo na tampa do cabeçote mais especificamente nos retentores dos coxins. Bem pouco no inicio. Fui a concessionária eles avaliaram e disse ser um problema que muitas motos estavam tendo e talvez seria necessário trocar as juntas e as borrachas. Mas apertaram e me mandaram seguir em frente. Aparentemente parou o vazamento. Mas... depois dos 6 mil (fora da garantia) novo vazamento, e agora com força! Arquei com a troca e desta vez o problema foi sanado.

- Aos 16 mil novo vazamento. Desta vez num local aparentemente inviável: junta do tensor da corrente. Pensem, junta do tensor! Até eu descobrir de onde vinha a "melequera" de óleo demorou muito e põe sujeira nisto. Levei na concessionária e cada um dizia uma coisa. Que era da junta de cima que era da junta de baixo. Mas eu com um olhar mais aguçado percebi que vinha era do tensor da corrente de comando. Moto parada, junta trocada problema sanado.

- Estou percebendo um barulho de dois metais batendo um no outro quando passo por buraco. E já detectei onde é. No conjunto amortecedor "Pró-link"! ACho que estão precisando de lubrificação com graxa ou um reaperto nos parafusos. Ainda não está incomodando muito somente quando passo por buraco.

- Agora com mais de 20 mil estou sentindo o problema da coluna de direção novamente, bem sútil mas existe. Desta vez não vou lixar e sim colocar rolamentos novos.

Estes foram problemas encontrados. Fora o aborrecimento, ademais não denigre o valor da moto não. É uma boa moto e eu recomendaria sim. Foram problemas isolados e as novas já estão, quero crer, sanados. Mesmo com estes detalhes fiz uma viagem de Recife a São Paulo/São Paulo a Recife sem nenhum problema mecânico. Só alegria. Exceto a pouca autonomia e o banco muito duro para longas viagens.
Eu recomendo!
Prós
Dirigibilidade, estabilidade, ergonomia, visual, suspensão, consumo, freio dianteiros ótimos.
Contras
Banco muito duro e fino para o piloto, tanque de combustível de pequena capacidade, Pneus traseiros 120x80 estreitos (poderiam ser o 130), péssimo acabamento (o plástico risca à roa), o plástico preto fosco fácil ressecamento, freios traseiros borrachudos .

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2010
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
Quilometragem
19.890 Km
Manutenção
Dentro do esperado
Custo de Manutenção
Normal
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 16 3

Comentários

Já possui uma conta? ou Crie uma conta