Assobio em 5º Marcha

17 Ago 2008 16:01 #1 por edsonnota1000
Pessoal fiz ontem uma viajem de ida para Mogi - Guaçu fica próximo a Campinas e hoje voltando para São Paulo de novo pude perceber um assobio que vinha da parte da frente da moto, esse barulho tbm ja tinha aparecido na viajem que fiz para Barra do Una no litoral.
Vamos tentar explicar o que acontece ele vem sem mais nem menos estou em 5º marcha e de repente ele começa parece até um assobio mesmo... e a moto não perde rendimento potencia ou coisa parecida, e enquanto estiver andando ele não some, como a pista voltando para São Paulo tinha muitos pedágios em uma das vezes o barulho se deu e logo eu tive que reduzir para passar no pedágio a principio pensei ser o freio dianteiro...dei algumas freadinhas e o barulho ainda estava lá, mas quando reduzi para 4º marcha pela velocidade que estava o barulho desapareceu, novamente, acelerei quando passei do pedágio e engatei a 5º marcha, mas o barulho não voltou, depois de mais ou menos uns 70 Km rodando na 5 º marcha novamente o barulho apareceu sem mais nem menos quando reduzia para passar em algum outro pedágio sumia denovo....

O que pode ser ???
Eu mantive sempre a 100KM/H e variando entre 110 KM/h em alguns momentos dava 120km/h porém poucas vezes eu não gosto muito de esguelar a bichinha...hehehe
A temperatura do motor parecia normal...estava sem garupa e com óleo no nível correto, filtro novos pneus calibrados, corrente engraxada....

Alguém pode me ajudar ??

PIPOCA - BIZ 125 PRATA 2006
FAZER O QUE NÉ.....
CRISTINE - FAZER YS 250 CHUMBO REALIZAÇÃO DE UM SONHO
152.000 DE PURA DIVERSÃO
SUZIBLUE - YES EN125 AZUL 49.000 KM DE PURA ESTRADA
MOGI GUAÇU - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Ago 2008 18:35 #2 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Assobio em 5º Marcha
opa, Edson...


experimente desconectar o cabo do velocímetro, lá embaixo, junto da roda... e depois faça um teste repetindo essas velocidades. Esse som pode ser alguma coisa com o cabo, e combina com o fato de sumir em velocidades menores...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Ago 2008 19:22 #3 por _paulo_ricardo_
Respondido por _paulo_ricardo_ no tópico Assobio em 5º Marcha
primeira coisa que eu pensei qdo li o titulo foi no barulho que o ar faz as vezes qdo entra no capacete... =pp

Suzuki YES
YAMAHA FAZER 250cc ( deixou sdd)
Kawasaki Ninja 300
Bandit 650N


Marília/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Ago 2008 21:28 #4 por GuilhermeRS
Respondido por GuilhermeRS no tópico Assobio em 5º Marcha
A minha estava com um ruído parecido quando eu reduzia ou aumentava muito o giro, descobri que era o mata-cachorro que por ser parafusado ferro-com-ferro sem nenhum coxim dava esse barulho, apertei bem os pafarusos esumiu o barulinho de chaleira no fogo....

Se vc tiver mata cachorro da uma olhada...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Ago 2008 18:47 #5 por edsonnota1000
Respondido por edsonnota1000 no tópico Assobio em 5º Marcha
Pessoal esses itens ja verifiquei e não é porque o cabo do velocímetro não pode ser porque o barulho não some somente em baixas rotações e sim quando engreno outra marcha, barulho no capacete pensei que era da primeira vez com a turbulência por causa do vento que também descartei após constatar que o barulho sumia e aparecia sem mais nem menos e o capacete sempre faria esse barulho...sempre quando passasse de uma certa velocidade etc...
Agora conversei com um colega que conhece alguns motores de moto e ele me falou que pode ser o mesmo que acontecia com a Biz que apresentava problemas nas engrenagens das marchas no meu caso da 5º marcha o que devo fazer ??? Será que pode ser isso mesmo ??

PIPOCA - BIZ 125 PRATA 2006
FAZER O QUE NÉ.....
CRISTINE - FAZER YS 250 CHUMBO REALIZAÇÃO DE UM SONHO
152.000 DE PURA DIVERSÃO
SUZIBLUE - YES EN125 AZUL 49.000 KM DE PURA ESTRADA
MOGI GUAÇU - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Ago 2008 20:32 #6 por suzukiyes08
Respondido por suzukiyes08 no tópico Assobio em 5º Marcha
OPA!!!

SEGUINTE EDSON.....

QUANTYOS KM TA SUA MOTO??

A MINHA QUANDO NOVA, FAZIA ESSE BARULHO MESMO, E É NO CAMBIO MESMO, MAS NÃO REPRESENTA PROBLEMA ALGUM, NA MINHA (16700) NÃO APRESENTA MAIS......

1° moto = SUZUKI YES PRATA 2008

2° moto = SUZUKI YES PRATA 2010



SANTO ANDRÉ - SP – BR



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Ago 2008 21:38 #7 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Assobio em 5º Marcha
fica meio difícil entender essa descrição...


