Detalhe da Avaliação

9.7 17 10
Hot
Esportivas
Bitenca
Bitenca
12 de Fevereiro de 2013 18964
(Atualizado: 08 de Outubro de 2013)
Avaliação Geral
 
9.0
Satisfação Geral
 
9.0
Visual
 
10.0
Conforto
 
8.0
Performance
 
10.0
Dirigibilidade
 
9.0
Consumo
 
8.0
Custo x Benefício
 
8.0
Após 2 anos com minha última moto, uma ótima Honda CB 300R ABS, me vi ansioso por um upgrade. Já estava usando a moto não só para a locomoção diária, mas também para os finais de semana, e queria mais potência para curtir as longas retas aqui perto de Brasília. Fiz as contas para a compra de uma 600 0km ou mesmo semi-nova, mas vi que ao somar seguro, combustível, manutenção, peças... me sairia uma moto muito cara. Sinceramente, curto moto há muito anos, mas tenho outras prioridades. Aí que me falaram da Ninja 300: ela é uma 300 cm3 como a CB, mas sem dúvida está em outro nível, só olhá-la de perto. Acabamento de primeira, modernidade do desenho, ergonomia bem resolvida, tava tudo lá. Ao andar nela, me convenci por completo, pois ela entrega o mesmo desempenho da CB300R até uns 7000rpm, com muito mais maciez e estabilidade. Após essa rotação, ela é realmente outra moto, com uma subida de giros muito agradável e consistente, sem perda de rendimento e com um belo ronco. Muito mais obediente que a CB, inclina com muita facilidade e te convida a curtir mais a condução na cidade. Recomendo a quem, como eu, estava a aberto a mudar de estilo, pois ela é de fato uma esportiva de 300 cm3. Sobre a manutenção, ainda é muito nova, mas vejo que vai me sair no meio termo entre uma 250/300 e uma 600 de entrada - pelo menos enquanto eu depender das autorizadas. Muitos tem me comentado que ela é muito cara. Eu concordo, mas cumpriu a tarefa de ser o que eu queria pagar, pelo desempenho realmente superior a uma monocilíndrica refrigerada a ar da mesma cilindrada e com uma pegada de moto esportiva. Tem valido a pana, por isso recomendo.
Eu recomendo!
Prós
Desempenho: não sinto falta de torque em baixa, na cidade uso quase sempre até 6000 rpm, sem reduzir muito da 6ª marcha. Após as 8000 rpm, as ultrapassagens são fáceis e te garantem boa segurança na estrada, mesmo após 120 km/h - basta explorar bem a 4ª e a 5ª marchas e carenar se o vento for problema. Ergonomia: a postura é mais esportiva que uma naked 250/300, mas me acostumei em poucos dias. Tenho 1,86 m de altura e não me causa qualquer desconforto - o banco é tão duro quanto o da CB300R. Acabamento: já rodei quase 7000 km, não ouço um ruído sequer da carenagem ou da suspensão. Ao olhar de perto parafusos e encaixes, vejo que ela está num padrão próximo ao das motos mais caras. No geral, a sensação de qualidade é grande para quem dirige e é bonita para quem vê passar. Consumo: tenho feito 26-28 km/l, acompanhando o fluxo do trânsito aqui em Brasília (uns 90 km/h), mas com boas esticadas acima de 120 km/h nos trechos de rodovia. A melhor marca foi 30 km/l. Em rodovia, seguindo a velocidade de cruzeiro de 120-130km/h com algumas esticadas, faz sempre 22km/l. Câmbio: As trocas são precisas e rápidas, reduções muito fáceis. O escalonamento é perfeito, bem curtas e próximas entre si, não imaginaria melhor.
Contras
Freios: funcionam muito bem, com ótima sensibilidade e pegada no dianteiro. Já o traseiro trava com facilidade, o que me rendeu alguns sustos. Enfim, estou me adaptando, acho que fui mal-acostumado pelo ABS da CB300R... Autorizadas: a Suprema daqui de Brasília tem ótimo atendimento, mas não parecem muito profissionais nas afirmações. Só sobre amaciamento, ouvi nada menos que 4 recomendações de pessoas diferentes da loja, fora a do manual. Ouvi recomendações estranhas sobre acessórios, que não foram tiradas do manual da moto... Acho que fui mal-acostumado com a rede da Honda, que sempre foi profissional, organizada e, muitas vezes, barata.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2013
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
Quilometragem
6.500 Km
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 21 0

Comentários

Já possui uma conta? ou Crie uma conta