Recentemente retirei minha Yes2008 da concessionária e notei que quando fico com a mão apenas no acelerador ela dá uma vibração. É normal isso acontecer com a Yes? Minha outra dúvida é sobre a marcha lenta.
É comum ela morrer depois de mais ou menos 1 minuto? Minha moto está com 300K
m e imaginei que fosse porque o motor ainda está amaciando...
Estou seguindo a risca o amaciamento, porém esse lance da vibração do guidão e o lance da marcha lenta me deixaram com a pulga atrás da orelha...
Quanto a moto em si, estou achando muito boa, apesar de saber da limitação do motor. Andar na cidade com uma moto de 125c.c. é muito melhor do que andar com uma moto tipo custom!
Quando peguei a minha moto ela tb vibrava bastante no guidão por causa do motor, o sintoma foi melhorando com o amaciamento do motor hoje ela esta muito, mas muito melhor de andar bem macia 4800KM. Tenha um pouco de calma no início respeitando as indicações de como amaciar para poder aproveitar depois.
Sobre morrer depois de 1 minuto, veja como está a rotação da baixa ( deve ficar em torno de 1500 rpm podendo ultrapassar 100 a mais ou a menos). Caso esteja muito abaixo pode ficar morrendo.
A vibração é normal, a YES vibra um pouco sim, faça um teste, com ela na lenta e neutro aperte o freio dianteiro, a vibração irá diminuir, é só um teste, nesses primeiros Km de amaciamento o funcionamento do motor é meio aspero mesmo. A questão dela morrer pode ser por ainda estar frio o motor, ou morre mesmo com o motor já quente? A tua lenta está em quantos RPM, pode estar muito baixa, verifique e post o resultados. Espero ter ajudado.
Pode ser porque a lenta está muito baixa... daí ela morre fácil quando tá fria... e quando a moto fica com a aceleração baixa demais dá um tremida mesmo avisando que vai morrer....
outra coisa é levar direto na assistência técnica e reclamar...
a minha moto tá tudo beleza... só o consumo tá muito alto(33km/l)... estou fazendo mais uns testes... mas se eu notar que realmente o consumo está ruim vou levar direto na loja e reclamar e pedir para eles fazerem uma nova regulagem no carburador...
A vibração que estava mencionando é como se fosse um shymmy (vai para esquerda e direita de forma muito rápida), porém só acontece quando estou com a mão no acelerador.
Quanto a ela estar morrendo, deve ser realmente a rotação de marcha lenta que está mal regulada. Ela em ponto morto, depois de aquecida fica em torno de 900 a 1000rpm. No manual está especificado que ela deve ficar em torno de 1500 rpm. Na revisão vou pedir para acertarem a marcha lenta. Creio que ainda estou apanhando bastante porque minhas outras motos eram totalmente diferentes (minha Vulcan tem refrigeração a água e minha antiga Fazer era injeção eletrônica...). De qualquer forma agradeço pelas dicas.
se for questão de aumentar a marcha lenta então seus problemas se acabaram-se com o super ultra tutorial do Jduarte!!!!
está postado aqui no forum... é só procurar um pouco...
(acho que o nome é macete do tubo)
alí tem um conjunto de regulagens. também traz fotos... e eu também estava com problemas na lenta.... achei o material, a foto do carburador e também a indicação de qual parafuso eu deveria apertar ou soltar....
e para a minha felicidade era somente 1 parafuso e bem fácil de achar que eu deveria abrir só um pouquinho ele... em 1/2 minuto resolvi o problema da minha lenta.....
acho que vale a pena dar uma lida no tutorial.
mas qualquer coisa sempre sobra a solução de ir na concessionária reclamar
Valeu pela dica. Realmente era o parafuso de regulagem de marcha lenta. Ficou 10. Quanto a vibração, era a calibragem que estava errada. Dianteiro: 28 libras e traseiro 33. Estava 34 dianteiro e 36 traseiro (veio errado quando peguei da concessionária). Só aproveitando para "protestar" a respeito da Suzuki:
- Marcha lenta desregulado (estava em 800rpm - regulei para 1500 com a dica)
- O parafuso do óleo estava totalmente solto. Notei quando cheguei em casa. A sorte que a concessionária ficava apenas a 500m de casa. Já pensou se eu morasse longe? Já ia perder de cara o motor. Esta é imperdoável. Acabei eu mesmo apertando o parafuso e comprando óleo.
- Calibragem de Pneu - Estava causando forte vibração. Regulei os pneus pra 28 e 33 lbs.
Pelo menos quanto ao consumo tive uma ótima surpresa no primeiro abastecimento: 40,88Km/L. Estou religiosamente seguindo o manural, i.e., por enquanto estou abaixo dos 5.000rpm. Assim que a YES atingir 800Km, vou poder puxar para os 7.500rpm. Aumentando o giro, minha expectativa é a de que o consumo aumente.
rvcezer, vc ta achando 33km/l muito alto? pra mim parece normal. menos q 30km/l eh q eh alto.
minha yes ta com 1200km, e desde q comecei a medir o consumo (os primeiros km nao medi) ela faz 33km/l, no maximo 35km/l uma das vezes andando abaixo de 5.000rpm.
tem gente q chega a 38km/l com uma regulagem fina do carbura, mas na configuracao original 33 eu acho q ta na media...
Mauricio, o Mala.
Fã de teorias absurdas.
O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)
O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!
Mauricio escreveu: rvcezer, vc ta achando 33km/l muito alto? pra mim parece normal. menos q 30km/l eh q eh alto.
minha yes ta com 1200km, e desde q comecei a medir o consumo (os primeiros km nao medi) ela faz 33km/l, no maximo 35km/l uma das vezes andando abaixo de 5.000rpm.
tem gente q chega a 38km/l com uma regulagem fina do carbura, mas na configuracao original 33 eu acho q ta na media...
No amaciamento fiz 45Km/litro, depois de um tempo e fazendo o macete do JD to na média de 40/42 por litro, e andando a 110 todo dia uns 30 kms voltando da faculdade. Só Alegriaaaaaaaaaaa
Kara de boa acho q foi feito algum trabalho pra moto de voces ... ou estao fazendo algum calculo errado ...
minha moto ta com 6.6k na cidade ela fa 35, quando eu ando na maciota. Andando chutadinho faz 31 no maximo ...
Ta certo q ela ta andando demais, as veses até eu me surpreendo ...
Quanto as vibraçoes do guidao a minha era a mesma coisa ... até os 1k vibrava um pouco .. agora ta filezinho, tb segui as riscas o amaciamento... agora é so chutadooo ... rsrsr n tenho oq reclamar !!
E quanto a ela morrer .. pede p seu mecanico dar uma conferida no Ar/Combustivel .... 1000 ... 1500 rpms no maximo .. axho q 1500 ela ja fica acelerada demais ... 1300 é perfa ... depois q ela amacia fica melhor ainda ....
abraços
Yamaha XTZ 250X - Sem palavras para descrever como é !!
"Para quem tem não é necessário explicar; Para quem não tem, nem adianta tentar explicar"
com o guidão virado para a esquerda, depois de desligada a moto aperte a chave contra o miolo do contato, empurrando-a para baixo, e gire para a esquerda. Às vezes é preciso dar uma mexida na posição do guidão, para a lingueta de trava se encaixar no lugar dela.