Pastilha freio dianteiro

19 Mar 2011 15:40 #1 por Strick
Esta chegando a hora de substituir as pastilhas do freio dianteiro. Durante a revisão de 15.000 ouvi outros usuarios reclamarem "muito" da má qualidade das pastilhas originais e me recomendaram o uso de pastilhas do mercado paralelo. Isto procede ?

No passado (distante) BSA 250cc / 1952.

Titan 2008

Nova Fazer 2011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Mar 2011 17:23 #2 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Pastilha freio dianteiro
Strick, "mercado" paralelo não quer dizer peças de má qualidade.

Só quer dizer ue vc compra em loja fora da CC.

Pastilhas de freio e outras peças vc encontra em lojas de motopeças de marcas conceituadas no mercado como cobrek e outras que são muito boas, ou até melhores que as originais, por um preço muito mais em conta.

Vc já deve ter ido a uma motopeças e o balonista te perguntar: "Original ou paralela?" Isso quer dizer: da mesma marca que fornece para a fábrica ou de outra marca desconhecida. Sempre ue ouvir essa pergunta dê preferencia à "original", que embora não tenha o Logo da marca, é da mesma fabricante que a da CC, só que com um preço bem melhor

Só para exemplificar, no mes passado, queimou o rele de pisca da minha moto. Passei na CC e me pediram R$ 65,00, e para entrega em uma semana . Fiquei indignado e com gosto de sangue na boca (por causa da facada). Fui na GO e comprei o relé de marc boa por R$12,60.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Mar 2011 13:23 #3 por Strick
Respondido por Strick no tópico Pastilha freio dianteiro
Li no FOL relatos sobre o fato de após a troca da pastilha o freio dianteiro ficar muito longo, ou seja, o curso da manete chegar próximo ao punho do acelerador. Será que com a sangria ele voltará ao normal?

No passado (distante) BSA 250cc / 1952.

Titan 2008

Nova Fazer 2011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Mar 2011 14:37 #4 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Pastilha freio dianteiro
Seria interessante completar ou trocar o óleo com a sangria. (eu trocaria)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Mar 2011 08:30 #5 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Pastilha freio dianteiro
Strick,
A pastilha de freio da fazer é a mesma da ybr, que é a mesma da twister.
Preço da pastilha da fazer na CC: +/- R$ 85,00
Pastilha Ytech na CC +/- R$ 20,00 (eu usei e não gostei)
Pastilha cobreq +/- R$ 22,00 (gostei muito).
Ontem fui dar uma geral no freio dianteiro da minha ybr (ele estava meio preso, talvez por causa das chuvas que pegamos) e não só limpei as pastilhas, como lubrifiquei as articulações e pinos da pinça e também troquei o fluido.
Testei na minha garagem e ficou bom. O mecânico da minha confiança recomenda fazer esse procedimento sempre que trocar as partilhas.
Eu levei uma hora pra fazer isso em casa, mas foi a primeira vez que desmontei a pinça e acredite: é fácil.
Precisei apenas de uma chave alem 5 (acho), uma chave 12, diesel para a limpeza, graxa de homocinêtica e um sargento para pressionar os êmbolos, além da paciência.

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Mar 2011 18:13 #6 por Ironbones
Respondido por Ironbones no tópico Pastilha freio dianteiro
A pastilha da cobreq estava R$ 18,00 na concessionária da
Yamaha, a "original" os R$ 85,00 que você falou. Mas,
sinceramente, um ítem como os freios eu prefiro levar pra
um mecânico consertar. Sobre trocar o fluido, a yamaha
recomenda a cada 2 anos, não é mesmo?

O fato é que com 10500 km eu gastei até agora cerca de R$
300 com revisões e peças e R$ 1000,00 com gasolina. É
mais ou menos 1/3 do custo do combustível com manutenção.
A medida que a modo fica mais velha, este custo vai
aumentando. Mas acho que até os 30 mil km se mantém mais
ou menos nesta proporção.

Outra coisa que vou ter que trocar, e vai pesar um pouco,
são os pneus. O traseiro já chegou no TWI. Aguenta mais
uns 2 mil km no máximo. Acho que vou trocá-los junto com
a pastilha dianteira. O Tite fala que os pneus devem ser
sempre trocados aos pares. Estou me preparando pra gastar
uns R$ 600 nesta brincadeira.

Pra viajar, não importa o tamanho de sua moto, mas o tamanho de seu mapa!

