Pessoal, estou com o mesmo problema em duas Suzukis Yes, uma 2007 com 3500km +- e outra 2005 com 12500km +-.
A partir de um tempo, quando chove elas começam a falhar, chegando a apagar o motor. O que pode ser isso?
Pq será que isso começou agora, e nas duas? Por favor me ajudem a descobrir..como meu login diz, sou um barnabé em termos de motocicletas.. Abraços.
Do seu carbura sai um caninho preto (mangueira de borracha) que entra pela lateral. Estas mangueiras ficam numa posição muito ruim, e na chuva, mesmo que fraca, eles entopem com água. Com eles entupidos, cria-se um vácuo no carbura que impede o correto funcionamento do carbura e o motor falha. Tires estas mangueira se faça pequenos cortes em "V" em dois ou tres pontos do meio para o final da mangueira. Pequenos buracos ( ou 3) já são o suficiente. Ponha a mangueira de volta e boa viagem...Pode cair o mundo que elas não falham mais.
Abraço
Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.
bom... a mangueira é essa que o Guilherme citou, que no caso da Yes 2008, é mais prática, curta e virada para baixo. Nas outras, ela é transparente e vai para baixo do banco. Na minha Yes (2005) e na minha Intruder (2004) nunca tive qualquer obstrução nesse respiro.
Mas tem que haver uma outra obstrução para que o carburador acabe ficando com dificuldade na descida da gasolina (o tal vácuo):
a mangueira do ladrão também teria obrigatóriamente que estar entupida, pq enquanto ela não serve ao propósito inicial dela (que é evitar que a gasolina chegue a uma altura perigosa dentro do carburador, que possa provocar um calço hidráulico), ela funciona como respiro do carburador também.
na Yes 2008 por ser o tubo diferente das anteriores, há necessidade de fazer os furos?
Já reparei que na chuva a moto fica mais fraca, no seco ando com uma rotação mais baixa. Seria devido a esse tubo também? Ou pode ser o atrito da roda com a água?
eu não ví direito como é a ponta dessa mangueira de respiro, mas suponho que numa olhada vc perceba se precisa fazer mais algum furo nela... mas eu acho que não há necessidade.
Não entendí: explique melhor isso de andar com rotação mais baixa no seco...
Em ruas de bairro, geralmente com tráfego local, eu ando em uma tocada bem tranquila. Não passo de 40km/h. E a rotação fica abaixo de 3500rpm.
E em ruas um pouco mais movimentadas fico entre 50 km/h e 60 km/h.
Mas quando está chovendo parece que a moto fica mais pesada, e para andar nessas mesmas faixas de velocidade a rotação do motor tem que ser mais alta. Sacou?
BSM, a relação entre a velocidade e os rpm do motor não se altera...
O que acontece frequentemente é o instrumento mostrar valor diferente. Há poucos dias, numa dessas chuvas aqui em sampa, o meu velocímetro mostrava menos velocidade para um certo rpm (8000 é o meu normal na Intruder) do que num dia anterior. Isso é efeito do conjunto de temperatura, umidade e talvez também pressão, sobre a mola espiral que controla o avanço do ponteiro desses instrumentos. Não houve nenhuma mudança de câmbio, coroa, pneu, nada que pudesse alterar essa relação... isso foi erro de instrumento mesmo.
Wilcox, calço hidráulico é o que acontece se entrar combustível líquido dentro do cilindro com o motor desligado, que é a situação mais comum de acontecer o calço. Ao acionar a partida, o pistão fará como uma seringa cheia quando vc a aperta e tampa a saída: ele pára pq o cilindro terá líquido que não pode ser comprimido, como acontece com o ar.
na Yes 2008 por ser o tubo diferente das anteriores, há necessidade de fazer os furos?
Esta mudança da posição do tubo foi exatamente devido a alta incidencia de motos com problemas na chuva. As minhas duas tiveram este problema. Experimentem puxar a mangueira nas motos anteriores a esta modificação depois de uma chuva forte e vc vai ver o meleiro que fica na ponta. Fazendo este furinhos resolveu. Nas novas com o tubo formando um "L" para baixo eu acho que não corre este risco.
Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.
Valeeeeeuu pessoal,
obrigado pelas dicas.
Assim também vou aprendendo..
O mecânico da "autorizada" disse que devia ser o cabo de vela solto...como eu poderia chegar até ele se o cabo estivesse solto??? Acho que eu entendo mais de motos do que ele..Por isso todo mundo critica as oficinas das Concessionarias..
De qualquer maneira tb espero por uma Suzu 250..
Abraços!