EU TO COM UMA DÚVIDA SOBRE A CALIBRAGEM DOS PNEUS, EU CALIBRO OS PENUS A CADA 5 DIAS NEM ISSO, E SEMPRE COLOCO 25 DIANT E 30 TRAS (ANDO SEM GARUPA NA MAIOR PARTE DO TEMPO) E SEMPRE QUANDO VOU RECALIBRAR OS PNEUS ESTÃO COM MENOS PRESSÃO, TIPO UMAS 2 LIBRAS A MENOS EM CADA PNEU, EU SEI QUE A PRESSÃO TEM A VER COM A TEMPERATURA DELES E TALZ, MAS INFLUENCIA TANTO ASSIM A PONTO DE BAIXAR 2 LIBRAS???
OUTRA COISA É QUANDO EU VOU TIRAR A MANGUEIRA, TENTO TIRAR O MAIS RÁPIDO POSSIVEL COM A ALAVANCA DA PONTEIRA PRESSIONADA, MAS SEMPRE PARECE QUE ESCAPA UM POUCO DE AR... TEM ALGUMA DICA PRA NÃO PERDER PRESSÃO QUANDO VAI TIRAR A MANGUEIRA DO VENTIL???
A queda de pressão é normal, por isso a necessidade de se fazer a calibragem a cada semana (vide manual).
Sobre a retirada do bocal do compressor perguntei ao meu irmão (borracheiro), ele falou que isso não é muito significante, já que o que vaza é muito pouco (pois está com pressão na hora da retirada).
Porém tente tirar o mais rápido possível para evitar uma maior perda.
Lembrando que o ar que vaza ao retirar o bocal é metade do pneu e metade do próprio bocal (por isso, de acordo com ele, a quantidade de ar não faz diferença).
Agora, sobre a perda de 2 libras, como não é carro me parece ser muito, talvez você seja um pouco pesado (essa calibragem 25/frente 30/traseira confere com o manual?)
Vá em um borracheiro (ou concessionária) peça para desmontar os pneus e refazer tudo (com uma boa dose de vaselina para selar).
GuilhermeRS escreveu: EU TO COM UMA DÚVIDA SOBRE A CALIBRAGEM DOS PNEUS, EU CALIBRO OS PENUS A CADA 5 DIAS NEM ISSO, E SEMPRE COLOCO 25 DIANT E 30 TRAS (ANDO SEM GARUPA NA MAIOR PARTE DO TEMPO) E SEMPRE QUANDO VOU RECALIBRAR OS PNEUS ESTÃO COM MENOS PRESSÃO, TIPO UMAS 2 LIBRAS A MENOS EM CADA PNEU, EU SEI QUE A PRESSÃO TEM A VER COM A TEMPERATURA DELES E TALZ, MAS INFLUENCIA TANTO ASSIM A PONTO DE BAIXAR 2 LIBRAS???
OUTRA COISA É QUANDO EU VOU TIRAR A MANGUEIRA, TENTO TIRAR O MAIS RÁPIDO POSSIVEL COM A ALAVANCA DA PONTEIRA PRESSIONADA, MAS SEMPRE PARECE QUE ESCAPA UM POUCO DE AR... TEM ALGUMA DICA PRA NÃO PERDER PRESSÃO QUANDO VAI TIRAR A MANGUEIRA DO VENTIL???
ABRAÇOS A TODOS
No manual da Yes consta a seguinte informação e no próprio selo que tem no protetor de corrente diz:
Eu como ando com garupa nos finais de semana, uso 36 psi traseiro, mas atenção: se você não for carregagar garupa não fique colocando 36 psi, pois a moto irá derrapar nas freadas mais bruscas. Em dia de chuva é de lei. Eu falo isso por experiência própria.
TIPO, EU TENHO A TRUDI, PESO UNS 90KG, CALIBRO COM 30 PSI NA TRAS E 25 DIANT... ANDO MTO POUCO COM GARUPA... NÃO GOSTO DO PNEU MTO CHEIO, ALEM DE PERDER ADERENCIA ELE DESGASTA SÓ NO MEIO E DEIXA A MOTO MTO DURA...
