Óleo 10w40 ou 20w50

30 Maio 2007 10:41 #1 por LordFusion
Pessoal estou com uma dúvida.


Estive conversando com um amigo meu que tem uma CG ai comentei sobre a troca de óleo aos 1500km, então ele disse que só usa óleo Mobil 20w50. (embalagem preta)


Então resolvi colocar ele óleo na minha Yes. Visto que fiz a revisão dos 3000km e agora esta com 4500km. Pois bem tirei todo o óleo velho, ai quando fui colocar o novo, notei que na tampa está escrito 10w40. Ai veio a dúvida. Qual a díferença de um óleo para o outro??? E esse 20w50 não vai zuar o motor da moto?


Notei também que esse óleo parece ser mais grosso, e quando fui olhar o nivel assim que troquei ele estava bem baixo, isso pq coloquei 1 litro completo. Mas depois de andar um pouco, o nível ficou mais alto. Mas ainda estou meio preocupado. Mesmo pq agora estou andando só em estrada, na faixa de 100/110 o tempo todo, e acho que o cosumo também súbiu pq estava fazendo um média de 29/30 km/litro, agora acho que vai baixar para uns 27/28.


Bom pessoal é isso...


Abraços.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Maio 2007 11:40 #2 por kuila
Respondido por kuila no tópico Óleo 10w40 ou 20w50
confira no seu manual, mas


que me lembre é 20w50 mesmo é que a tampa do óleo é importada e vem em relevo com a especificação de lá de fora que tem temperaturas mais baixas.



abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Maio 2007 12:45 #3 por j.elvio
Respondido por j.elvio no tópico Óleo 10w40 ou 20w50
minha Suzi 1100w (1994) ta na tampa 10w40, o manual (que pelo desenho ja deve ser 95), indica 15w50 (shell advance ultra, 100% sintético API SG, creio que o 10w40 é semisintético)..... as motos Honda, usam o 20w50 mobil, e, segundo o chefe da concessionaria local, não ha diferença entre 125 até 1100 pra Honda, todas usam este óleo... nacional ou importada, tanto faz... questionado sobre eu poder então usar o 20w50 (que é beeeem mais barato que o sintético) na minha Suzi, e disse que: os dutos de óleo e bomba de óleo das Hondas são feitos de forma que pode ser utilizado o 20w50, ja a Suzuki, como recomenda o 15w50 ou 10w40 (que são mais finos,visivelmente), pode ser que os dutos sejem mais finos, necessitando deste óleo mais fino... o uso de um mais grosso pode causar danos (pela dificuldade de lubrificação em alta rotação)... o certo é perguntar pra um mecanico da Suzuki (que não queira vender o seu peixe....)

//thumb19.webshots.net/t/69/569/6/74/33/2774674330103518119eSrfHX_th.jpg][/URL]

Obrigado Sr.Deus por tudo de bom...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Maio 2007 12:55 #4 por kuila
Respondido por kuila no tópico Óleo 10w40 ou 20w50
bem, a recomendação do manual da trudi, é:

mineral, api sg / jaso ma / viscosidade 20w50.



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Maio 2007 18:25 #5 por j.elvio
Respondido por j.elvio no tópico Óleo 10w40 ou 20w50
o kuila, o problema é que a dele é a yes... O lord, o que diz o manual da sua yes?

//thumb19.webshots.net/t/69/569/6/74/33/2774674330103518119eSrfHX_th.jpg][/URL]

Obrigado Sr.Deus por tudo de bom...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Maio 2007 18:44 #6 por kuila
Respondido por kuila no tópico Óleo 10w40 ou 20w50
justamente por isso pedi pra ele ver no manual dele, apesar de na concessionária oferecerem o mesmo óleo para ambas.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Maio 2007 01:16 #7 por Ivan RJ
Respondido por Ivan RJ no tópico Óleo 10w40 ou 20w50
Lord, leia o "manoel" da YES e verá que o óleo sujerido é 20W50. Eles não iriam fazer uma tampinha nova com as especificações para rodar no Brasil. Por isso a tampinha vem escrito em relevo 10W40, mas esqueça isso, o que vale é o "manoel", basta ler. Não existe diferença nas medidas de dutos internos do motor da YES para o motor da Intruder. Não use óleo sintético, a não ser que queira jogar dinheiro no lixo. Pode usar o GP Moto da Lubrax, óleo mineral e um excelente produto de uma empresa brasileira. Relativo a troca lembresse que mais importante que a quilometragem rodada com o óleo, é a troca do filtro de óleo. Por tanto troque o óleo a cada 3.000Km e aproveite para trocar o filtro junto. A medida correta com a troca do filtro é 1150ml. Espero ter sanado suas dúvidas, mas bastaria vc ter lido o "manoel". Um grande abraço a todos os irmãos. Ivan RJ - YES maravilinda.

