Como a minha Yes gastou !

29 Maio 2007 19:40 #1 por Jduarte
... péraí, eu vou explicar :

desde que comprei a Yes (eu já fazia isso com as motos anteriores), faço anotações dos abastecimentos, kilometragens e consumo.

Hoje montei uma planilha, pq eu estava curioso para saber qual é a média geral dela.
Já proxima dos 49 mil km, os totais estão assim:

km no último abastecimento: 48.595

litros abastecidos até esse último tanque: 1.320... olha que dinheirama eu já gastei até hoje!!!!..... hahahahaahah

média geral de consumo: 37,30 km/l...

Nessas médias anotadas, a melhor é 45,42 km/l, obtida num percurso de apenas 101 km, rodados indo ao centro de São Paulo, na zona leste e depois retornando para casa. O carburador já era o a vácuo, BS26.
A melhor média do carburador original ficou em 45,22 km/l, obtida depois do afastamento do tubo condutor. A melhor média antes de afastar foi 42,95 km/l, numa sequência de 4 dias indo e voltando do trabalho, apenas e sem a presença de ventos!

A pior média é 26 km/l, num percurso de apenas 65 km de testes, mexendo no carburador original, quando a moto ainda tinha 6.700 km. Em uso normal, a pior média foi 28,87, num dos bate-volta em Itanhaém, andando a 110 nos trechos onde isso era possível, garupado, com o carburador original e ainda sem o afastamento.

Com o carburador a vácuo, a pior média foi de 31,32 km/l.

Acho que tá boazinha, né?
Jduarte39231,9449305556

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30 Maio 2007 08:26 #2 por Betoyes
Respondido por Betoyes no tópico Como a minha Yes gastou !
nem vou falar nada...

Ex:Yes 07/07

Atual: Fazer 250 Azul

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30 Maio 2007 10:36 #3 por usuario1
Respondido por usuario1 no tópico Como a minha Yes gastou !
http://www.francescotorres.com.br/motos/

Para aqueles que nao sabem ou nao querem fazer uma planilha, otimo site!

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30 Maio 2007 13:57 #4 por Joelho
Respondido por Joelho no tópico Como a minha Yes gastou !
Jduarte...


Tambem tenho feito isto com a Lander. Desde que tirei da loja, tenho marcado todo o gasto com ela, não so o combustivel, mas as revisões, peças, etc. Dentro da planilha que elaborei, coloquei o consumo que faria usando meu carro, um Escort Hobby 95. Pra ter uma ideia, no mês passado economizei perto de R$ 170,00 usando a moto em vez do carro. Então, não tem nem o que falar.


Um abraço

YBR K 2004

Bros ESD 2006

XTZ Lander 2007

GS500 2008

Burgman 400 08/08

Joelho

Curitiba-Pr

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30 Maio 2007 15:07 #5 por kuila
Respondido por kuila no tópico Como a minha Yes gastou !
na minha sempre que abasteço verifico a média, mas não tenho costume de fazer planilha, somente guardo as notas fiscais e quando lembro anoto no fundo qtos km rodei com aquela qtd de combustivel.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

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31 Maio 2007 05:52 #6 por creckboy
Respondido por creckboy no tópico Como a minha Yes gastou !

Jduarte escreveu:

... péraí, eu vou explicar :

desde que comprei a Yes (eu já fazia isso com as motos anteriores), faço anotações dos abastecimentos, kilometragens e consumo.

Hoje montei uma planilha, pq eu estava curioso para saber qual é a média geral dela.
Já proxima dos 49 mil km, os totais estão assim:

km no último abastecimento: 48.595

litros abastecidos até esse último tanque: 1.320... olha que dinheirama eu já gastei até hoje!!!!..... hahahahaahah

média geral de consumo: 37,30 km/l...

Nessas médias anotadas, a melhor é 45,42 km/l, obtida num percurso de apenas 101 km, rodados indo ao centro de São Paulo, na zona leste e depois retornando para casa. O carburador já era o a vácuo, BS26.
A melhor média do carburador original ficou em 45,22 km/l, obtida depois do afastamento do tubo condutor. A melhor média antes de afastar foi 42,95 km/l, numa sequência de 4 dias indo e voltando do trabalho, apenas e sem a presença de ventos!

A pior média é 26 km/l, num percurso de apenas 65 km de testes, mexendo no carburador original, quando a moto ainda tinha 6.700 km. Em uso normal, a pior média foi 28,87, num dos bate-volta em Itanhaém, andando a 110 nos trechos onde isso era possível, garupado, com o carburador original e ainda sem o afastamento.