CLARO QUE NÃO, QUEM É QUE FAZ ISSO???? NEM SABIA DESSA... UAHAUHAUHAUHA
O PNEU JAH É FEITO PRA RODAR NUMA PRESSÃO X POR SER AQUELA DE MAIOR ADERENCIA E MELHOR RENDIMENTO, AI O MAGRÃO VAI LÁ E DEIXA COM 10 LIBRAS O PNEUZINHO VÉIO TODO CALVO SÓ PRA DA MAIS ADERENCIA????
Guilherme, o pessoal da antiga fazia isso, esvaziar o pneu quando chovia, pois pensavam que assim o pneu iria aderir mais no chão molhado. Esqueciam que o pneu murcho diminui o tamanho das ranhuras que servem para sugar a água do piso. Muitos tombos foram provocados por essa idéia absurda.Eu ouvi está história pela primeira vez início dos anos 70, quando comecei andar de moto, mas nunca cometi tal absurdo. Perder 2 libras em uma semana é mais que normal, só se lembre de calibrar os pneus frios. De resto siga o manual, não importando quantos quilos tenha o piloto. Um grande abraço a todos os irmãos.
YES 2006 Azul - Rio de Janeiro
Alone On Road MG
Só temos uma regra, não ter regras.
Oloco 2 libras é totalmente normal, nada fora do padrao ..
E tipo .. apressao trazeira é 33 SEM garupa e nao 30 como dito..
com garupa é 36 ... a dianteira 29 !!
Deixa eu perguntar uma coisinha ....
tipo o pneu originar da Yes é o 90/90 .. eu troquei o meu pelo 90/100 da mesma marca do original (por sinal é otimo .. mto melhor que o 90/90) e sempre continuei calibrando com 33 psi ... to fazendo errado ou certo !??
Abraçoss
Yamaha XTZ 250X - Sem palavras para descrever como é !!
"Para quem tem não é necessário explicar; Para quem não tem, nem adianta tentar explicar"
Rdfreitas, errado, errado nao está nao ... mas acredito que 35psi traseira somente para voce, dependendo da posiçao da suspensao deve ficar um pouco duro, experimenta 33psi ....
Abraços !!
Yamaha XTZ 250X - Sem palavras para descrever como é !!
"Para quem tem não é necessário explicar; Para quem não tem, nem adianta tentar explicar"
eu sempre espeto a mangueira duas vezes, pelo menos, no bico dos pneus...
experimentem fazer isso... vão perceber que o mesmo calibrador que acaba de encher seu pneu com a pressão que vc marcou, vai mostrar pelo menos uma libra a menos, na segunda espetada...
Sobre o peso para começar a considerar como moto carregada, 75 kg é considerado o peso médio para uma pessoa. Se uma pessoa pesa 120 kg, então já pode calibrar pneus e suspensão traseira para 2 pessoas. Então, é uma questão de bom senso: a pessoa pesa 100 kg?, não está nos dois limites? use pressão de uma libra a mais, no pneu traseiro, o que representa 30 libras na Intruder, e 34 na Yes.
Lembro a todos que estão trocando informações aqui, que observem de que moto está se falando. O Rdfreitas, por exemplo, está usando a pressão indicada para a Yes, e não para a Intruder. O pneu dianteiro da Intruder deve levar 25 libras, independente de quantas pessoas... e o traseiro, para o caso dele, deveria ficar em 33, já dentro da faixa de peso de 2 pessoas. Se levar garupa, aí sim, talvez 34 ou 35, não mais que isso.
O JD tem razão: o simples fato de retirar a mangueira de pressão e colocá-la novamente leva a uma perda de ar que diminui a pressão. Nem esquentem com isso, coloquem a pressão indicada e pronto.
Para a Intruder 125, não recomendo colocar mais que 25 na dianteira e 29 na traseira, independente do peso da(s) pessoa(s).
Porque não está no manual dela, mas a Intruder usa os pneus Mandrake da Pirelli que são muito duros, a moto vira um banco de praça se colocar 33 na roda traseira. Nunca coloquei mais que a pressão só com piloto em qualquer moto que tive, e as motos sempre firmes, e os pneus com muita longevidade.
Lembrem-se de que toda pressão indicada em manual leva em consideração asfalto liso, coisa que não existe mais nas nossas ruas.
Como compensação, os pneus Pirelli duram um absurdo, a minha Trudi está a caminho de 10 mil Km e o pneu traseiro está bem longe do fim. Tive uma Intruder 250 que o mesmo pneu Mandrake traseiro durou 20 mil Km rodados.