Só uma dúvida, a especificação 10/40 ou 20/50 não vem de uma especificação americana ? Se afirmativo, este limite não seria em Farenheit em vez de celsius ?
Só para levantar uma duvidazinha saudável. Alguém poderia confirmar isto ?
O fato do motor ser refrigerado a ar ou a água não interfere nessa especificação. O tipo de refrigeração é uma opção de engenharia, o sistema deve ser capaz de manter a temperatura interna dos componentes do motor dentro de certos limites. Sobre óleo é só ler essa matéria
http://www.motonline.com.br/tecnica/tecnica-sangue-bom.html
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A viscosidade exprime a velocidade com que um lubrificante flui a uma determinada temperatura. Trata-se de uma grandeza mensurável e expressa em unidades, das quais a mais utilizada é o Centistoke. Mas atenção! Não confunda viscosidade com índice de viscosidade.
O índice de viscosidade exprime a maior ou menor variação relativa com que um lubrificante altera a viscosidade com a alteração da temperatura. Exprime-se através de um número calculado empiricamente e não apresenta unidades. Um lubrificante com maior índice de viscosidade que outro varia menos de viscosidade com a alteração da temperatura.
Em todo o mundo as viscosidades dos lubrificantes são classificadas em graduações SAE (Society of Automotive Engineers) diferenciadas para motores e para transmissões. As classificações SAE distingüem limites diferentes para viscosidades a frio (número seguido da letra "W", de winter, inverno em inglês) e a quente. A tendência atual é para a utilização de lubrificantes multigraduados com limites a frio e a quente (por exemplo, SAE 15W-50 para motores).
se bem que numa mensagem com o tite até mencionei a questão temperatura e lembro bem que ele me disse que para locais que mantenham temperaturas muito baixas por longo tempo é uma boa a troca por um óleo de temperatura mais baixa, mas só é válido nesses casos, no mais a temperatura que o manual indica já vale.
mas lembrem, trocando especificação, marca ou coisa do tipo o ideal é trocar o filtro tb.
Olha entendo muito de moto, mas todos que conheço que tem moto, e em todos oficinas e postos, todos dizem que o óleo deve ser trocado a cada 1000 km. Ate'comentei com um sobre os problemas nas primeiras CG 150, e ele falou que era por que os engenheiros falaram que podia trocar a cada 3mil, e ai dava problema logo.