Jean_SP escreveu: Galera, vamos apenas opinar e respeitar o ponto de vista de cada um. Simples.
[="apple-style-span"]PAZ[/]
Ocorre que é desinformação.
Compete a nós, mais vividos e experientes passar as informações corretas.O que está ocorrendo aqui é a teimosia na desinformação.
Essa desinformação pode não causar prejuízos aos motores, mas gera despesas absolutamente desnecessárias para que acredita e principalmente traz danos irreversíveis ao meio ambiente.
Novamente, posto este link que é valioso e esclarecedor.
http://www.fiesp.com.br/arquivos/curso_mma_oleo_lubrificante.pdf
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Bem amigos, óleo ou o tempo da sua troca realmente levanta muitas polêmicas, porém até o momento não vi nenhum estudo científico que prove qual a sua durabilidade, ou qualidade quando retirado dessa ou daquela moto em tal kilometragem ou em tal tipo de uso, então minha sugestão no momento é:Sigam o que vocês acreditem ser o correto, seja o manual, seus instintos ou perguntando para os vendedores do mesmo e estejam preparados para enfrentar as consequências, sejam elas boas ou ruins.
Boa sorte com suas decisões pois só quem conviverá com elas são vocês.
Vida Longa Motonline!!!
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Pois é soueu, mas até o momento não foi apresentado nada desse tipo no tópico.
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
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“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
robson.tiago escreveu: Galera eu coloquei em minha Fazer o óleo Mobil semi sintetico 10w30 eu posso rodar os msm 5000 igualmente com o Yamalube?
Robson, qual a km da sua moto???????
Se a moto já está rodada, eu não recomendo essa troca, a não ser se vc mora em lugar muito frio, e vou explicar o porquê.
O óleo recomendado é o 20W50, ou seja, na partida ele se comporta como um óleo viscosidade 20, mas quando aquecido ele se comporta como viscosidade 50, ou seja, maior viscosidade ou "mais grosso" como costumamos dizer. Esse Motul 10W30, embora seja um excelente óleo é muito mais fino, pois tem viscosidade 30 quando aquecido. Ele só deve ser usado em motores que são desenvolvidos para usarem esse óleo, pois ele exige menos folga entre os componentes, principalmente entre pistão e cilindro. O que vai ocorrer no seu caso, é que o óleo pode baixar muito mais rapidamente porque as folgas do seu motor são maiores e o óleo acaba passando.
Para usar um óleo mais fino eu recomendaria um 15W40 que ainda está em uma zona de tolerância!!