ligando motor da yes com segurança

23 Fev 2012 20:34 #1 por maxrydle
Quantos de vocês ao ligarem o motor da yes com ela engrenada
não tomou um susto ou quase caiu ou deixou a moto cair? comigo várias vezes até
ja aconteceu do fusível principal de 15A se queimar.



Pensando nestes imprevistos e por ser técnico em eletrônica e gostar muito
de mecânica fiz análise do esquema elétrico e consegui a solução do problema, resolvendo-o de forma simples e que
já esta a 2 meses funcionando na minha moto Yes 2005.



Se mantiveram o padrão de fábrica nos modelos posteriores a
cablagem e código de cores dos fios da parte elétrica, vou tentar passar para
vocês de forma simples a solução encontrada. Se for complicado para quem é
leigo no assunto, estou à disposição para ajudá-los.



Caminho a seguir:



Debaixo do tanque de combustível e acima do cabeçote do
motor tem alguns conectores sendo que dois deles são do sensor de marchas, um
com varias vias(ligações) e outro simples com apenas uma via e com o fio da cor azul, este fio vai ate o
sensor de marchas que faz o chaveamento a terra para que a lâmpada de neutro
acenda.



Descasquem o fio azul qualquer lado do conector (mantê-lo
sempre conectado), amarre um fio de uns 70cm e passe a outra ponta por debaixo
do tanque até próximo ao relé de partida que se encontra debaixo do assento.este
rele tem dois terminais tipo parafuso que vai ao motor de partida e mais dois
fios que são a alimentação(energização)da bobina do relé,um destes tem cor
cinza com uma listra vermelha (terra/negativo da bobina), cortem-no a uns 3cm
do rele e liguem-no ao fio adicionado e pronto o problema está solucionado.



Explicação técnica: o
fio do relé que foi cortado, era o aterramento da bobina do mesmo que
agora será comandada pelo sensor de marchas que ao ser chaveada (comutada),quando
(cambio em neutro) passa a aterrar a lâmpada indicadora de neutro que também aterrará
o rele de partida, somente nesta
condição, ao se dar a partida(start) o motor da sua yes funcionara .



Obs: sabendo que a chave interna do sensor de marchas
suporta a corrente da lâmpada do neutro de 2w ou 166ma, por precaução e para
que a chave trabalhe com perfeita condição elétrica troquei a lâmpada por um led de consumo de 20ma+55ma do consumo
da bobina do rele de partida.assim a chave trabalhara sem sobrecarrega-la com
corrente em demasia.

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25 Fev 2012 08:43 #2 por marcelommm3
Dica interessante!

A minha Intruder tem um sensor no descanso, que se estiver baixo, a moto não liga engatada em hipótese nenhuma...

Se fizer um trabalho desse com imagens irá encorajar os menos entendidos de eletrônica a fazer o procedimento.

Abs



marcelommm32012-02-25 10:44:21

Se um revólver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica...

Intruder 250/99

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