Se o ruído aparenta vir da dianteira, não deve ter nada a ver com o câmbio. O câmbio pode realmente apresentar um ruído semelhante, se a corrente de transmissão estiver esticada... nesse caso ele vai "cantar" um pouco, a partir de certa velocidade. Isso pode ser mais facilmente percebido se vc rodar ao lado de alguma mureta ou tapume, pq o som se refletirá e vc poderá ouví-lo.


Agora, tem um ruído na dianteira que é produzido por causa de vibração, entre o aro metálico do farol e a carcaça de plástico dele. Na minha Yes, ele acontecia lá pelos 8500 rpm. Experimente provocar essa situação, e no momento em que ouvir o tal som, segure o farol, apertando a parte de cima dele contra a carcaça...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Ago 2008 07:31 #8 por picapau
Respondido por picapau no tópico Assobio em 5º Marcha
Fala ai queriduxos!!!!

Irmão Edson, este barulho, vem da embreagem, a minha está com o mesmo barulho

resolvi soltando um pouquinho o cabo da embreagem que estava muito alta

tente fazer este teste

isso ocorre em alta, em quinta marcha e depois de um tempo de estrada.

espero ter ajudado!!!

abraço

Obrigado aos que ajudaram, e aos que não ajudaram tb!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Ago 2008 11:27 #9 por dialessandro
Respondido por dialessandro no tópico Assobio em 5º Marcha
BOM DIA PARA TODOS !
CARAMBA edsonnota1000, parece q a sua moto faz tudo que a minha tbm faz!
Quando peguei a minha em setembro de 2007 (azul), de cara ja fui esgotando o oleo original e passei para o LUBRAX SINTETICO (5W-40) API-SL automotivo, porque sempre usei sintetico automotivo em moto e nunca ferveu ou patinou nada, pelo contrario! o motor ficava mais frio e girava muito bem, logo em seguida coloquei 1 pinhao 15 e fui para o anel viario testar e quando já estava em 135 km p/ hora e 10.500 rpm em quinta: comecei á ouvir este som de chaleira vindo do cambio, isso só em quinta! em quarta o barulho sumía! depois disso percebi que nao era oleo nao era motor nao era roda nem relação! é só na quinta e somente após 10 minutos em 120 ~130 p/ hora sozonho ou em 2: dá na mesma. To usando o LUBRAX TOP TURBO e já usei o REPSOL SINTETICO MOTO 10W-40 e deu o mesmo barulho. isso se chama MARCA REGISTRADA deste ano de YES (acho) deve ser engrenagem de quinta mais justa que o normal, que vai ser desgastada, e com uns 15 mil km deve diminuir. Mas que dá medo dá. O duro é que faz o barulho na melhor hora tipo moendo o cabo ... tirando sarro com cg 150... !!!

Yes 2007/2008 Azul.

Yes 2008/2008 Vermelha.

Ribeirão Preto - SP.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Ago 2008 12:09 #10 por dialessandro
Respondido por dialessandro no tópico Assobio em 5º Marcha
oi Jduarte
prazer em falar contigo!
A minha yes tava zunindo em alta rotção outro dia e procurei pra todo lado e não acha va o maldito zunido ...
desliguei o cabo do conta giros, ... nao era tambem...
ERA O TAMBOR DA CHAVE! ELE FICA GRITANDO ALTO PRA CARAMBA, VC FICA PROCURANDO E NAO ACHA NADA.
E TEM MAIS ... COM A VIBRAÇÃO DA CHINA GORDA OS PARAFUSOS Q SEGURAM O TAMBOR (de baixo p/ cima) vão soltando até cair e perder.... é mole? eu perdí um deles! Mas consegui colocar outros 2 de aço inox com arruela de pressao. esperimente por a mao na chave quando uvir este zunido agudo vindo do painel ou guidão! para reduzir isso usei E.V.A (aquela espuma de borracha de chinelo de cor preta) entre o tambor e a mesa, alem de parar nem dá pra ver o E.V.A !

O motor da YES vibra em:

1) entre 5000 rpm e 6000 quando em reduzida, o motor chega á chacoalhar o guidão com efeito "LAMBADA" ... SE VC SOLTAR AS DUAS MAOS NESTE PERIODO C VAI LAMBER ASFALTO! a minha honda SPACY fazia a mesma coisa em qualquer rpm. Consegui reduzir este efeito colocando pneu PIRELLI CITY DEMON 80/100-18 na dianteira, ficou ótimo!

2) em exatamente 7000 rpm quem começa a resmungar é a mola do amortecedor trazeiro direito, que dá a impressão que vem do escape mas é o amortecedor mesmo! ou seja a mola dele, que na minha moto com 10.000 esta no segundo dente original.

3) outra coisa que tambem vibra é o dissipador do escape!
resolvi isso com juntas de amianto cortadas em biscoito com vazador, sumiu tudo! (Sou meio paranoico com ruido)

4) Nas laterais de plastico proximo da rabeta tbm ronca grosso, coloquei espuma bem densa por dentro delas e ficou um silencio.