Viva e deixe viver

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Mar 2011 19:25 #7 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Pastilha freio dianteiro
Ironbones,
Se a pastilha está no nivel critico é melhor trocar logo...
O mesmo com o pneu traseiro.
Quanto ao dianteiro, se ele não estiver danificado ou com desgaste irregular (ex: frenagens fortes que deixam o pneu "quadrado", cortes, ressecamento) ou desgaste acentuado, coloque apenas o pneu traseiro e mantenha o dianteiro. Mas coloque o modelo identico ao que está sendo substituído. Normalmente o pneu dianteiro resiste bem à duas trocas do pneu traseiro.
Quanto a mexer no freio entendo a sua posição. No meu caso tenho prazer de fazer essas coisas e um tanto de coragem..
Levei menos de uma hora para limpar o freio e as pastilhas (com lixa 400), lubrificar os êmbolos e os dois pinos e trocar todo o fluido. O freio está 10!
Aprendi a ter a ousadia e a curiosidade de mexer nessas coisas com meu pai (não na moto: ele as odeia) e aprendi a fazer com as dicas dos mecânicos e dos colegas aqui do Motonline.
A pinça de freio da fazer é identica a da ybr.
Sobre o fluido eu recomendo fazer a sangria no sistema sempre que trocar as pastilhas ou em intervalos menores se você dirige em ambiente úmidos. A sensibilidade do freio muda consideravelmente. O fluido de freio é higrófilo, isto é, absorve água com facilidade.
Lubrificar as articulações da pinça tornara a frenagem mais eficiente e agradável.Se sua moto trepida ao frear, esta medida é imprescindível para resolver o problema.

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Mar 2011 05:23 #8 por Stardust Cowboy
Respondido por Stardust Cowboy no tópico Pastilha freio dianteiro

Sidious escreveu: Strick,
A pastilha de freio da fazer é a mesma da ybr, que é a mesma da twister.



São compatíveis, mas não é a mesma.

Bandit 650S 2008/2009

São Paulo / SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Mar 2011 07:57 #9 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Pastilha freio dianteiro

Stardust Cowboy escreveu:

Sidious escreveu: Strick, A pastilha de freio da fazer é a mesma da ybr, que é a mesma da twister.



São compatíveis, mas não é a mesma.


Você está certo
Dependendo do fabricante e do modelo de o que muda é o componente do material de fricção. Para as motos maiores o composto tem um agarre e uma durabilidade maior por causa do peso da moto.
Na minha ybr eu uso o modelo para fazer e twister e, usando praticamente 90 % do freio dianteiro nas frenagens, as pastilhas duram quase 16.000km... é muito chão! rs

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Mar 2011 14:53 #10 por leonardozanella
Respondido por leonardozanella no tópico Pastilha freio dianteiro
Vai em um mecânico de confiança e solicite pastilhas fisher, é uma das melhores paralelas, não sei se melhor que a original, mas eu uso sempre fisher.

Preservem nosso Planeta, ele é o único que tem CERVEJA!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Mar 2011 17:20 #11 por Strick
Respondido por Strick no tópico Pastilha freio dianteiro
Comprei a fisher por R$ 22,00 (semi-metalica) levei na cc e pedi para realizar a troca, como tinha realizado a revisão de 15.000 kms dias atras, não me cobraram mão-de-obra, a moto continua maravilhosa.

No passado (distante) BSA 250cc / 1952.

Titan 2008

Nova Fazer 2011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Maio 2011 09:22 #12 por ccandrade
Respondido por ccandrade no tópico Pastilha freio dianteiro
E a pastilha do freio traseiro??? Troquei a 1ª vez perto da revisão de 10.000km e agora, aos 18.000km o nível do fluido está no mínimo!!!! Fui na cc e novamente só tinham a da lander - que "é a mesma" custando 89,00. A da fazer custa 60,00, mas não tem!!!! Passei em algumas lojas eles falaram várias marcas começando de 20,00 até 60,00.
Esta informação procede: o da lander é igual ao da fazer??? As marcas paralelas, alguma recomendação??????

Caio

Fazer 2010/2011

ex Neo 2008

ex Crypton 2000

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Maio 2011 16:47 #13 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Pastilha freio dianteiro
*

Boa noite pessoal.


Vim aqui comunicar a vocês que as inscrições para o 2°ENM estão abertas. Peço que façam suas incrições. Nós fizemos compromissos com o clube e as fábricas e dependemos das incrições e dos pedidos de camisetas e canecas para cumprí-los. O encontro é para todos vocês.


Muito obrigado.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Maio 2011 13:29 #14 por Strick
Respondido por Strick no tópico Pastilha freio dianteiro
Boa tarde,

Desculpe-me mais não to sabendo nada sobre 2ºENM.

Mandruvadoidão manda um link para gente!!!

No passado (distante) BSA 250cc / 1952.

Titan 2008

Nova Fazer 2011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Maio 2011 13:34 #15 por Strick
Respondido por Strick no tópico Pastilha freio dianteiro
ccandrade boa tarde,

A minha também trocou as pastilhas traseira com 10.000 km, semana que vem vou realizar a revisão de 20.000 e acho que vou ter que troca-la outra vez. Não sei te informar se a Lander é igual, mas não estou arrependido de usar a pastilha paralela (Fisher ou cobrec), pois apesar muito mais baratas funcionam muito bem!

No passado (distante) BSA 250cc / 1952.

Titan 2008

Nova Fazer 2011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.178 segundos