Dúvida sobre regulagem da mistura ar + combustível

09 Nov 2012 10:25 - 09 Nov 2012 10:26 #1 por Lucas Mariano
E ai pessoal da Motoonline. E ai intrudeiros.

Meu nome é Lucas Mariano, sou de Uberlândia-MG e sou novato aqui no fórum.
Minha primeira moto foi adquirida em Abril/2012, uma Yes 2006/2007 (batida, coisa q eu fui notar depois - leigo é assim mesmo; primeira vez) e há exato 01 Mês eu fiz uma grande troca ... dei a Yes de entrada e adquiri uma Intruder 2008/2009 simplesmente perfeita, super conservada (e inclusive com baú). Nunca fui apaixonado por motos em geral, minha paixão sempre foi aquela Harley Davidson do Exterminador do Futuro; pra mim somente aquilo poderia se chamar moto, o resto seria risco de vida (coisas da cabeça dagente). Pois bem ... estou no caminho certo, comecei com a intruder q é no estilo e ainda chegarei na Harley.

Apresentações a parte, preciso tirar algumas dúvidas com o pessoal ...:

1º - Já li em vários tópicos sobre regular a rotação da marcha lenta para 1500. A minha está em 1000; se eu simplesmente aumentar para 1500 irá implicar negativamente no funcionamento da moto, ou até mesmo na economia? (ela está fazendo, em média, 40km/L)

2º - A segunda dúvida vai precisar duma foto dela q eu ainda não consegui colocar na net ... então a segunda questão farei depois.

PS.: Moderadores (Administradores); procurei por tópicos semelhantes e não encontrei, se já existir me indiquem o link por favor e podem apagar este tópico se for o caso.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Nov 2012 10:36 #2 por Patriarca

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Nov 2012 15:37 #3 por VENTANIA
Lucas, tudo bem.


O consumo irá aumentar muito pouco aumentando a rotação para 1500 giros. Eu se fosse voce, para obter um pouquinho mais de torque nas retomadas, aumentaria para 1200 giros no máximo.


Não tive intruder, mas CG que trabalha na mexma faixa de giros e 1500 eu acho que não precisa.


Na verdade não é torque qie irá ter a mais e sim uma resposta na aceleração mais rápida, nas trocas de marcha. É pouca coisa mas melhora, porque os giros não caem muito de uma marcha para outra.


Mas não espere um puts resultado com 200 giros a mais ein.

UM ABRAÇO A TODOS

RUY

SÃO PAULO - CAPITAL



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Nov 2012 21:04 #4 por Soueu
SEja bem vindo Lucas :)

Não sei o que especifica o fabricante quanto a marcha lenta. Mas, de ouvido dá para saber o que é excesso e o que é pouco.
Não há variação de consumo, visto que a partir do momento que se acelera e é o que ocorre a maior parte do tempo, são outras passagens de combustível e ar que são acionadas.
Prefiro manter a lenta um pouco acelerada para evitar que o motor morra em uma saída de sinal por exemplo.


veja :
www.motonline.com.br/regulando-carburado...especie-em-extincao/

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Nov 2012 21:54 - 09 Nov 2012 22:54 #5 por ezenecon
Caro amigo Lucas, bem vindo ao Motonline!!!


Ao contrário do amigo Ventania, eu tenho uma intruder igual a sua (2008/2009) que comprei zero (em 2010) e já está com + de 100 mil km rodados, e posso te dizer com certeza que a marcha lenta dela deve estar sim em 1.500 rpm, e te digo o porque:

- O farol da intruder é alimentado pela bateria e não direto pelo magneto com nas CG's (vc pode verificar que, na marcha lenta o farol não fica variando como nas CG's), por isso necessita de estar sempre carregando, sob pena de prejudicar sua bateria.

- O aumento do consumo é irrisório e não compensa o desgaste da bateria, pois ele só é (um pouco) maior quando vc está parado (num farol, por ex.).

- Com a marcha lenta em 1.000 rpm, se vc tussir, ela morre, e aí é nova partida. Ou então tem que ficar "dando toques" no acelerador para a moto não morrer, o que acaba gastando mais.


Isso de deixar com 1000 rpm, é coisa de mecânico cegeseiro. No manual diz 1.500 rpm. Eu mesmo já briguei com vários mecanicos para deixar a minha com 1.500 rpm.

Até na minha Fazer, que no manual diz 1.400 +-100 rpm, deixaram com 1.000 e ela ficava morrendo toda hora, o que me deixou muito preocupado porque comprei a moto num leilão e não pude nem ligar a moto e achei que ela estava com problemas na I.E. Foi só ajustar par 1.400 rpm que a moto deixou de morrer e não parece que está acelerada demais não.