Com o carburador a vácuo, a pior média foi de 31,32 km/l.

Acho que tá boazinha, né?


J. Duarte, apenas uma dúvida ou será um mal entendido.


Ao que me consta a Yes nunca teve carburador a vácuo BS 26, pois desde seu lançamento ela é equipada com o Mikumi VM 22 mecânico, sendo este inclusive na época de seu lançamento ( 2004 ) um dos argumentos de venda da mesma pois prometia ser mais ágil que a Intruder devido a isto ( Na época as Intruder usavam o BS 26 ), ou você errou ao digitar o carburador ou adaptou um BS 26 na Yes que ao meu seria um retrocesso.
João Tadeu39233,9117708333

Minhas Três Crianças:

Intruder 125 2004

Dafra Super 100 2008

Fiat Oggi 1984

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31 Maio 2007 06:15 #7 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Como a minha Yes gastou !
não não, Creck... não errei!... a minha Yes ESTÁ com o carburador BS26. E não é um retrocesso, é um avanço...


As EN-125 lá fora são produzidas com um carburador vácuo, mas se não me engano de 24 mm. O BS26 é de 26 mm, e é superior ao VM22. É um carburador muito preciso, e mais eficiente. O único porém é que sofre um pouco mais com a interferência do tubo condutor, é mais difícil contornar isso.


O VM22 é um ótimo carburador... é simples, fácil de se trabalhar com ele. Tem menos regulagens disponíveis, mas são suficientes. E ele é mais barato que o BS26...

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31 Maio 2007 09:00 #8 por creckboy
Respondido por creckboy no tópico Como a minha Yes gastou !
J. Duarte, então me explique porque as INTRUDER depois que passaram a usar o VM22 ganharam muito mais torque e potência final acabando com aquela lerdesa em baixas rotações e em subidas ( Como é o casa da minha 2004 com BS 26 ).


Todos os mecânicos das autorizadas Suzuki atribuem a melhora das Intruder 2006 em diante a substituição do BS 26 pelo VM 22.


Eu mesmo já cogitei por várias vezes a troca do meu BS 26 por um VM 22 afim de obter desempenho similar as Intruder e Yes atuais.


Me esclareça isto por favor e troco meu BS 26 por um VM 22 pau a pau com quem quiser.
João Tadeu39233,9122569444

Minhas Três Crianças:

Intruder 125 2004

Dafra Super 100 2008

Fiat Oggi 1984

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31 Maio 2007 10:41 #9 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Como a minha Yes gastou !
Creck,


não sei se a sua tem o "macete" ou não. Se não tiver, experimente fazê-lo, e complemente com a regulagem da agulha do pistonete, colocando-a na ranhura central (são 5 e vem de fábrica na 4ª ranhura de cima para baixo). Ambos, o tubo condutor e a regulagem original da agulha, ajudam a provocar um excesso na mistura, já a partir do 3000 rpm aproximadamente (em geral). E excesso não queima bem.


Os giclês, tanto de gasolina como os de ar, devem ser os originais. E a regulagem do parafuso da mistura da lenta deve ficar entre 2,5 e 4 voltas (no máximo). Faça uma boa limpeza nesse circuito da baixa, pq ele é longo.


A Intruder com esse carburador bem acertado é até melhor que a minha Yes, em baixas rotações. Depois que se acerta esse carburador, se vc comparar a mesma moto com o VM22, notará que este último deixa o motor mais áspero, e o força mais, sem necessariamente desempenhar melhor.


Eu lhe digo que ao colocar um VM22 (e o respectivo tubo condutor dele) ainda assim terá que fazer acertos, para que ele fique com funcionamento regular. Pode ver por aqui, no fórum, que vários ainda relatam esses problemas, nas Intruder novas.

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31 Maio 2007 11:51 #10 por creckboy
Respondido por creckboy no tópico Como a minha Yes gastou !
Valeu J.Duarte, como não manjo nada de carburador de motocicletas, vou imprimir seu texto e levar para um mecânico de minha confiança para que ele realize as regulagens conforme sua explicação.


Sds,

Minhas Três Crianças:

Intruder 125 2004

Dafra Super 100 2008

Fiat Oggi 1984

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31 Maio 2007 16:56 #11 por abduzido
Respondido por abduzido no tópico Como a minha Yes gastou !
Quanto a bura, minha ex-Intruder 2004 tinha o BS26. Ela dava mais giro e tinha menos torque em baixa, mas acho que o tal "macete" resolveria a falta de torque. Eu preferia muito mais o funcionamento da trudinha com o BS26 do que o da Yes com o VM22. A trudinha ia a 12K rpm, e funcionava muito mais redondo a Yes só vai a 11K e é mais áspero.


