Suspensão dianteira e barulho ao sentar na moto

05 Ago 2014 18:10 #1 por henrique.rosa
Pessoal, boa noite.


Espero que com toda sabedoria e experiência de vocês, possam me dar este auxilio. Tenho uma Yes 2007, praticamente 40 mil km, a moto esta em ótimo estado, os itens da manutenção regular eu cuido pessoalmente, em raras vezes levei ela ao mecânico (apenas para troca de relação e oleo da bengala), pois me faltou tempo, estou com a moto há pouco mais de 1 ano nunca tive absolutamente nenhum problema. Porém existe 2 pontos que vem me incomodando profundamente, pretendo subir de cilindrada no final do ano e quero deixar a moto no mesmo estado em que comprei.
1º - A suspensão dianteira, o curso está muito curto, qualquer irregularidade sinto que a suspensão é utilizada totalmente, por 2 vezes ja troquei o óleo, senti uma breve melhora, mas nada significativo. Confesso que sou usuário hard, não ando muito devagar e volte e meia (por conta do transito de são paulo) faço freadas bruscas,
Perguntas: Isso pode ser um desgaste? Que está acarretando perda de eficiencia? Caso positivo, como trocá-la? é necessário trocar o conjunto das bengalas também?

2º - Barulho ao sentar - Não sou leve, tenho 1,76 peso 100 kg, e de 1 ou 2 meses pra cá. Toda vez que sento na moto, ela faz um barulho como se fosse um rangido de borracha, ainda não tive tempo de verificar este, mas me parece ser algo no banco, porém ele está bem fixado, quase sem folga. Outra suspeita é que possa ser no tanque, talvez alguma pequena folga onde ele é fixado no quadro e quando sento ele se meche, raspando nas borracha de apoio. Alguém ja teve problema parecido? Teriam alguma outra teoria, pois vou tirar o sábado para mexer na menina.


Desde já muito obrigado!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2014 00:12 #2 por Patriarca
Seja bem vindo Henrique.
Esse barulho no banco pode ser o amortecedor traseiro? :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2014 08:05 #3 por krlos.eduardo lopes
Minha factor também ta com esse barulho chato, principalmente com garupa. No meu caso suspeito eixo da balança ou do amortecedor traseiro. Se for o amortecedor como aarruma?

Ex factor 125 k 11/11 72 mil km
Atual fazer 250 15/15

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2014 09:32 #4 por henrique.rosa

Seja bem vindo Henrique.
Esse barulho no banco pode ser o amortecedor traseiro? :)


Obrigado!
Não imaginei que poderia ter relação com o amortecedor traseiro, pois eu sinto quando sento ouço o barulho MUITO Nítido, se fosse algo na parte traseiro, acho que seria menor, mas é uma hipótese também. Vou verificar. No sábado posto os resultados!!

Minha factor também ta com esse barulho chato, principalmente com garupa. No meu caso suspeito eixo da balança ou do amortecedor traseiro. Se for o amortecedor como aarruma?


Creio que se for apenas a balança, o problema é resolvido mais facilmente no que se refere a "manutenção", vi em outros foruns que uma desmontagem parcial da traseira da moto, e limpeza das buchas do quadro elástico resolveria o problema. Agora se for o amortecedor eu entendo muito pouco, quase nada, não saberia te orientar.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2014 09:36 #5 por ezenecon
Bem vindo Henrique.

As molas da suspensão dianteiras podem estar cansadas. Elas devem ser medidas e verificada a tolerância e trocadas se necessário. Se elas estiverem OK, eu usaria um óleo mais viscoso na suspensão. Uma das vantagens da suspensão tipo Ceriani é que ela permite a troca do componente danificado, mantendo os outros, não sendo necessário a troca da peça completa, como no caso dos amortecedores traseiros, que basta um retentor estourado e a troca da peça completa é inevitável.

Quanto ao barulho "do banco", eu suspeitaria de alguma coisa no quadro elástico (balança traseira). Verifique e lubrifique as bulhas do quadro elástico.