YES 2006 Azul - Rio de Janeiro
Alone On Road MG
Só temos uma regra, não ter regras.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Maio 2007 16:45 #8 por j.elvio
Respondido por j.elvio no tópico Óleo 10w40 ou 20w50
mas uma coisa é certa... o uso do sintético aumenta o periodo de troca... nos carros 16v o periodo é de 10mil km pra sint... e o normal, 3mil km... ou seja, triplica... ai tem que ver se compensa $$$ custo vs periodo...

//thumb19.webshots.net/t/69/569/6/74/33/2774674330103518119eSrfHX_th.jpg][/URL]

Obrigado Sr.Deus por tudo de bom...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jun 2007 06:17 #9 por kuila
Respondido por kuila no tópico Óleo 10w40 ou 20w50
j.elvio, só que nas nossas motos o uso de sintético não é recomendado, pois óleo sintético tem como finalidade diminuir o atrito e nossas embreagens são igual à sogra, vivem do atrito.

no máximo um semi-sintético.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jun 2007 09:48 #10 por LordFusion
Respondido por LordFusion no tópico Óleo 10w40 ou 20w50
Olá pessoal!!!


Desculpem a demora para responder, mas estou numa correria lascada estudando para provas de final de semestre na facul...rs.rs..


Bom, eu não pudi ler o manoel antes pq esqueci a minha mochila n casa de uma amiga, ai só peguei ela ontem. E realmente no "Manoel" esta escrito assim: Utilizar óleos lubrificantes para motores 4 tempos, (clasificação API mínima SG). Recomendamos GP Lubrax - Formulação: Mineral API SG/JASO MA Viscosiadade 20W/50.


Resumindo o óleo que eu coloquei está tranquilo com relação a viscosidade resta saber o resto...(API SG/JASO MA) não sei se o óleo Mobil cumpri isso.


Agora quero uma sugestão!!! Qual dos dois óleos são melhor??? Mobil ou Lubrax???


Meu tio tem oficina de motos e diz que o Mobil é o melhor dos melhores, mas ele é hondeiro de carteirinha...Sempre diz que moto é Honda o resto é onda. Trocandinho infame mas tudo bem. Então pode ser que esse Mobil não seja assim tão bom para a Suzuki com é para Honda. O que vcs me dizem?!


Abraços.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jun 2007 10:14 #11 por kuila
Respondido por kuila no tópico Óleo 10w40 ou 20w50
se vc achar um com especificação api sl mineral é o que eu recomendaria.

nas próximas trocas pretendo testar o yamalube que é muito bem falado e além de ser mineral é api SL.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jun 2007 10:18 #12 por LordFusion
Respondido por LordFusion no tópico Óleo 10w40 ou 20w50
Qual a diferenço ao SG para o SL???


O que essas siglas significam??? API, SG, SL, JASO, MA etc...etc...


Abraços.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jun 2007 10:48 #13 por kuila
Respondido por kuila no tópico Óleo 10w40 ou 20w50
primeiro leia a coluna do tio tite falando sobre óleos e segue abaixo um complemento, já que o óleo mais atual é o sl e não mais o sj.

www.motonline.com.br/tecnica/tecnica-sangue-bom.html

19. Qual o significado das siglas que vêm nas embalagens de lubrificantes (API, ACEA, JASO, NMMA)? Qual a relação delas com o desempenho dos produtos?

R: Estas são siglas de entidades internacionais que são responsáveis pela elaboração de uma série de normas (baseadas em testes específicos) para a classificação dos lubrificantes, de acordo com seu uso. Desta forma, o consumidor tem como identificar se o lubrificante atende às exigências de seu equipamento, consultando seu manual.

Como exemplo temos:

SAE - Society of Automotive Engineers
É a classificação mais antiga para lubrificantes automotivos, definindo faixas de viscosidade e não levando em conta os requisitos de desempenho. Apresenta uma classificação para óleos de motor e outra específica para óleos de transmissão. Maiores informações em "O que significam os números (20W/40, 50, etc.) que aparecem nas embalagens de óleo?".

