Meio sumido em virtude de compromissos profissionais, mas aproveito para dizer q acabei de levar a Branquela na revisão dos 1000km.
A revisão saiu R$92,00, sobrou 550ml de óleo que me devolveram.
Em termos de experiencia, a moto está muito boa. Senti q depois dos 500km ela passou a mostrar mais forca em baixa, não tremer tanto, recuperar melhor. Não sei se foi o amaciamento ou o jeito de pilotar, talvez os dois (hehehe), mas ficou muito boa!
Em termos de consumo, estou SURPRESO, pois tanto no 1o como bo 2o tanque ela fez ótimos 36,5km/l!!! A fazer nunca tinha feito duas médias tao boas assim, seguidas, como um relógio!
Esta semana ia viajar, mas acabou não dando certo... Vou aproveitar p colocar os acessórios nela, que já chegaram mas não consegui por ainda.
Quanto a escolha TNR, XRE e Falcon, acho que levando em conta o q cada uma oferece e, principalmente o PREÇO (e consumo), a Tenere me parece de longe a melhor escolha. Meu amigo acabou de comprar uma 14/14 por 13.000 reais, acho que a diferença p as outras alternativas eh bem alta e não vale...
Peso pouco (75kg), mão leve, aceleração progressiva, velocidade constante sempre que possível e amaciamento (não passei de 6 - 7 mil rpm quase nunca, até os 500 km ficava em 5-6 mil rpm máx.).
Outra coisa é combustível sempre aditivado e de qualidade, além dos pneus calibrados com especificação 2 pessoas+ (25/31).
Mas o que ajuda e motiva sobremaneira é a EFICIÊNCIA do motor da Tenere! Esse 250 é competente dentro da proposta dele: encara bem e não bebe, além de ser MUITO resistente!
É claro que poderia ter um banco ainda melhor, vibrar menos, ter sexta marcha, mais fôlego em alta, mas acho que milagre em termos técnicos não existe. Pelo que ele faz e rende, é muito bom, diria eu o melhor.
Por essas e outras virei fã declarado, hehehehehehe!
Muito boa sorte com o rendimento aí, espero que consiga melhorar bastante!
A minha acho que para melhorar só assim mesmo, hehehehehe! Com a fazer, uma vez, consegui fazer 38 km/l no agrupado por tanque.
Tá certo que na época era só retona, marginal, regis, corredor da rebouças, sozinho e sem pressa. Queria ter atingido 40, mas não deu, heuaheuahe
O bom desse consumo excelente, além de gastar menos, é principalmente poder chegar mais longe sem abastecer! A autonomia dela, desconsiderando 1 litro de emergência e colocando o consumo com margem de desconto na casa dos 33 km/l, vai dar pelo menor 500 km!
Ou seja, dá para escolher bem o posto para abastecer e evitar os rafinados da vida...
PQP.... 38 km/l é humilhação...kkk Na Teneré e na Fazer, a melhor das melhores médias foi 35 km/l. Na XT, quando ela faz 24 km/l eu solto até fogos de artifícios.
Mas em questão de mecânica, a linha 250 da Yamaha é excepcional!! Do nível das motos grande!! Embora eu não tenha me adaptado com a Teneré, considero uma motoca porreta!!
daniel.conde perez escreveu: 36 km por litro? Que bruxaria é essa?!?!
kkkkk
chará...essa bruxaria aí, acho que tem mais a ver com o terreno.
Eu fazia sempre a média de 27 a 28km/L pra ir pro trabalho. Porem o caminho pro meu trabalho é cheio de morros e um para e acelera toda hora.
Na mesma cidade, não mudando meu jeito de guiar a motoca, fui fazer um curso que o caminho até a escola tinha um transito mais livre e plano, além de um trecho de 10km de estrada. Resultado, 33 a 34km/L.
O tipo de trajeto realmente influencia muito. Com a XT eu tô percebendo mais isso. Com as 250 acontecia algo ainda mais interessante, pois quando eu viajava andando na casa dos 100 km/h a moto ficava entre 30 e 33 km/l. Em todas as outras vezes que eu andei mantendo 110, tentando segurar a onda nas subidas sem baixar de 100, elas faziam 34 e 35 km/l. Em estradas, mantê-las na casa dos 7 e 7,5 mil rpm era mais econômico do que entre 5 e 6,5 mil rpm.
Interessante esses dados que nos temos informado aqui. Pois eu ouvi/li muito, que o consumo da tnr250 aumentava muito na estrada. E eu até concordava e defendia isso, pois teoricamente na estrada você tem que forçar mais o motor da nossa tnr250. Pq em BRs pelo menos num dá pra andar muito abaixo de 100km/h. Por que senão fica até perigoso, pois as carretas estão andando a uns 110km/h facilmente.
Porem, apos eu medir o meu consumo em um trecho de estrada e ler esses relatos, como o do monteverdi e outros membros do o forum aqui. Já estou mudando de ideia.
Sô DCL, como sempre andei na máxima de 110 com as 250, elas nunca gastaram mais que na cidade, na verdade, sempre foram um pouco mais econômicas na estrada. No entanto, se você andar enrolando o cabo de verdade, fazendo a moto andar o que consegue e ainda com peso, terá uma média de consumo abaixo dos 20 km/l..
Com a XT eu ainda não saquei muito bem como usar o motor da melhor maneira, mas percebi que, em trechos sinuosos e com média de velocidade baixa como a nossa BR381, aproveitando mais a 4ª marcha a moto fica mais econômica, principalmente nas subidas. Andando bastante em 4ª marcha e usando a 5ª em descidas e retas já fiz média de 24,5 km/l.