Yes. Kilometragem

29 Set 2009 06:42 #1 por SenyKayo
Yes. Kilometragem foi criado por SenyKayo
Olá forumzeiros,

Sou novo no forum, sempre acompanhei aqui, mas como não tinha moto nunca me cadastrei, e hoje posso vir aqui e me cadastrar com gosto, PEGUEI MINHA X9!!! Lindo nome, né?!

Já ri muito com varios posts aqui, atualmente estou acompanhando um que ensina como alterar o painel da Yes com aqueles LEDs Esmagados+Esmagadinhas, e outro sobre as carenagens da MMotos (pensando seriamente em comprar)

Minha Yes está com 1800km hoje (34 dias de uso ) Uso bastante ela, cerca de 50~55km/dia, fora fim de semana com a patroa. Queria que alguem me tirasse uma dúvida.. Me recomendaram trocar o oleo a cada 1000km para aumentar a durabilidade do motor, já que uso bastante, mas como fico na cidade não ultrapasso os 80~90km/h, (até dificil chegar a isso por causa do transito) o que vocês acham?? Nessas condições o motor dura em média quantos km? A moto está financiada em 48x(199,00), tenho medo que o moto "morra" antes disso.

Não sou "Cgzeiros" escalifador de motos (não querendo ofender ninguem) ando numa boa e com as duas rodas no chão.

Abraço a todos, e bem vindo a mim mesmo.


PS: Sugestões de uso são bem vindas.

SenyKayo

Salvador - Bahia



Ex Yes 2009

Atual Comet GT 2005



Seja Feliz, isso que importa.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Set 2009 07:38 #2 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Yes. Kilometragem
SenyKayo seja muito bem vindo ao fórum, vc fez uma ótima escolha, vou te passar a minha experiência, troco o óleo a cada 1500/2000 km e até agora sem problemas, a moto já tem 54 mil KM e 2 anos e meio.
Mas não é só a troca de óleo que mantém a moto numa boa, fazer as primeiras revisões e as regulagens é muito importante.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Set 2009 07:54 #3 por Yoshi
Respondido por Yoshi no tópico Yes. Kilometragem
Seja bem-vindo amigo SenyKayo!

Fez uma ótima escolha! Não sei por que...

Referente à sua dúvida do óleo, pode trocar ele com 3000km de acordo com o manual. A minha já tem 18300km rodados, sempre troquei a cada 3000km e nunca deu problema. Dê preferência pra usar óleos de qualidade, como o Yamalube e o Lubrax MotoGP SL. E sempre troque o filtro do óleo em cada troca de óleo. É baratinho e dá longevidade para a motoca. E não se esqueça também de verificar o nível do óleo. Complete se estiver abaixo do limite.

Referente à sua outra dúvida, se as trocas de óleo e filtro forem feitas à risca, e respeitadas os limites de rotação e velocidade da moto, pode ter certeza que o motor vai durar mais de 70 mil km sem dúvidas. Tem gente que alcança os 100 mil km sem mexer no motor.

Como você já rodou 1800km, espero que tenha seguido o amaciamento conforme diz o manual. É muito importante seguir as rotações, para não gerar folgas excessivas no motor.

Sempre verifique a lubrificação da moto, freios, nível do fluído de freio, pneus e sua calibragem, ajustes da corrente, da embreagem, etc.

Ah e não se esqueça de colocar a famosa anteninha pra cortar as linhas de pipa. Recomendo a marca Jojafer. Custa uns R$12,00 em média.

No mais, curta bastante a motoca, utilize sempre capacete (você e o garupa), respeite às leis de trânsito, os seus limites e os limites da motoca.

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Set 2009 08:20 #4 por SenyKayo
Respondido por SenyKayo no tópico Yes. Kilometragem
Valeu pessoal, sou completamente leigo em mecânica, eu sei que o treco roda e ela anda. Mas brincadeiras a parte, estou dando uma lida em alguns tutorias básicos pra tentar aprender pelo menos o básico mesmo. Vou trocar o óleo nos 3000km, e depois disso vou trocar a cada 1500... Como diz a vovó.. "Seguro morreu de velho"

O Amaciamento foi feito em torno dos 6.000 rpm, mas nunca ultrapassado os 6500. Está fazendo 35~38km/l e só coloco V-Power. Fui inventar de colocar uma gasosa de má qualidade e tive que limpar o carburador com 1200km , mas agora ta tranquila.

Quando vocês dizem. "A minha tem 54.000, sem problemas" quer dizer nada mesmo? Nada, nada? Exceto Pneu que é normal.

Yoshi, não sei esse negocio ai de ajuste de corrente não . Embreagem ta ok. Sobre o capacete, sabe como é esse povo que sai da auto-escola né?! Todo padrão da lei.