5) MATA CACHORRO nao protege nada na YES, só serve para diminuir a vibração na parte da frente do motor! (só que pesa 4 kilos) na verdade o que segurou a bronca de verdade no dia que a minha moto virou foi o bagageiro de plastico que tenho p/ guardar o capacete!

6) Nao sei das hondas mas a YBR da YAMAHA:
" NAO VIBRA NADA"
(...mas não tem filtro de óleo, conta giros e roda de ALUMINIO!)

Yes 2007/2008 Azul.

Yes 2008/2008 Vermelha.

Ribeirão Preto - SP.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Ago 2008 14:44 #11 por edsonnota1000
Respondido por edsonnota1000 no tópico Assobio em 5º Marcha
Olá PicaPau a minha moto eu deixei ela com a embreagem bem alta mesmo porque eu gosto da regulagem assim, mas vou tentar dar uma baixada nela pra experimentar na minha próxima viajem ai depois posto os resultados...
Olá dialessandro nossas motos se parecem muito mesmo... inclusive minha moto faz muito barulho no miolo da chave quando eu coloco ela em altas rotações...ja que esta usando que óleozinho bom né esse top turbo na minha moto coube como uma luva comprei hoje 5 litros do mesmo que sairam por R$10,00 o litro um pouco caro mas ta bom...

PIPOCA - BIZ 125 PRATA 2006
FAZER O QUE NÉ.....
CRISTINE - FAZER YS 250 CHUMBO REALIZAÇÃO DE UM SONHO
152.000 DE PURA DIVERSÃO
SUZIBLUE - YES EN125 AZUL 49.000 KM DE PURA ESTRADA
MOGI GUAÇU - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Ago 2008 17:05 #12 por dialessandro
Respondido por dialessandro no tópico Assobio em 5º Marcha
ola edsonnota1000;
GRAÇAS AO SHAMÃ, QUE CONFIRMOU O QUE EU JA ESTAVA FAZENDO POR CONTA, DESDE OS 100KM DA MOTO!
... TO QUERENDO TESTAR UM OLEO (5W-30) DA LUBRAX, SÓ QUE CUSTA 19,00 R$ (o mesmo preço do LUBRAX 100% SINTETICO 5W-40) vou entrar no forum e perguntar pro shamã se ele quer testar este comigo!

Yes 2007/2008 Azul.

Yes 2008/2008 Vermelha.

Ribeirão Preto - SP.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Ago 2008 17:10 #13 por edsonnota1000
Respondido por edsonnota1000 no tópico Assobio em 5º Marcha

dialessandro escreveu: ola edsonnota1000;GRAÇAS AO SHAMÃ, QUE CONFIRMOU O QUE EU JA ESTAVA FAZENDO POR CONTA, DESDE OS 100KM DA MOTO!... TO QUERENDO TESTAR UM OLEO (5W-30) DA LUBRAX, SÓ QUE CUSTA 19,00 R$ (o mesmo preço do LUBRAX 100% SINTETICO 5W-40) vou entrar no forum e perguntar pro shamã se ele quer testar este comigo!


Mas esses óleos 5W40 parecem ser muito finos ou seja muito mais finos do que os especificados para a moto que é 10W40 sera que isso não vai prejudicar o motor não ??

PIPOCA - BIZ 125 PRATA 2006
FAZER O QUE NÉ.....
CRISTINE - FAZER YS 250 CHUMBO REALIZAÇÃO DE UM SONHO
152.000 DE PURA DIVERSÃO
SUZIBLUE - YES EN125 AZUL 49.000 KM DE PURA ESTRADA
MOGI GUAÇU - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Ago 2008 18:06 #14 por SmOkEr_RJ
Respondido por SmOkEr_RJ no tópico Assobio em 5º Marcha
Aproveitando o assunto sobre Câmbio.
Peguei minha Yes hoje, na chuva, e quando parei no primeiro semáforo de 2ª, fui engatar a 1ª direto pois já estava piscando o "vermelinho" e nada de entrar, foi quando soltei no neutro e tentei novamente e entrou a 1ª. No caminho para casa percebi que ela não entra direto de 2ª para 1ª, como eu fazia com a Speed150.
Este comportamento é normal ??

SmOkEr_RJ®

Bandit 125 Yes 05/05 - Encarnada
Next - ???

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Ago 2008 18:09 #15 por edsonnota1000
Respondido por edsonnota1000 no tópico Assobio em 5º Marcha
Sim é normal até o câmbio amaciar...essa moto é um saco pra entrar a 1º marcha...e escapar a 5º marcha...
Mas quando o cambio amaciar vc vai ver o chato vai ser para vc engatar o neutro quando esta em 2º Marcha...entra sempre a 1º marcha ai vc consegue uma melhor precisão para engatar o neutro...

PIPOCA - BIZ 125 PRATA 2006
FAZER O QUE NÉ.....
CRISTINE - FAZER YS 250 CHUMBO REALIZAÇÃO DE UM SONHO
152.000 DE PURA DIVERSÃO
SUZIBLUE - YES EN125 AZUL 49.000 KM DE PURA ESTRADA
MOGI GUAÇU - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.123 segundos