DÚVIDA AO CALIBRAR OS PNEUS

09 Dez 2007 21:06 #1 por GuilhermeRS
EU TO COM UMA DÚVIDA SOBRE A CALIBRAGEM DOS PNEUS, EU CALIBRO OS PENUS A CADA 5 DIAS NEM ISSO, E SEMPRE COLOCO 25 DIANT E 30 TRAS (ANDO SEM GARUPA NA MAIOR PARTE DO TEMPO) E SEMPRE QUANDO VOU RECALIBRAR OS PNEUS ESTÃO COM MENOS PRESSÃO, TIPO UMAS 2 LIBRAS A MENOS EM CADA PNEU, EU SEI QUE A PRESSÃO TEM A VER COM A TEMPERATURA DELES E TALZ, MAS INFLUENCIA TANTO ASSIM A PONTO DE BAIXAR 2 LIBRAS???

OUTRA COISA É QUANDO EU VOU TIRAR A MANGUEIRA, TENTO TIRAR O MAIS RÁPIDO POSSIVEL COM A ALAVANCA DA PONTEIRA PRESSIONADA, MAS SEMPRE PARECE QUE ESCAPA UM POUCO DE AR... TEM ALGUMA DICA PRA NÃO PERDER PRESSÃO QUANDO VAI TIRAR A MANGUEIRA DO VENTIL???

ABRAÇOS A TODOS

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Dez 2007 21:56 #2 por Neeo
Respondido por Neeo no tópico DÚVIDA AO CALIBRAR OS PNEUS
A queda de pressão é normal, por isso a necessidade de se fazer a calibragem a cada semana (vide manual).

Sobre a retirada do bocal do compressor perguntei ao meu irmão (borracheiro), ele falou que isso não é muito significante, já que o que vaza é muito pouco (pois está com pressão na hora da retirada).

Porém tente tirar o mais rápido possível para evitar uma maior perda.

Lembrando que o ar que vaza ao retirar o bocal é metade do pneu e metade do próprio bocal (por isso, de acordo com ele, a quantidade de ar não faz diferença).

Agora, sobre a perda de 2 libras, como não é carro me parece ser muito, talvez você seja um pouco pesado (essa calibragem 25/frente 30/traseira confere com o manual?)

Vá em um borracheiro (ou concessionária) peça para desmontar os pneus e refazer tudo (com uma boa dose de vaselina para selar).

Abraços, meus e do meu irmão.

Allan Christian :: Neeo

Jacareí - São Paulo



Yes 07/08 Prata :: Yasmin

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Dez 2007 22:52 #3 por GuilhermeRS
Respondido por GuilhermeRS no tópico DÚVIDA AO CALIBRAR OS PNEUS
O MANUAL MANDA 25 DIANT SEMPRE, E 29 TRAS (SEM GARUPA) E 33 TRAS (COM GARUPA) COMO EU REALMENTE SOU UM POUCO PESADO

COLOCO 30 PSI, MAS AS VEZES ENTRE UMA CALIBRAGEM E OUTRA LEVO GARUPA, DAI A PERDA DE PRESSÃO TALVEZ...

VLW KRA, BRIGADÃO

ABRAÇOS A VCS TB...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Dez 2007 01:32 #4 por betotecno
Respondido por betotecno no tópico DÚVIDA AO CALIBRAR OS PNEUS

GuilhermeRS escreveu: EU TO COM UMA DÚVIDA SOBRE A CALIBRAGEM DOS PNEUS, EU CALIBRO OS PENUS A CADA 5 DIAS NEM ISSO, E SEMPRE COLOCO 25 DIANT E 30 TRAS (ANDO SEM GARUPA NA MAIOR PARTE DO TEMPO) E SEMPRE QUANDO VOU RECALIBRAR OS PNEUS ESTÃO COM MENOS PRESSÃO, TIPO UMAS 2 LIBRAS A MENOS EM CADA PNEU, EU SEI QUE A PRESSÃO TEM A VER COM A TEMPERATURA DELES E TALZ, MAS INFLUENCIA TANTO ASSIM A PONTO DE BAIXAR 2 LIBRAS???

OUTRA COISA É QUANDO EU VOU TIRAR A MANGUEIRA, TENTO TIRAR O MAIS RÁPIDO POSSIVEL COM A ALAVANCA DA PONTEIRA PRESSIONADA, MAS SEMPRE PARECE QUE ESCAPA UM POUCO DE AR... TEM ALGUMA DICA PRA NÃO PERDER PRESSÃO QUANDO VAI TIRAR A MANGUEIRA DO VENTIL???

