Yes Rebolando

28 Set 2015 14:11 #1 por tekobr
Yes Rebolando foi criado por tekobr
Bom pessoal, estou vindo aqui para pedir ajuda sobre o problema da minha Yes que estava rebolando bastante entre 60 e 80km/h. Neste final de semana retirei os alongadores dos amortecedores, substitui os esticadores da corrente/roda e também substitui o eixo da roda traseira (o que saiu não me pareceu ruim). Na primeira volta senti a Yes rebolando um pouco entre 60 e 80km/h (não passei disso), mas depois não sei se me acostumei ou se as peças assentaram mas me pareceu que minha Yes quase zerou o "reboleixom".

O que não ficou 100% foram as buchas dos amortecedores, duas estavam estouradas e adaptei uma mangueira bem resistente, os amortecedores me pareceram bons porque ela está gostosa de dirigir e passou bem por buracos. Vou ter que procurar para ver se encontro essas buchas separadas dos amortecedores.

Uma coisa que achei estranho é que a roda não voltava para trás de um dos lados da regulagem, assim a regulagem não ficou perfeita dos dois lados. Isso poderia ser algum empenamento na roda ou no quadro elástico? Ou apenas as buchas do quadro elástico? A corrente me pareceu curta demais, será que poderia ser isso? Pelo menos a relação me pareceu "meia vida" (nem nova nem velha).

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Set 2015 19:22 #2 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Yes Rebolando
Você trocou as buchas do quadro elástico?
Parece sintoma de problema aí, na minha moto anterior foi do mesmo jeito, só melhorou quando foram trocadas. Intruder 125.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Set 2015 21:34 - 28 Set 2015 21:35 #3 por tekobr
Respondido por tekobr no tópico Yes Rebolando
Não troquei as buchas não, apesar de eu já ter comprados elas. O lance da roda não voltar do lado do escapamento, mesmo afrouxando todo o parafuso de regulagem, também pode ser as buchas ou será que o quadro elástico está comprometido? Ou será que é algum problema na corrente? Porque parece que encurtando a corrente daria para fazer a regulagem igual nos dois lados.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Set 2015 21:51 #4 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Yes Rebolando
Faz o seguinte, tenta baixar o regulador dos dois lados, afrouxe bem até conseguir baixar ele e aí tente voltar a roda.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Set 2015 22:19 #5 por tekobr
Respondido por tekobr no tópico Yes Rebolando
Eu tentei fazer isso. Vou descrever o que fiz. De um lado fiz a regulagem da corrente e ao mexer no outro lado eu afrouxei todo o parafuso do regulador e a roda não vem para trás para poder ficar igual ao outro lado, mesmo puxando com a mão (sem fazer muita força) e também afrouxei o cabo do freio traseiro. Cheguei a trocar o eixo da roda traseira pensando ser problema nele e continuou a mesma coisa.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Set 2015 07:49 #6 por tekobr
Respondido por tekobr no tópico Yes Rebolando
Veja abaixo a foto do esticador novo do lado esquerdo, este eu aperto e desaperto o parafuso e o eixo da roda vai para frente e para trás normalmente.



Este abaixo é o esticador do lado direito, a partir desse ponto eu posso afrouxar o parafuso que o eixo não vai mais para trás.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Set 2015 18:43 - 29 Set 2015 19:37 #7 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Yes Rebolando
Parece que cada parafuso do esticador é de um tamanho, é isso?
E o esticador do lado do escape já está no limite, até o eixo já está no limite também, se não me engano no quadro elástico tem um limitador pra o eixo da roda não sair dele quando chegar no máximo, e parece que o eixo está torto, sendo que o lado do escape está muito pra trás.



"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Set 2015 21:06 #8 por tekobr
Respondido por tekobr no tópico Yes Rebolando
Os dois reguladores/parafusos são novos. O eixo da roda também é novo. (ambos foram colocados novos). Quando montei o eixo da roda deu para ver que ainda tinha espaço para a roda ir para trás.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Set 2015 21:28 #9 por tekobr
Respondido por tekobr no tópico Yes Rebolando
Deixa eu recapitular porque me enrolei na explicação. Na verdade o regulador do lado do escape não está indo para frente quando o parafuso é afrouxado, ou seja, quando se desaperta o parafuso o eixo da roda era para ir para frente e não está indo, já se eu apertar o parafuso o eixo vem para trás normalmente. É esse o problema (no primeiro post eu inverti a explicação).

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Set 2015 21:32 #10 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Yes Rebolando
Entendi, você já tentou afrouxar todo o regulador do outro lado e empurrar o lado que não vai?
Ou será que o parafuso da roda não está muito grande e não passa pelo vão?

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Set 2015 21:49 #11 por tekobr
Respondido por tekobr no tópico Yes Rebolando
Patriarca, não lembrei de fazer esse teste, o que lembrei de fazer foi apertar o parafuso do lado do escape e vi que o eixo indo para frente da moto, para voltar o máximo que foi é essa posição que está nesse print que fiz da filmagem do serviço da troca do eixo e da retirada do alongador do amortecedor. O eixo que saiu não me pareceu torto mas mesmo assim resolvi colocar o novo (antes de fazer esse serviço todo eu já tinha notado essa diferença na regulagem).

Uma dúvida: o amortecedor pode influenciar nisso? E a bucha da balança, também pode influenciar nisso?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Set 2015 22:43 #12 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Yes Rebolando
Eu acho que não influencia, minhas idéias acabaram, vamos ver se aparece mais alguém para dar uma luz.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Set 2015 11:04 #13 por tough_monkey
Respondido por tough_monkey no tópico Yes Rebolando
Uma sugestão um pouco extrema mais se você topar pode ajudar a descobrir o problema...

Porque você não remove a roda traseira e tenta fazer esse alinhamento só com o eixo da roda, dessa forma você terá um melhor acesso a todas as partes e talvez consiga identificar o problema. Enfim boa sorte com a sua moto.

Atual: Bros 125 ES


Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Set 2015 13:51 #14 por tekobr
Respondido por tekobr no tópico Yes Rebolando

tough_monkey escreveu: Uma sugestão um pouco extrema mais se você topar pode ajudar a descobrir o problema...

Porque você não remove a roda traseira e tenta fazer esse alinhamento só com o eixo da roda, dessa forma você terá um melhor acesso a todas as partes e talvez consiga identificar o problema. Enfim boa sorte com a sua moto.


Vou fazer o teste seguindo sua sugestão, obrigado. Só falta isso pra minha Yes ficar perfeita, tanto que hoje já comprei algumas "perfumarias" para ela (manopla esportiva com pesinho, borrachinhas dos pedais novas etc) e vou pedir para o pintor para dar um jeito nos suportes das pedaleiras traseiras e no suporte da mão do garupa (vou pedir para pintar tudo de preto fosco ou cinza escuro).
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2015 07:18 #15 por tekobr
Respondido por tekobr no tópico Yes Rebolando

Patriarca escreveu: Entendi, você já tentou afrouxar todo o regulador do outro lado e empurrar o lado que não vai?
Ou será que o parafuso da roda não está muito grande e não passa pelo vão?


Foi isso mesmo: bastou eu empurrar com a mão que o lado voltou. Obrigado pessoal!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.258 segundos