Krlos, se for amortecedor traseiro, só trocando mesmo.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: henrique.rosa

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2014 11:02 #6 por henrique.rosa

Bem vindo Henrique.

As molas da suspensão dianteiras podem estar cansadas. Elas devem ser medidas e verificada a tolerância e trocadas se necessário. Se elas estiverem OK, eu usaria um óleo mais viscoso na suspensão. Uma das vantagens da suspensão tipo Ceriani é que ela permite a troca do componente danificado, mantendo os outros, não sendo necessário a troca da peça completa, como no caso dos amortecedores traseiros, que basta um retentor estourado e a troca da peça completa é inevitável.

Quanto ao barulho "do banco", eu suspeitaria de alguma coisa no quadro elástico (balança traseira). Verifique e lubrifique as bulhas do quadro elástico.


Caro Ezequiel,

A questão do barulho do "banco" de acordo com o que você disse faz todo sentido, agora tenho um norte pra buscar a solução!

E sobre a mola da suspensão, obrigado pela dica, já tinha ouvido falar sobre essa "verificação da medida". Agora sabendo que posso trocar apenas esse componente fico mais tranquilo sobre algum mecânico agir de má fé e querer impor a troca de outros itens.

E como observação pessoal, percebi que você é um membro ativo aqui na comunidade, vi outros vários posts em que seus comentários ajudaram na solução de outros membros. Parabéns pelo trabalho! e novamente obrigado!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2014 11:46 #7 por Patriarca
Se for problema nas buchas da balança o melhor mesmo é trocá-las. :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2014 11:53 - 06 Ago 2014 11:55 #8 por ezenecon

henrique.rosa escreveu:

Bem vindo Henrique.

As molas da suspensão dianteiras podem estar cansadas. Elas devem ser medidas e verificada a tolerância e trocadas se necessário. Se elas estiverem OK, eu usaria um óleo mais viscoso na suspensão. Uma das vantagens da suspensão tipo Ceriani é que ela permite a troca do componente danificado, mantendo os outros, não sendo necessário a troca da peça completa, como no caso dos amortecedores traseiros, que basta um retentor estourado e a troca da peça completa é inevitável.

Quanto ao barulho "do banco", eu suspeitaria de alguma coisa no quadro elástico (balança traseira). Verifique e lubrifique as bulhas do quadro elástico.


Caro Ezequiel,

A questão do barulho do "banco" de acordo com o que você disse faz todo sentido, agora tenho um norte pra buscar a solução!

E sobre a mola da suspensão, obrigado pela dica, já tinha ouvido falar sobre essa "verificação da medida". Agora sabendo que posso trocar apenas esse componente fico mais tranquilo sobre algum mecânico agir de má fé e querer impor a troca de outros itens.

E como observação pessoal, percebi que você é um membro ativo aqui na comunidade, vi outros vários posts em que seus comentários ajudaram na solução de outros membros. Parabéns pelo trabalho! e novamente obrigado!


Amigo Henrique, obrigado por suas palavras.

Isso é só retribuição pelo conhecimento adquirido aqui no MO. Apesar de quase 40 anos de motociclismo, aprendo muito por aqui.

Como dizia Mestre Confucio; " Minha maior sabedoria é saber que nada sei".

E de que vale o conhecimento se não pudermos compartilhá-lo!!! ;)

Patrão, minha intruder eu sempre lubrifiquei e as buchas originais só foram trocadas aos 130 mil km. Eu confio mais na original!!! E vc sabe como sofria aquela coitada ;) :lol: :lol: :lol:

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2014 12:39 #9 por henrique.rosa

Se for problema nas buchas da balança o melhor mesmo é trocá-las. :)


Patriarca

Vou estudar a troca, gosto da moto redondinha, porém a minha esta com meros 40 mil km. Espero que ainda não esteja na hora de substituí-las :lol:

Patrão, minha intruder eu sempre lubrifiquei e as buchas originais só foram trocadas aos 130 mil km. Eu confio mais na original!!! E vc sabe como sofria aquela coitada ;) :lol: :lol: :lol:


Ezequiel

É bom saber que a Suzuki não é esse "mar" de falhas que algumas pessoas pintam fora daqui!