ABRAÇOS A TODOS



No manual da Yes consta a seguinte informação e no próprio selo que tem no protetor de corrente diz:

29 psi dianteiro
33 psi traseiro s/ garupa
36 psi traseiro c/ garupa.

Eu como ando com garupa nos finais de semana, uso 36 psi traseiro, mas atenção: se você não for carregagar garupa não fique colocando 36 psi, pois a moto irá derrapar nas freadas mais bruscas. Em dia de chuva é de lei. Eu falo isso por experiência própria.

Abraços

Carlos

Atuais: Yamaha Fazer 250 Preta 2010.

Anterior: Suzuki Yes 125 Preta 2007.

São Vicente - SP



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPRO PEÇAS USADAS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Dez 2007 10:34 #5 por HeryckDM
Respondido por HeryckDM no tópico DÚVIDA AO CALIBRAR OS PNEUS
mas e a galega que pesa 90kg+?
na boa um cara de 100kg conta como moto garupada...

Mossoró - RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Dez 2007 10:52 #6 por suzukiyes08
Respondido por suzukiyes08 no tópico DÚVIDA AO CALIBRAR OS PNEUS
O PNEU DESCALIBRA SIM,

2 LIBRAS É ACEITAVEL,

ALIÁS, SE NAO ABAIXASSE A PRESSÃO, NÃO PRECISARIA CALIBRAR TODA SEMANA

E O AR QUE VAZA É O QUE ESTA NA MANGUEIRA!



ESTA TUDO NORMAL!!!!

1° moto = SUZUKI YES PRATA 2008

2° moto = SUZUKI YES PRATA 2010



SANTO ANDRÉ - SP – BR



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Dez 2007 11:53 #7 por GuilhermeRS
Respondido por GuilhermeRS no tópico DÚVIDA AO CALIBRAR OS PNEUS
TIPO, EU TENHO A TRUDI, PESO UNS 90KG, CALIBRO COM 30 PSI NA TRAS E 25 DIANT... ANDO MTO POUCO COM GARUPA... NÃO GOSTO DO PNEU MTO CHEIO, ALEM DE PERDER ADERENCIA ELE DESGASTA SÓ NO MEIO E DEIXA A MOTO MTO DURA...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Dez 2007 12:42 #8 por HeryckDM
Respondido por HeryckDM no tópico DÚVIDA AO CALIBRAR OS PNEUS
mas você não é daqueles que esvazia pneu na chuva não ne?

Mossoró - RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Dez 2007 20:30 #9 por GuilhermeRS
Respondido por GuilhermeRS no tópico DÚVIDA AO CALIBRAR OS PNEUS
CLARO QUE NÃO, QUEM É QUE FAZ ISSO???? NEM SABIA DESSA... UAHAUHAUHAUHA

O PNEU JAH É FEITO PRA RODAR NUMA PRESSÃO X POR SER AQUELA DE MAIOR ADERENCIA E MELHOR RENDIMENTO, AI O MAGRÃO VAI LÁ E DEIXA COM 10 LIBRAS O PNEUZINHO VÉIO TODO CALVO SÓ PRA DA MAIS ADERENCIA????


AU8HAUY8HAU8AHUAHUAH


CADA UM HEIN....

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2007 01:25 #10 por Ivan RJ
Respondido por Ivan RJ no tópico DÚVIDA AO CALIBRAR OS PNEUS
Guilherme, o pessoal da antiga fazia isso, esvaziar o pneu quando chovia, pois pensavam que assim o pneu iria aderir mais no chão molhado. Esqueciam que o pneu murcho diminui o tamanho das ranhuras que servem para sugar a água do piso. Muitos tombos foram provocados por essa idéia absurda.Eu ouvi está história pela primeira vez início dos anos 70, quando comecei andar de moto, mas nunca cometi tal absurdo. Perder 2 libras em uma semana é mais que normal, só se lembre de calibrar os pneus frios. De resto siga o manual, não importando quantos quilos tenha o piloto. Um grande abraço a todos os irmãos.

