então realmente qnd troco corrente de comando, ao medir as duas juntas, da diferença tipo de 1 cm a mais uma da outra, o q é considerável mesmo
um teste bem arcaico q pode fazer, é retirar a tampa do acionador, colocar uma chave fininha la dentro, e forçar, pra ver se avança 1 dentinho q seja do acionador, e tornar a montar a tampa pra ver como fica o barulho da corrente, qnd esta realmente folgada é constante o ruído, ela chicoteando dentro do motor....acredito ser mais impressão mesmo....seria bom ter visto as condições das guias, eu sempre vejo qnd desmonto, pq é mais fácil já trocar junto com a corrente q esta tudo desmontado, do q tornar a abrir pra trocar apenas as guias....
domingo mesmo apareceu um cidadão com uma intruder acho q 06, reclamando de um barulho e c diagnostico pronto (já deve ter passado em vários lugares), q era pra trocar a corrente de comando, expliquei q a corrente poderia sair cortando, mas a nova eu teria q desmontar cilindro pra colocar corretamente sem danificar a base da guia, ia precisar juntas, provavelmente guias, e ele não queria trocar nada, pq pra ele era num passe de magica tirar uma corrente e colocar a outra, sem desmontar nada, eu falei q ia tirar o tensor pra dar uma olhada na situação, a minha surpresa q não podia ser outra, já estava c um bolo de solda na ponta pra aumentar o tensor, mostrei e falei q ia por de volta no lugar e ele podia ir embora, não tinha loja de peças pra eu comprar o q precisaria, q era justamente o q ele estava mendigando comprar, só alertei, essa corrente dar problema, seu prejuízo será muito maior, tem gente q vc mostra q ta errado, mas não leva a serio, cliente assim prefiro dispensar.....essa corrente dele além de estar enorme, já é aquela q tem folga q quase dobra de lado, ou faz tudo, ou deixa dar problema q ai faz tudo mesmo pq pouca coisa vai sobrar inteira pra ter condição de deixar no motor
se vc regular corretamente as válvulas c o calibre de laminas, dentro da folga indicada no manual é pra parar totalmente, mas não pode deixar de ver se as guias estão justas, se a sede esta sem danos, até o assentamento esta correto, mantendo a vedação das válvulas, se há desgaste no comando começa um tec tec semelhante e bem na área do cabeçote.....
sobre o silicone, depende, se a guarnição não é nova, eu passo um sujo de silicone de alta temperatura só pra prevenir algum sujo de óleo, mas qnd torqueada corretamente ela mantem altura certa, o q não causa o ruído, é apenas uma tampa q fecha, folga nela gera vazamento de óleo mesmo