Outra coisa interessante, aproveitando o ensejo, um detalhe simples que fui trocar recentemente, a lampada do pisca. Apesar da troca ser um pouquinho mais trabalhosa (tinha uma ybr 2006, era muito mais pratica), notei que o acabamento interno é muito fino e seguro, tira praticamente toda a vibração, protegendo a lâmpada. Honestamente não pensei que encontraria este tipo de detalhe numa Suzuki.

Enfim, eu vou encostar a motoca no sábado para fazer esses ajustes, e volto com os resultados!


Muitíssimo obrigado!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2014 12:56 #10 por krlos.eduardo lopes
A 3 meses tive que trocar as buchas da balança, pois estava jogando nas curvas, não pode estar faltando lubrificante. Com quase 60 mil ta dando problema do tudo kkk ela ta pedindo sua ir embora kkkkm

Ex factor 125 k 11/11 72 mil km
Atual fazer 250 15/15

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Ago 2014 11:59 #11 por henrique.rosa
Caros amigos,

Vim relatar a resolução do ocorrido.

1º - Sobre a suspensão dianteira. Como nosso amigo Ezequiel havia indicado, a troca apenas da Mola resolveu, gastei 22R$ no par. Apesar de um pouquinho trabalhoso, tive que desmontar parte da dianteira da moto.

2º - Sobre o barulho. Era algo muito mais fácil do que imaginava, o banco estava com uma pequena folga e conforme sentava, o couro da parte de baixo raspava no tanque. Desmontei, limpei ele todinho, verifiquei as borrachinhas que apoiam ele, dei uma "engrossada" nelas com 1 pedaço do fita isolante o que eliminou a folga. Além disso coloquei mais um pedaço de isolante na parte que estava raspando e acabou com o barulho.


Obrigado pela opinião e todos!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Ago 2014 14:46 #12 por ezenecon
Henrique, valeu pelo retorno!!! ;)

Às vezes o problema é tão simples que não conseguimos enxergar!!!

Neste final de semana, a moto do meu filho estava apresentando um barulho infernal de coisa solta na traseira. Fuçamos, verificamos, apertamos tudo o que poderia estar fazendo barulho e nada!!!!!

Já tinha verificado o aperto da contra-porca do esticador de corrente e estava bem apertado. De repente me deu um "estalo" e eu fui reconferir e ....... batata, a contra-porca estava apertada, mas a porca estava um pouco distante da chapinha do esticador, e ele é que vibrava fazendo o barulho!!!! Foi só soltar a contra-porca, reapertar a porca e a contra-porca e o barulho sumiu!!!! Ma daí já tinha se passado metade da manhã!!!! :blush: :blush: :angry: :angry: :angry: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: henrique.rosa

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Ago 2014 22:01 #13 por krlos.eduardo lopes
Pois é. Na minha era a balança que o cara não engraxou direito. Só 20 rDilma pra engraxar, só que aí descobri que a sapata estava trancada e foi mais 30 kkkk

Ex factor 125 k 11/11 72 mil km
Atual fazer 250 15/15
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: henrique.rosa

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Ago 2014 09:42 #14 por henrique.rosa
Ezequiel,

E como pensar as vezes em um detalhe tão minimo né? Certa feita o a porca da pedaleira do garupa afrouxou, por falta de atenção minha quando apertei ela na ocasião que tive que soldar o escape. E também era um barulho infernal, só fui descobrir quando levei minha namorada pra faculdade e ela reclamou que a pedaleira estava muito "estranha" quando fui ver ela estava ja meio solta para minha sorte a porca é auto-brocante e não caiu rsrs. Um simples aperto resolveu!


De toda forma obrigado a todos pela atenção dada à resolução deste pequeno problema :cheer: !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.229 segundos