Acionador da corrente de comando não mudou com corrente nova

15 Jul 2021 20:52 - 15 Jul 2021 20:53 #1 por edison.gold
Olá e boa noite a todos.

Recentemente minha yes 2008 começou a fazer uns barulhos estranhos do tipo "máquina de costura" mesmo, bem altos.

Mandei pro mecânico tirar o barulho e ele disse que era regulagem de válvulas, e que logo mais precisaria trocar a corrente de comando também.

Terminado o serviço, realmente os barulhos pararam, principalmente o das válvulas. O tempo foi passando e menos de um mês, voltou o barulho mas dessa vez era diferente. Acredito que de corrente de comando gasta.

Como sou grilado em dar merda no motor, comprei uma corrente nova.

Com a antiga, o acionador estava quase no final do curso (original)

Depois de instalada, o acionador não mudou muita coisa, mas o barulho diminuiu bastante, bastante mesmo.

Só que achei muito estranho o acionador estar quase que na mesma posição que a corrente antiga, eu imaginei que fosse ficar antes da metade, já que instalei corrente nova da DID.

E agora o barulho está voltando, parece ser de quando regula mal as válvulas, mas será que pode ser corrente também?

De qualquer forma, espero que os amigos possam sanar essa minha dúvida

Agradeço desde já.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jul 2021 13:06 #2 por SemControle
vc ficou instalando e desinstalando o acionador pra comparar? vc recuou e travou corretamente, pra liberar qnd montado? a mola dele esta boa? como estão as guias da corrente? comparou o tamanho das correntes?

algo esta errado, pra precisar trocar uma corrente dessa ela já esta deformada, e com folga lateral, a corrente nova vem e será mais curta no caso da antiga estar c problema, só nisso já da mais trabalho montar, e por ser menor o curso do acionador seria menor, pode ser ate pouca coisa, depende a situação da antiga, mas depende se a corrente nova é apropriada

seu cabeçote sofreu plaina? rebaixou? ou algo assim? outro dia pequei uma moto q tinham usado esses kit de aumento de cilindrada, e pra taxar a moto rebaixaram, a corrente chegou quase pegando um lado no outro, tive q usar de engenharia pra elevar a mesa do comando e assim afastar um lado do outro da corrente, mas o acionador ainda estava dando conta, no limite do limite

pode ser muita coisa e tem de ser vista uma a uma, não é pra ser tão rápido assim a moto pedir regulagem de válvulas, tem q ver se qnd regulou travou bem as válvulas e sem perder a posição do ajuste, válvula de escap da yes tem uma mola, vc vai soltar a válvula todinha e não vai dar a folga no calibre como manda o manual, tem uns macetes
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jul 2021 14:10 #3 por edison.gold
Boa tarde SemControle, obrigado pela resposta

Realmente achei tudo estranho. Quando comparei as correntes antes de instalar, elas pareciam estar com tamanho parecido, mas a corrente nova era um pouco menor. Ambas de 100 elos.

Será que pode ser problema na mola do acionador? Ou talvez dos guias mesmo? Não verifiquei os guias na hora de instalar

Os barulhos de corrente frouxa quase que sumiram. Algumas poucas vezes ouço, mas talvez seja impressão minha

Mas aqueles tec tec de válvula desregulada com certeza ainda tem. Regulei antes de trocar a corrente de comando. Talvez seja pq usei cola de silicone nova e tenha dado alguma diferença milimétrica na hora de instalar e parafusar a tampa do cabeçote? não sei se faz sentido isso
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Jul 2021 09:20 #4 por SemControle
então realmente qnd troco corrente de comando, ao medir as duas juntas, da diferença tipo de 1 cm a mais uma da outra, o q é considerável mesmo

um teste bem arcaico q pode fazer, é retirar a tampa do acionador, colocar uma chave fininha la dentro, e forçar, pra ver se avança 1 dentinho q seja do acionador, e tornar a montar a tampa pra ver como fica o barulho da corrente, qnd esta realmente folgada é constante o ruído, ela chicoteando dentro do motor....acredito ser mais impressão mesmo....seria bom ter visto as condições das guias, eu sempre vejo qnd desmonto, pq é mais fácil já trocar junto com a corrente q esta tudo desmontado, do q tornar a abrir pra trocar apenas as guias....

domingo mesmo apareceu um cidadão com uma intruder acho q 06, reclamando de um barulho e c diagnostico pronto (já deve ter passado em vários lugares), q era pra trocar a corrente de comando, expliquei q a corrente poderia sair cortando, mas a nova eu teria q desmontar cilindro pra colocar corretamente sem danificar a base da guia, ia precisar juntas, provavelmente guias, e ele não queria trocar nada, pq pra ele era num passe de magica tirar uma corrente e colocar a outra, sem desmontar nada, eu falei q ia tirar o tensor pra dar uma olhada na situação, a minha surpresa q não podia ser outra, já estava c um bolo de solda na ponta pra aumentar o tensor, mostrei e falei q ia por de volta no lugar e ele podia ir embora, não tinha loja de peças pra eu comprar o q precisaria, q era justamente o q ele estava mendigando comprar, só alertei, essa corrente dar problema, seu prejuízo será muito maior, tem gente q vc mostra q ta errado, mas não leva a serio, cliente assim prefiro dispensar.....essa corrente dele além de estar enorme, já é aquela q tem folga q quase dobra de lado, ou faz tudo, ou deixa dar problema q ai faz tudo mesmo pq pouca coisa vai sobrar inteira pra ter condição de deixar no motor

se vc regular corretamente as válvulas c o calibre de laminas, dentro da folga indicada no manual é pra parar totalmente, mas não pode deixar de ver se as guias estão justas, se a sede esta sem danos, até o assentamento esta correto, mantendo a vedação das válvulas, se há desgaste no comando começa um tec tec semelhante e bem na área do cabeçote.....

sobre o silicone, depende, se a guarnição não é nova, eu passo um sujo de silicone de alta temperatura só pra prevenir algum sujo de óleo, mas qnd torqueada corretamente ela mantem altura certa, o q não causa o ruído, é apenas uma tampa q fecha, folga nela gera vazamento de óleo mesmo
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jul 2021 22:28 - 25 Jul 2021 22:30 #5 por edison.gold
Cara ótimas dicas!!

Algumas coisas basicas eu até me viro aqui. A última vez eu mesmo calibrei as válvulas, mas agora tá o barulho de novo
Mas tem esse outro barulho que não sei se é corrente de comando. Ele não é barulho de metal batendo nem chocalho, mas parece... Sei lá, parece som de quando pinga agua num balde de plástico mas bem rapido (no mesmo tanto de giros do motor)

Fica bem mais perceptível quando o motor está quente

Não sei se deu pra entender, mas é só pra eu saber se devo me preocupar mesmo ou se é normal e eu estou sendo paranóico a toa

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jul 2021 10:24 #6 por SemControle
pra descrever barulho assim é mais fácil procurar um mecânico mesmo, um não, umas 3 opiniões pra ver se bate uma c outra
mas ainda cai no risco de ser apenas hondeiro e já condenarem o motor Suzuki pelo barulho característico q possui diferente de Honda 
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, edison.gold

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.091 segundos