Esta chegando a hora de substituir as pastilhas do freio dianteiro. Durante a revisão de 15.000 ouvi outros usuarios reclamarem "muito" da má qualidade das pastilhas originais e me recomendaram o uso de pastilhas do mercado paralelo. Isto procede ?
Strick, "mercado" paralelo não quer dizer peças de má qualidade.
Só quer dizer ue vc compra em loja fora da CC.
Pastilhas de freio e outras peças vc encontra em lojas de motopeças de marcas conceituadas no mercado como cobrek e outras que são muito boas, ou até melhores que as originais, por um preço muito mais em conta.
Vc já deve ter ido a uma motopeças e o balonista te perguntar: "Original ou paralela?" Isso quer dizer: da mesma marca que fornece para a fábrica ou de outra marca desconhecida. Sempre ue ouvir essa pergunta dê preferencia à "original", que embora não tenha o Logo da marca, é da mesma fabricante que a da CC, só que com um preço bem melhor
Só para exemplificar, no mes passado, queimou o rele de pisca da minha moto. Passei na CC e me pediram R$ 65,00, e para entrega em uma semana
. Fiquei indignado e com gosto de sangue na boca (por causa da facada). Fui na GO e comprei o relé de marc boa por R$12,60.
Li no FOL relatos sobre o fato de após a troca da pastilha o freio dianteiro ficar muito longo, ou seja, o curso da manete chegar próximo ao punho do acelerador. Será que com a sangria ele voltará ao normal?
Seria interessante completar ou trocar o óleo com a sangria. (eu trocaria)
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Strick,
A pastilha de freio da fazer é a mesma da ybr, que é a mesma da twister.
Preço da pastilha da fazer na CC: +/- R$ 85,00
Pastilha Ytech na CC +/- R$ 20,00 (eu usei e não gostei)
Pastilha cobreq +/- R$ 22,00 (gostei muito).
Ontem fui dar uma geral no freio dianteiro da minha ybr (ele estava meio preso, talvez por causa das chuvas que pegamos) e não só limpei as pastilhas, como lubrifiquei as articulações e pinos da pinça e também troquei o fluido.
Testei na minha garagem e ficou bom. O mecânico da minha confiança recomenda fazer esse procedimento sempre que trocar as partilhas.
Eu levei uma hora pra fazer isso em casa, mas foi a primeira vez que desmontei a pinça e acredite: é fácil.
Precisei apenas de uma chave alem 5 (acho), uma chave 12, diesel para a limpeza, graxa de homocinêtica e um sargento para pressionar os êmbolos, além da paciência.
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
A pastilha da cobreq estava R$ 18,00 na concessionária da
Yamaha, a "original" os R$ 85,00 que você falou. Mas,
sinceramente, um ítem como os freios eu prefiro levar pra
um mecânico consertar. Sobre trocar o fluido, a yamaha
recomenda a cada 2 anos, não é mesmo?
O fato é que com 10500 km eu gastei até agora cerca de R$
300 com revisões e peças e R$ 1000,00 com gasolina. É
mais ou menos 1/3 do custo do combustível com manutenção.
A medida que a modo fica mais velha, este custo vai
aumentando. Mas acho que até os 30 mil km se mantém mais
ou menos nesta proporção.
Outra coisa que vou ter que trocar, e vai pesar um pouco,
são os pneus. O traseiro já chegou no TWI. Aguenta mais
uns 2 mil km no máximo. Acho que vou trocá-los junto com
a pastilha dianteira. O Tite fala que os pneus devem ser
sempre trocados aos pares. Estou me preparando pra gastar
uns R$ 600 nesta brincadeira.
Pra viajar, não importa o tamanho de sua moto, mas o tamanho de seu mapa!
Ironbones,
Se a pastilha está no nivel critico é melhor trocar logo...
O mesmo com o pneu traseiro.
Quanto ao dianteiro, se ele não estiver danificado ou com desgaste irregular (ex: frenagens fortes que deixam o pneu "quadrado", cortes, ressecamento) ou desgaste acentuado, coloque apenas o pneu traseiro e mantenha o dianteiro. Mas coloque o modelo identico ao que está sendo substituído. Normalmente o pneu dianteiro resiste bem à duas trocas do pneu traseiro.
Quanto a mexer no freio entendo a sua posição. No meu caso tenho prazer de fazer essas coisas e um tanto de coragem..
Levei menos de uma hora para limpar o freio e as pastilhas (com lixa 400), lubrificar os êmbolos e os dois pinos e trocar todo o fluido. O freio está 10!
Aprendi a ter a ousadia e a curiosidade de mexer nessas coisas com meu pai (não na moto: ele as odeia) e aprendi a fazer com as dicas dos mecânicos e dos colegas aqui do Motonline.
A pinça de freio da fazer é identica a da ybr.
Sobre o fluido eu recomendo fazer a sangria no sistema sempre que trocar as pastilhas ou em intervalos menores se você dirige em ambiente úmidos. A sensibilidade do freio muda consideravelmente. O fluido de freio é higrófilo, isto é, absorve água com facilidade.
Lubrificar as articulações da pinça tornara a frenagem mais eficiente e agradável.Se sua moto trepida ao frear, esta medida é imprescindível para resolver o problema.
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Sidious escreveu: Strick, A pastilha de freio da fazer é a mesma da ybr, que é a mesma da twister.
São compatíveis, mas não é a mesma.
Você está certo
Dependendo do fabricante e do modelo de o que muda é o componente do material de fricção. Para as motos maiores o composto tem um agarre e uma durabilidade maior por causa do peso da moto.
Na minha ybr eu uso o modelo para fazer e twister e, usando praticamente 90 % do freio dianteiro nas frenagens, as pastilhas duram quase 16.000km... é muito chão! rs
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Comprei a fisher por R$ 22,00 (semi-metalica) levei na cc e pedi para realizar a troca, como tinha realizado a revisão de 15.000 kms dias atras, não me cobraram mão-de-obra, a moto continua maravilhosa.
E a pastilha do freio traseiro??? Troquei a 1ª vez perto da revisão de 10.000km e agora, aos 18.000km o nível do fluido está no mínimo!!!! Fui na cc e novamente só tinham a da lander - que "é a mesma" custando 89,00. A da fazer custa 60,00, mas não tem!!!! Passei em algumas lojas eles falaram várias marcas começando de 20,00 até 60,00.
Esta informação procede: o da lander é igual ao da fazer??? As marcas paralelas, alguma recomendação??????
Vim aqui comunicar a vocês que as inscrições para o 2°ENM estão abertas. Peço que façam suas incrições. Nós fizemos compromissos com o clube e as fábricas e dependemos das incrições e dos pedidos de camisetas e canecas para cumprí-los. O encontro é para todos vocês.
Muito obrigado.
Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35
A minha também trocou as pastilhas traseira com 10.000 km, semana que vem vou realizar a revisão de 20.000 e acho que vou ter que troca-la outra vez. Não sei te informar se a Lander é igual, mas não estou arrependido de usar a pastilha paralela (Fisher ou cobrec), pois apesar muito mais baratas funcionam muito bem!