YES 2006 Azul - Rio de Janeiro
Alone On Road MG
Só temos uma regra, não ter regras.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2007 07:09 #11 por arthurbonilha
Respondido por arthurbonilha no tópico DÚVIDA AO CALIBRAR OS PNEUS
Oloco 2 libras é totalmente normal, nada fora do padrao ..
E tipo .. apressao trazeira é 33 SEM garupa e nao 30 como dito..
com garupa é 36 ... a dianteira 29 !!
Deixa eu perguntar uma coisinha ....
tipo o pneu originar da Yes é o 90/90 .. eu troquei o meu pelo 90/100 da mesma marca do original (por sinal é otimo .. mto melhor que o 90/90) e sempre continuei calibrando com 33 psi ... to fazendo errado ou certo !??

Abraçoss

Yamaha XTZ 250X - Sem palavras para descrever como é !!

"Para quem tem não é necessário explicar; Para quem não tem, nem adianta tentar explicar"

Osvaldo Cruz - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2007 07:29 #12 por rdfreitas
Respondido por rdfreitas no tópico DÚVIDA AO CALIBRAR OS PNEUS
Eu tenho uma intruder e peso 120kg (bem distribuídos ) eu uso normalmente a calibragem de 35 traseiro e 29 dianteiro.

Estou errado?

RAFAEL D. FREITAS
Nosferatu M.C. - Americana SP
_______________________
Atualmente: CB 450 Dx 1992

Anterior: Fazer 250 2008, Mirage 250cc 2011, Twister 2002 e Intruder 2005

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2007 08:25 #13 por arthurbonilha
Respondido por arthurbonilha no tópico DÚVIDA AO CALIBRAR OS PNEUS
Rdfreitas, errado, errado nao está nao ... mas acredito que 35psi traseira somente para voce, dependendo da posiçao da suspensao deve ficar um pouco duro, experimenta 33psi ....

Abraços !!

Yamaha XTZ 250X - Sem palavras para descrever como é !!

"Para quem tem não é necessário explicar; Para quem não tem, nem adianta tentar explicar"

Osvaldo Cruz - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2007 08:44 #14 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico DÚVIDA AO CALIBRAR OS PNEUS
eu sempre espeto a mangueira duas vezes, pelo menos, no bico dos pneus...


experimentem fazer isso... vão perceber que o mesmo calibrador que acaba de encher seu pneu com a pressão que vc marcou, vai mostrar pelo menos uma libra a menos, na segunda espetada...


Sobre o peso para começar a considerar como moto carregada, 75 kg é considerado o peso médio para uma pessoa. Se uma pessoa pesa 120 kg, então já pode calibrar pneus e suspensão traseira para 2 pessoas. Então, é uma questão de bom senso: a pessoa pesa 100 kg?, não está nos dois limites? use pressão de uma libra a mais, no pneu traseiro, o que representa 30 libras na Intruder, e 34 na Yes.


Lembro a todos que estão trocando informações aqui, que observem de que moto está se falando. O Rdfreitas, por exemplo, está usando a pressão indicada para a Yes, e não para a Intruder. O pneu dianteiro da Intruder deve levar 25 libras, independente de quantas pessoas... e o traseiro, para o caso dele, deveria ficar em 33, já dentro da faixa de peso de 2 pessoas. Se levar garupa, aí sim, talvez 34 ou 35, não mais que isso.


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2007 09:33 #15 por piccoli
Respondido por piccoli no tópico DÚVIDA AO CALIBRAR OS PNEUS
O JD tem razão: o simples fato de retirar a mangueira de pressão e colocá-la novamente leva a uma perda de ar que diminui a pressão. Nem esquentem com isso, coloquem a pressão indicada e pronto.
Para a Intruder 125, não recomendo colocar mais que 25 na dianteira e 29 na traseira, independente do peso da(s) pessoa(s).
Porque não está no manual dela, mas a Intruder usa os pneus Mandrake da Pirelli que são muito duros, a moto vira um banco de praça se colocar 33 na roda traseira. Nunca coloquei mais que a pressão só com piloto em qualquer moto que tive, e as motos sempre firmes, e os pneus com muita longevidade.
Lembrem-se de que toda pressão indicada em manual leva em consideração asfalto liso, coisa que não existe mais nas nossas ruas.
Como compensação, os pneus Pirelli duram um absurdo, a minha Trudi está a caminho de 10 mil Km e o pneu traseiro está bem longe do fim. Tive uma Intruder 250 que o mesmo pneu Mandrake traseiro durou 20 mil Km rodados.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.192 segundos