Hoje fiz o tal macete na Yes, ganhou um "torquinho" interessante em média, perdeu uns 400 rpm em alta e uns 5 KM/H, mas tudo bem é bom andar mais na manha pra não judiar, tá subindo um pouco melhor e gastando a mesma coisa, acho que até um pouquinho mais. Mas ainda vou dar uma acertadinha na agulha pra ver se melhora.


Ficou boa na cidade e piorou um pouco na estrada.


Mês que vem vou arrancar 1mm do cabeçote, aumentar 15% o gicleur de alta e andar com 90% de álcool, com pinhão 15.

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31 Maio 2007 17:45 #12 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Como a minha Yes gastou !
é o que eu penso sobre o BS26 na Yes... tem um funcionamento muito bom, mais uniforme e judia menos do motor.


Hoje, chegando aqui no trampo fiz uma experiência: com a moto em 5ª marcha, e a 3000 rpm, num pequeno trecho plano, girei toda a manopla do acelerador. Nunca faço isso, então achava que poderia haver aquela sensação da biela tomando porrada (o VM22 faz isso)... o motor começou a subir de giro numa boa, sem tremor.


Legal que já fez o macete!... hehehehe... estou curioso de como vai ficar esse torpedo aí...

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31 Maio 2007 18:03 #13 por abduzido
Respondido por abduzido no tópico Como a minha Yes gastou !
Cortei o restritor como vc fez, afastei o tubo, fácil. Aproveitei para lavar o filtro. A agulha tava bem alta, deixei bem baixa. Amanhã vou deixar no meio.


É como disse, ganho um pouco de torque, perdeu um pouco de giros, ficou melhor na cidade um pouco pior na estrada mas boa em subidas e gasta a mesma coisa: 30 Km/L.


Acho que logo vou rebaixar o cabeçote 1mm, aumetar a giclagem em 15%, alongar a relação e passar a álcool. Fiz isso na XLX350/Sahara e ficou ótimo, canhão e muquirana: 20-22 KM/l álcool, pega na 1ª mesmo fria.

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01 Jun 2007 09:01 #14 por Mixa
Respondido por Mixa no tópico Como a minha Yes gastou !

luccasvr escreveu: http://www.francescotorres.com.br/motos/

Para aqueles que nao sabem ou nao querem fazer uma planilha, otimo site!






Valeu Luccasvr pela dica; já comecei a utilizar a planilha e realmente é muito legal!

O melhor despertador do mundo é o Sol refletindo nos cromados...

Jundiaí - SP

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01 Jun 2007 15:25 #15 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Como a minha Yes gastou !

abduzido escreveu:
Cortei o restritor como vc fez, afastei o tubo, fácil. Aproveitei para lavar o filtro. A agulha tava bem alta, deixei bem baixa. Amanhã vou deixar no meio.


É como disse, ganho um pouco de torque, perdeu um pouco de giros, ficou melhor na cidade um pouco pior na estrada mas boa em subidas e gasta a mesma coisa: 30 Km/L.


Acho que logo vou rebaixar o cabeçote 1mm, aumetar a giclagem em 15%, alongar a relação e passar a álcool. Fiz isso na XLX350/Sahara e ficou ótimo, canhão e muquirana: 20-22 KM/l álcool, pega na 1ª mesmo fria.



Abduzido, eu fiquei com o lance da agulha, na cabeça.


Quando mexí na primeira Yes 2007 em que tive oportunidade de fazer o macete, eu ainda estava com o carburador original, na minha. E comparei as duas agulhas do pistonete, que são diferentes.


A agulha da 2007 é mais gorda. Ela tem um perfil que me pareceu ser voltado para uma mistura mais pobre nas médias e altas acelerações. Claro, comparada à da modelo 2005. Só que eu não cheguei a comparar a saída dos dois difusores, então não sei se têm diâmetros diferentes tb.


Perguntei ao meu amigo Tone esses dias, qual era a posição da agulha que ele estava usando. É uma 2007 também. Me disse que mantém a agulha no meio (e o nível da gasolina nos 5 mm, que é a altura correta). Junto com o afastamento e o corte do restritor, é a configuração que lhe deu o melhor rendimento, incluíndo velocidade, e com um bom consumo.


Talvez para o alcool, essa agulha da 2005 seja mais adequada... veja se consegue observar isso...


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