Prós
É uma 600 com preço de 250 nova, possui excelente torque, boa velocidade de cruzeiro, conforto e consumo razoáveis (17-22 km/l). Apesar de estar fora de linha, ainda dá um bom caldo. Trata-se de um modelo com mecânica confiável e de baixa manutenção, cujos itens de reposição e reforma ainda estão disponíveis com relativa facilidade, o que é fundamental para quem quer uma moto prá usar tanto diariamente quanto em viagens como eu. Encara com facilidade os nossos asfaltos ruins e o uso off-road. Além disso, apesar de sua simplicidade estética, a XT ainda é considerada uma moto bonita.
Contras
Defasagem tecnológica do sistema de alimentação por carburador, funcionamento ruidoso do monocilíndrico, tanque pequeno (que não oferece nem autonomia nem proteção aerodinâmica razoáveis para o uso rodoviário), suspensão traseira excessivamente mole com a moto carregada-garupada (o que talvez seja resolvido com ajuste da regulagem ou instalação de um calço), preço elevado de itens de reposição como retrovisores, cetas, carenagens, escapamento... Sem bolha/parabrisa, torna-se muito cansativa para viagens médias-longas.