API - American Petroleum Institute
Grupo que elaborou, em conjunto com a ASTM (American Society for Testing and Materials), especificações que definem níveis de desempenho que os óleos lubrificantes devem atender. Essas especificações funcionam como um guia para a escolha por parte do consumidor. Para carros de passeio, por exemplo, temos os níveis API SL, SJ, SH, SG, etc.. O "S" desta sigla significa Service Station, e a outra letra define o desempenho. O primeiro nível foi o API SA, obsoleto há muito tempo, consistindo em um óleo mineral puro, sem qualquer aditivação. Com a evolução dos motores, os óleos sofreram modificações, através da adição de aditivos, para atender às exigências dos fabricantes dos motores no que se refere à proteção contra desgaste e corrosão, redução de emissões e da formação de depósitos, etc.. Atualmente, o nível API SL é o mais avançado. No caso de motores diesel, a classificação é API CI-4, CH-4, CG-4, CF, etc. O "C" significa Commercial. A API classifica ainda óleos para motores dois tempos e óleos para transmissão e engrenagens.

ACEA - Association des Constructeurs Européens de l´Automobile (antiga CCMC)
Classificação européia associa alguns testes da classificação API, ensaios de motores europeus (Volkswagen, Peugeot, Mercedes Benz, etc.) e ensaios de laboratório.

JASO - Japanese Automobile Standards Organization
Define especificação para a classificação de lubrificantes para motores a dois tempos (FA, FB e FC, em ordem crescente de desempenho).

NMMA - National Marine Manufacturers Association
Substituiu o antigo BIA (Boating Industry Association), classificando os óleos lubrificantes que satisfazem suas exigências com a sigla TC-W (Two Cycle Water), aplicável somente a motores de popa a dois tempos. Atualmente encontramos óleos nível TC-W3, pois os níveis anteriores estão em desuso.


20. O que significam os números (20W/40, 50, etc.) que aparecem nas embalagens de óleo?

R: Estes números que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes automotivos (30, 40, 20W/40, etc.) correspondem à classificação da SAE (Society of Automotive Engineers), que se baseia na viscosidade dos óleos a 100oC, apresentando duas escalas: uma de baixa temperatura (de 0W até 25W) e outra de alta temperatura (de 20 a 60). A letra "W" significa "Winter" (inverno, em inglês) e ela faz parte do primeiro número, como complemento para identificação. Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.

Um óleo do tipo monograu (como o Lubrax MG-1) só pode ser classificado em um tipo escala (o MG-1 apresenta os graus 20W, 30, 40 ou 50). Já um óleo com um índice de viscosidade maior pode ser enquadrado nas duas faixas de temperatura, por apresentar menor variação de viscosidade em virtude da alteração da temperatura. Desta forma, um óleo multigrau SAE 20W/40 se comporta a baixa temperatura como um óleo 20W reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio e em alta temperatura se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização. O Lubrax MG-4, o Lubrax SL e o Lubrax Sintético são alguns exemplos de óleos multigrau de nossa linha de lubrificantes automotivos.

Uma outra especificação muito importante é o nível API (American Petroleum Institute)

Quando for usar um óleo em seu automóvel, consulte o manual e fique atento a estas especificações. Eis alguns exemplos:

Lubrax MG-4 SAE 20W/40 - API SF
Lubrax SL SAE 20W/50 - API SL/CF - ACEA A3
Lubrax TECNO SAE 20W/50 - API SL/CF - ACEA A3
Lubrax SJ SAE 20W/50 - API SJ
Lubrax Sintético SAE 5W/40 - API SL/CF, ACEA A3/B3, MB 229.1, VW 502.00/505.00
fonte:
www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf#http://www.br.com .br/portalbr/calandra.nsf/0/9697E4D4C4903D5A03256AD900448AE0 ?OpenDocument kuila39238,578275463



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jun 2007 11:06 #14 por LordFusion
Respondido por LordFusion no tópico Óleo 10w40 ou 20w50
Agora sim entendi tudinho...


Vou procuar por um óleo API SL. Esse é o bixo..hehe...rs.rs.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jun 2007 11:10 #15 por kuila
Respondido por kuila no tópico Óleo 10w40 ou 20w50
concerteza

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.166 segundos