Pode deixar a sua nos 1.500 cravados que vc vai sentir a diferença (e não vai ser no bolso) ;)

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Nov 2012 22:32 #6 por piccoli
Com motor quente, mantenha o farol da moto ligado e regule a lenta para exatos 1.500 RPM. Este é o ponto ideal para Yes e Intruder.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Nov 2012 07:38 #7 por Lucas Mariano

Soueu escreveu: SEja bem vindo Lucas :)

veja :
www.motonline.com.br/regulando-carburado...especie-em-extincao/


Rapaz, esse link vai me orientar, com certeza ... vlw mto.

Todo mundo q respondeu, vlw mto tb ... além da ajuda nesta dúvida eu consultei bastante esse site antes de adquirir a intruder (Inclusive o piccoli e o ezenecon me passaram mta confiança qto a intruder do tanto q eles "rasgam" elogios em relação a motinha).

Mas então, voltando mais uma vez na dúvida ... eu não possuo a ferramenta modificada pra alterar o parafuso do ar; então se eu aumentar a aceleração a diferença vai ser pequena mesmo! (to tão apegado à "tudinha" q quero fazer tudo tentando manter bastante consciencia).

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Nov 2012 10:58 #8 por ezenecon

Lucas Mariano escreveu:

Soueu escreveu: SEja bem vindo Lucas :)

veja :
www.motonline.com.br/regulando-carburado...especie-em-extincao/


Rapaz, esse link vai me orientar, com certeza ... vlw mto.

Todo mundo q respondeu, vlw mto tb ... além da ajuda nesta dúvida eu consultei bastante esse site antes de adquirir a intruder (Inclusive o piccoli e o ezenecon me passaram mta confiança qto a intruder do tanto q eles "rasgam" elogios em relação a motinha).

Mas então, voltando mais uma vez na dúvida ... eu não possuo a ferramenta modificada pra alterar o parafuso do ar; então se eu aumentar a aceleração a diferença vai ser pequena mesmo! (to tão apegado à "tudinha" q quero fazer tudo tentando manter bastante consciencia).


É isso aí!!! Nós estamos aqui para ajudar!!!

Se vc conhecesse minha família vc teria mais certeza da resistência da Intruder!!!

É só não descuidar da manutenção periódica e vc terá uma companheira fiel por muitos km!!!!!!

A minha me acompanhou por 95 mil km em 2,5 anos. Agora está com meu filho que pesa 134 kg, e ainda carrega garupa e já começou a participar dos Bate-volta do Bando, e a intrudinha vai que vai!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Nov 2012 11:45 #9 por Soueu
"...eu não possuo a ferramenta modificada pra alterar o parafuso do ar..."

Se a gente se dispõe a fazer as manutenções básicas de nossos veículos, o que é muito bom e racional, o ideal é adquirir o ferramental necessário e adequado. O custo é pouco e os resultados são positivos.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2012 22:37 #10 por Deee_Carlos
O parafuso para mudar a rotação é o do lado do carburador e não precisa de ferramenta especial, as vezes regulo a rotação da minha yes com o dedo mesmo no meu do trânsito no farol vermelho.

Agora a mistura do ar você pode pegar uma chave de fenda da menor que tiver cerrar ela e depois faz a ponta em um concreto ou amolador de faca ... coloca no parafuso debaixo do carburador e regular.

Regularem do parafuro da mistura em 2.75 voltas, feche todo o parafuso e depois abra as 2.75 voltas, não precisa está com a moto ligada.

Suzuki Yes 2008 Preta + vela iridium, misturmax, giclê ybr 2002 baixa, CDI Digital Sem Limite, relação 15x43.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Nov 2012 18:47 #11 por Correa
Como dito anteriormente,

Uma coisa é regular a marcha lenta, isso se faz naquele parafuso de cabeça grande e serrilhada que fica no lado do carburador e que tem uma mola para retê-lo.

Regular a mistura é outra coisa, requer um pouco mais de conhecimento do funcionamento da moto e da sensibilidade de quem está regulando, pode ser feito com um daqueles "nipes" de chaves intercambiáveis por intermédio de um parafuso que não aparece e que fica na junção da cuba e o corpo do carburador, dentro de uma sede e virado para baixo. Existem tópicos falando sobre a regulagem da mistura.

A marcha lenta deve ser regulada com o farol alto ligado, geralmente motos de um cilindro ficam com a marcha lenta entre 1200 e 1500 RPM, motos dois cilindros a lenta fica entre 1000 e 1200 RPM e as motos de quatro cilindros entre 800 e 1000 RPM.
A rotação varia por causa de vários fatores, desde a temperatura ambiente, da mistura até a umidade relativa do ar, mas nada que comprometa substancialmente o consumo ou desempenho da moto..

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.128 segundos