Obrigado a todos pelo "bem vindo"

SenyKayo

Salvador - Bahia



Ex Yes 2009

Atual Comet GT 2005



Seja Feliz, isso que importa.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Set 2009 08:47 #5 por Yoshi
Respondido por Yoshi no tópico Yes. Kilometragem
Dá uma olhada no manual, que lá mostra como ajustar a folga da corrente. Se não me engano é na página... num lembro! Mas lá tem sim.

Esse ajuste é importante, pois se fica muito esticada pode estourar a corrente, ou se fica folgada pode travar na coroa ou no pinhão. Aí é chão na certa.

Quando o Moisa disse "54000km sem problemas", quer dizer somente no motor. Freios, pneus, vela, etc se gastam com o tempo, mas varia de moto pra moto, e o seu uso. Tem gente que troca as lonas com 8000km, porém eu já rodei 18000km e nunca precisei trocar.

Leia atentamente ao manual, que lá diz todos os itens a serem verificados. Alguns são meio exagerados, como trocar a vela aos 6000km. Porém, como você disse, "seguro morreu de velho".

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Set 2009 11:00 #6 por pjunior
Respondido por pjunior no tópico Yes. Kilometragem

SenyKayo escreveu: Valeu pessoal, sou completamente leigo em mecânica, eu sei que o treco roda e ela anda.

Mas brincadeiras a parte, estou dando uma lida em alguns tutorias básicos pra tentar aprender pelo menos o básico mesmo. Vou trocar o óleo nos 3000km, e depois disso vou trocar a cada 1500... Como diz a vovó.. "Seguro morreu de velho" O Amaciamento foi feito em torno dos 6.000 rpm, mas nunca ultrapassado os 6500. Está fazendo 35~38km/l e só coloco V-Power. Fui inventar de colocar uma gasosa de má qualidade e tive que limpar o carburador com 1200km , mas agora ta tranquila.Quando vocês dizem. "A minha tem 54.000, sem problemas" quer dizer nada mesmo? Nada, nada? Exceto Pneu que é normal.Yoshi, não sei esse negocio ai de ajuste de corrente não . Embreagem ta ok. Sobre o capacete, sabe como é esse povo que sai da auto-escola né?! Todo padrão da lei. Obrigado a todos pelo "bem vindo"



Olá SenyKayo,

A vida útil da moto vai depender de como vc vai usá-la e das manutenções que vc fizer.

O pessoal tem relatado sobre troca de óleo com 1.000, 1500, 2.000, 3.000 km/s veja que não é qualquer óleo que roda por todo esse tempo. Veja em alguns tópicos aqui do fórum sobre marcas indicadas e sua durabilidade

Eu faço trocas a cada 1.000 km/s é um óleo mais simples mas como rodo pouco atende as minhas necessidades.

Quando o pessoal comenta que não precisou fazer nada na moto. Deve-se referir a ter que abrir motor para fazer alguma troca de peça mais hardcore.

Pneu, relação, cabos de velocimetro/RPM, lonas de freio, pastilhas entre outros são manutenções feitas por desgaste natural das peças.

[]'s

Suzuki yes 2007 Preta.
Lander 2012 Preta

Curitiba - PR.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Set 2009 12:02 #7 por dassantiago
Respondido por dassantiago no tópico Yes. Kilometragem
oi SenyKayo
sou de ssa tb seja bem vindo qualquer duvida nos do M.O estamos a disposiçao para melhor atende-lo. E lembre-se antes de criar um topico use a pesquisa rsrsrs se nao a galera cai matando kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


só mais uma coisa toda quinta tem encontro de motos aqui em ssa la no rio vermelho no largo da mariquita em cira todas as quintas estou la se quiser aparecer tem muita gente legal la. tem um topico aqui no M.O com fotos pesquisa e veja as fts do encontro

Diego Santiago

suzuki yes azul ou zuleica

Salvador BA

nao patrocino o crime só compro pecas em lojas e com nota fiscal

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Set 2009 12:34 #8 por VinnyRun
Respondido por VinnyRun no tópico Yes. Kilometragem

SenyKayo escreveu: Vou trocar o óleo nos 3000km, e depois
disso vou trocar a cada 1500... Como diz a vovó.. "Seguro
morreu de velho"


Seguinte, SenyKayo, a menos que você rode por ruas de
terra, trocar o óleo a cada 1500km não é "seguro morreu
de velho" é "seguro morreu pobre e a concessionária feliz
da vida". Leia o manual da sua moto. Lá tem os períodos
de troca e as condições em que essa troca deve ser
abreviada. A menos que você se enquadre nas condições de
abreviar a troca, o óleo que você vai jogar fora não
estará pior que o que você vai colocar. Nos 3.000km
recomendados pelo manual já tem uma enorme folga. Não
precisa colocar mais folga em cima. Você só fará jogar
dinheiro fora. Não haverá nenhuma melhoria nas condições
do seu motor.

