Duvida sobre nivel de aquecimento do motor YES 125

23 Jun 2011 15:41 #1 por japoreba
Tenho uma yes 125 2009, e há alguns dias fiz o maceto do tubo seguindo todo o tutorial daqui do forum.
Só que comecei a notar que o motor parece aquece muito mais rápido e bem mais que antes.
Uns exemplos que posso dar é que de manhã sempre deixo ela esquentando um pouco antes de sair e ficava coisas de uns 2 minutos esperando e mesmo assim nesse periodo o motor ficava numa temperatura que ainda permitia por a mão sobre ele. E agora além de esquentar num periodo menor, ele fica numa temperatura bem mais alta.
Um outro exemplo é quando vou ao trabalho, no qual percorro coisa de uns 4km para ir e voltar, consigo sentir o calor a mais no motor na minha perna quando paro para estacionar.
Daí minha duvida se esse aumento de temperatura é normal para quem fez o macete do tubo. Porque estou meio receoso da moto poder estar sofrendo sobreaquecimento.
Ps.: Teve uma vez que retornei a agulha do pistonete a posição original e a temperatura parecia que tinha voltado ao que era no inicio, mas me pareceu que a moto começou a consumir mais combustivel, então modifiquei a regulagem da agulha de novo a posição recomendada no tutorial.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jun 2011 16:02 #2 por Ferreira1917
Neste caso a temperatura é uma referência muito relativa. No lugar da temperatura verifique a rotação do motor, pois é o único processo de aquecimento e pode ser lido no painel da moto, no lugar de apenas sentir a temperatura. E diga também se isso ocorre com o afogador puxado ou não.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jun 2011 17:44 #3 por ezenecon
Quando se emprobrece a mistura, é normal o motor esquentar mais mesmo. Só não pode esquentar demais, pois fura o pistão.

Só pelo seu relato, eu digo que vc andava com a moto sem atingir a temperatura correta de funcionamento, pois se fosse atingido, vc não põe a mão no motor. Fique de olho é na vela, que deve estar com a coloração de tijolo. /se estiver esbranquiçada, está muito pobre, e se estiver preta, muito rica.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jun 2011 23:02 #4 por japoreba
Devia mesmo ser algum erro de regulagem da lenta aqui, só que essa diferença no rpm apareceu só quando eu tive que dar uma saída pra comprar algumas coisas onde eu percebi a moto mais acelerada quando parei pra abrir o portão. Daí aproveitei pra diminuir pros 1500rpm sendo que nessa hora devia estar em uns quase 2000rpm. Mas agora parece que a coisa se normalizou aqui.
Bom ainda sou um iniciante nessa parte de dar manutenção em moto, sendo que esta é a minha primeira e estou tentando ao máximo aprender a mexer nela.
Vou ficar de olho nessa parte da coloração da vela também até chegar no ponto ideal da mistura aqui.
Obrigado pelas respostas

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jun 2011 07:00 #5 por Mauricio
Japoreba, o macete do tubo realmente "empobrece" a mistura, e mistura com mais ar faz o motor aquecer mais rápido. mistura com mais combustível faz o motor aquecer mais devagar, pq o combustível "absorve" o calor. se existir excesso, isso pode até esfriar o motor o suficiente a ponto de o motor "morrer". ;)

portanto não tem nada de errado, é só uma questão de ajuste fino da lenta/mistura mesmo.

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jun 2011 20:40 #6 por Paulo Brunkow
Então... fiz o macete do tubo na minha Yes a mais ou menos umas 6 semanas, de cara percebi que ela ficou mais esperta em acelerações e retomadas de baixa rotação, o consumo melhorou um pouco, era de 28 por litro e no ultimo abastecimento foi para 29, quando fiz o macete verifiquei a vela e ela estava esbranquiçada, no próximo final de semana vou verificar ela novamente. Também percebi que ela esquentava mais rápido e agora está demorando um pouco mais para esquentar, mas ela está muito boa. Abraços.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.139 segundos