Pessoal, já comentamos bastante sobre câmbio, mas não tem problema nenhum repetir: o que ocorre é que o câmbio "acavalou", mesmo que a moto esteja com a manutenção e as regulagens em dia.
Isso não é um defeito, é uma característica dos câmbios de moto.
Quando a marcha tranca, mantenha a embreagem acionada e recue levemente a moto enquanto tenta reduzir com o pedal. Ligeirinho a marcha inferior, ou o neutro, entram.
Outra forma é a dica do Dubas, soltar muito de leve a embreagem até ouvir um estalo.
Uma dica que os experientes sempre passam para a gente é, quando estiver se aproximando de um local de parada, por exemplo, um sinal fechado, vá reduzindo as marchas aos poucos, de forma que quando a moto estiver quase parada, você estará em segunda marcha, e depois um leve toque já passa para o neutro. Se da segunda não entrar o neutro com facilidade, verifique a folga do cabo de embreagem seguindo a orientação do manual, pode ser que esteja com folga demais.
Só não reduza muito as marchas em alta velocidade, reduza sempre para uma marcha que esteja compatível com a velocidade da moto e com a rotação do motor.
Quem quiser fazer um teste, escolha um local adequado e seguro para parar, e deixe a moto engatada, por exemplo, na quarta ou quinta marcha. Não reduza marcha nenhuma. Apenas pare a moto totalmente. Depois me conte da enorme dificuldade de reduzir de quarta ou quinta para neutro ou primeira marcha, com a moto totalmente parada. Esse é o mundo real, sua motoca não está quebrada, é assim mesmo.
Só se livra dessa quem tem Burgman, Neo, Future, etc.