Não deixe, em hipótese alguma, de ler com cuidado e calma
o manual da moto. Lá também explica como estica a
corrente. É básico se você tiver as chaves nas medidas
corretas e praticamente impossível se não tiver. Só fará
estragar as porcas se tentar os famosos "ajustes técnicos
possíveis" como, por exemplo, usar grifo no lugar de uma
chave. Mas tendo as ferramentas é algo extremamente
simples.

Abraço e seja bem vindo.

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Set 2009 16:48 #9 por SenyKayo
Respondido por SenyKayo no tópico Yes. Kilometragem
é, vou dar uma lida no manual sim, e fico na psico com qualquer coisinha que noto de diferente nela.

dassantiago, vou ver esse lance contigo.. conhecer essa galera...


Sobre o oleo vou pensar direitinho como vou fazer... A prioridade é entender o que realmente é de extrema importância.


dassantiago, vc conhece alguem que tem a carenagem da MMotos aqui em salvador? Gostaria de ver como é a qualidade.


abração galera.

SenyKayo

Salvador - Bahia



Ex Yes 2009

Atual Comet GT 2005



Seja Feliz, isso que importa.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Set 2009 16:59 #10 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Yes. Kilometragem
54.000 e a moto nunca me deixou na mão, eu troco o óleo com média de 2000 km porque rodo muito, quase 500km por semana.
O que já troquei nela?
Relação, pneus, cabo velocímetro, cabo conta-giro (2x), algumas engrenagens do câmbio (arte minha ), regulagens periódicas de corrente de comando (a sua faz sozinha) e de vávulas, regulagens na corrente de tração, basicamente é isso.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Set 2009 21:18 #11 por VinnyRun
Respondido por VinnyRun no tópico Yes. Kilometragem
Cada moto tem seu tempo...

Na minha, 34.000km. Troco o óleo a cada 5.000km, conforme consta no manual.

Além de óleo já troquei:
Pneu dianteiro e traseiro (1x cada)
Pastilha de freio dianteira (1x)
Pastilha de freio traseira (2x)
Vela (1x)

Só.

Eita motinho boa essa Lander...

Daqui a pouco tem mais uma troca de óleo... Só faltam mais 1000km.

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Set 2009 05:30 #12 por SenyKayo
Respondido por SenyKayo no tópico Yes. Kilometragem
Zorrannnn!! Coisa pa kct!! E eu pensando em ficar tranquilo quanto a essas coisas no mínimo 30.000km. Só imaginava trocar pneu


Ihhh rpz, nao vou saber a hora de trocar essas coisas não rey. Eu vo la saber a hora de trocar vela, pense ai... muito menos regulagem de tração

Bom, de qualquer forma, preciso me preocupar com essas coisa só daqui a uns 6 meses ( na teoria )... 6 * (30dias) = 120dias * (55km/dia) = 6600 + (1800km atual) = 8400km. Em 1 ano minha x9 já tá coroa T_T

SenyKayo

Salvador - Bahia



Ex Yes 2009

Atual Comet GT 2005



Seja Feliz, isso que importa.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Set 2009 06:25 #13 por dassantiago
Respondido por dassantiago no tópico Yes. Kilometragem
rapaz la em cira aparece uns caras que tem carenagem na yes mas nao sei se é da m motos nao qualquer coisa aparece por lá quinta a noite apartir das 20:00 eu so chego lá as 20:30 tem uma equipé legal lá.


em relacaoa vela a autorizada vai querer trocar com 6.000k. pneu trazeiro o meu só durou 10.000. lona de freio traseiro a minha só durou 6.500k ja troquei cabo de conta giros que quebrou uma vez aos 7.600k e pneu dianteiro ainda nao troquei ainda pois ta novinho novinho. a vela só deixei eles trocarem com 6.000k pois estava com a ceramica danificada devido a uma queda que ela tomou quando fiz o macete do tubo mas se nao fosse isso iria ter que trocar agora com 10.000k


atualmente a minha moto esta com 10.350k

Diego Santiago

suzuki yes azul ou zuleica

Salvador BA

nao patrocino o crime só compro pecas em lojas e com nota fiscal

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Set 2009 06:44 #14 por SenyKayo
Respondido por SenyKayo no tópico Yes. Kilometragem
A carenagem da MMotos é essa:


SenyKayo

Salvador - Bahia



Ex Yes 2009

Atual Comet GT 2005



Seja Feliz, isso que importa.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Set 2009 06:51 #15 por dassantiago
Respondido por dassantiago no tópico Yes. Kilometragem
nao essa ai ninguem tem nao pelo menos que eu conheco a galera usa mais semi caranagem aquelça que cobre só o motor mas essa ai nao ela é muito cara mas que fica bonito fica

Diego Santiago

suzuki yes azul ou zuleica

Salvador BA

nao patrocino o crime só compro pecas em lojas e com nota fiscal

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.216 segundos