De vez em quando é bom dar umas esticadas a 8 mil rpm e alterne as rotações. Esse motor da YES/Intruder precisa de rotação. Ele é superquadrado, ou seja, tem o diâmetro do pistão maior que seu curso, o que privilegia as rotações em detrimento do torque em baixa.
Não ande numa só rotação, mesmo que baixa. Troque o óleo e filtro a cada 500 km nos primeiros mil km. E não se esqueça de fazer o quanto antes o "macete do tubo" amplamente descrito neste fórum.
Respaldo que não aceite conselhos dos Hondeiros (eu tenho uma Honda 350) porque os motores são completamente diferentes (o da Titan é subquadrado) e o amaciamento também.
Procure pegar um pouco de estrada também, alternando entre 80 e 100 km/h.
O segredo é alternar as rotações, cuidar de lubrificação e temperatura.
Se vc perguntar para 3 pessoas diferentes vc ouvirá 3 sugestões diferentes. Siga o que o manual diz (rotações limites para determinada km) e vc terá uma moto amaciada de forma correta poupando vc de gastos absurdos de combustível e manutenções precipitadas.
não tem problema eu amaciar a moto em rodovia se eu respeitar o que o manual diz. tipo, naum manter velocidade constante por muito tempo, nem rotação constante, variar sempre. É que eu vou pegar provavelmente no final do mês ou inicio do mês que vem, e ja vou ir pra praia com ela. 130 km, não é muito. Ja fui de biz pra praia. de biz eh meio cansativo, por que ela eh muito fraca de motor, ai cansa demais. mas com a yes acho que vai sar tranquilo.
Antes de pegar a estrada faça um revisão visual vc mesmo vendo parafusos ou porcas suspeitas de estarem mal apertadas.
Verifique se a lenta esta em 1500 rpms ou próximo dela (a minha veio oscilando e ficava em quase 2000 rpm) caso esteja errado ajuste-a para que fique correta.
Verifique a calibragem dos pneus para um melhor conforto na viagem assim como durabilidade dos pneus.
Coloque gasolina de boa procedência.
rockenbach,
a questão mais preocupante realmente é a referente à segurança.
O pjunior já levantou essa questão e minha recomendação é a mesma!
De preferência, viaje na companhia de outro(s) motociclista(s) experiente(s) e paciente(s).
Como a moto vai ter acabado de sair da concessionária, todo cuidado é pouco, pois, ela pode ter sido montada de maneira imprecisa e você só irá descobrir se sim ou se não com muita observação e cautela durante o período de amaciamento.
Rode com ela uns dias em sua cidade, pegue pequenos trechos de estrada antes de fazer uma viagem mais longa. Tenha toda a certeza de que vão aparecer pequenas incorreções de montagem. Isso é comum.
Se vc perguntar para 3 pessoas diferentes vc ouvirá 3 sugestões diferentes. Siga o que o manual diz (rotações limites para determinada km) e vc terá uma moto amaciada de forma correta poupando vc de gastos absurdos de combustível e manutenções precipitadas.
[]'s Parabéns pela moto e boa sorte.
O manual é exagerado e o ideal é aumentar um pouco as rotações sim. Sou motociclista/motorista muito experiente e conhecedor de mecânica e sei o que digo. Só não se deve abusar. Pode esticar tranquilamente até 8 mil RPM DE VEZ EM QUANDO nos primeiros Mil KM e depois pode ir até os 10 mil rpm. Se seguir o manual a moto fica xoxa. A minha tá com 20 mil km e querendo mais.
Suzuki YES tem que ser assim. Titan é um pouco diferente, já a XLX nem pensar de passar 5000 RPM antes de 2000 KM rodados.abduzido39430,5653240741
abduzido, o lance do manual é q ele tem q prevenir mesmo. esticar aos 8.000rpm pode antes dos 1.000km sim. eu fiz isso. mas só quando tava chegando nos 900km rodados. mas nada de esticar a 8.000 com 10km de uso né?
poder mudar um pouco o amaciamento pode. o que precisa é bom senso. por isso o manual "nivela por baixo" e o mais seguro é seguir ele mesmo.
Mauricio, o Mala.
Fã de teorias absurdas.
O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)
O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!
Eu tirei a minha YES da agência com 1km rodado numa cidade a 22 quilometros de casa, peguei a estrada a uns 3km da agência com minha mulher na garupa e fui nuns 60-80 KM/H até em casa, uns 5 a 8 mil rpm. E depois disso foi estrada todos os dias, sempre com muita atenção à temperatura. A moto continua ótima, andando muito e gastando pouco.
Todos os meus veículos, carros e motos, amaciei na estrada desde zero pois viajo muito. Sempre com o cuidado de não ultrapassar 70/80% da rotação total (os 8000 na YES) e alternando rotação, sempre deu certo. Só na Sahara e na XLX que não pode de de jeito nehum passar dos 5000 RPM nos primeiros 2000 KM, por causa das tolerâncias entre camisa/pistão.
Mas realmente é bom nos primeiros 500 km ter mais cuidado com as rotações, sem a paranóia do manual. Dos 500 aos 1000 dá pra dar pequenas esticadas até 8000 rpm.abduzido39430,7465509259