Pessoal, lembram-se da já Finada FY 250 (FYM), olha só esta novidade que esta chegando e vi no site da Mototour abaixo.
Dá para acreditar
, veja, leia e reparem: É a Fym de novo
.[/b]
Edição No. 190 - Ano 07 - segunda-feira, 14 de junho de 2010
Shineray XY 250 - Dupla paralela
Com porte avantajado, faróis auxiliares e a receita custom de conforto, que inclui plataforma para os pés, modelo conta também com motor de dois cilindros em linha
Maior fabricante mundial de motocicletas, com cerca de 17 milhões de unidades anuais, a China tem uma infinidade de marcas e modelos, que além de abastecer o imenso mercado interno também são exportadas para o todo o planeta, inclusive o Brasil. O desafio, neste caso, é provar sua confiabilidade e tornar as marcas conhecidas, entre as dezenas que vieram disp**ar o mercado brasileiro, como a Shineray. Instalada na cidade de Chongqing, desde 1997, produz cerca de 100 modelos, entre motos e quadriciclos, com motores que vão de 50cm³ a 300cm³. Entre eles, a motocicleta custom XY 250, equipada com motor de dois cilindros em linha.
No Brasil, a Shineray optou por iniciar suas operações no Nordeste, montando seu centro de distribuição em Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. A montagem final de cada modelo fica a cargo de cada concessionária. Com a estruturação consolidada, pretende construir uma fábrica no complexo portuário de Suape, também em Pernambuco, a partir de 2012, e montar sua linha de motocicletas. O modelo XY 250 é o topo de linha e segue o padrão custom. Grande porte, muitos cromados, pintura em duas cores, para-lamas envolventes, banco em dois níveis, guidão largo e plataforma para os pés.
O motor de dois cilindros paralelo gira redondo e emite um ronco agradável
DIFERENÇA
A grande diferença do figurino tradicional custom está no motor. Em vez do clássico dois cilindros em V, que equipa nove entre 10 modelos do segmento, a Shineray XY 250 está equipada com propulsor de dois cilindros paralelos. Um motor que gira redondo, fornecendo um ronco agradável, através dos escapes duplos e cromados, com saída pela lateral direita, mas que pode fazer o nariz torcer entre os mais puristas. Com 233cm³, o motor tem duas válvulas por cilindro, refrigeração a ar e fornece 19,7cv a 8.500rpm e torque de 1,52kgfm a 7.500rpm. O câmbio tem cinco marchas e o peso a seco é de 138kg.
Outra característica própria da Shineray XY 250 são os aros de rodas. Em liga leve, tem diâmetro de 15 polegadas na traseira e 16 polegadas na dianteira. Medidas inferiores ao usual, compensadas em parte pelos pneus, de perfil maior, com medida de 130/90 na traseira e 110/90 na dianteira. As suspensões são compatíveis com o modelo, que não tem pretensões esportivas. Sua vocação é o deslocamento sem pressa, mas com conforto. Na dianteira, a suspensão tem um conjunto telescópico convencional e na traseira um par de amortecedores, ancorados em uma balança bastante estreita, que destoa do conjunto, com perfil retangular.
ACELERANDO
A configuração longa e baixa, outra característica dos modelos custom, favorece a performance nas retas e funciona exatamente ao contrário nas curvas. Entretanto, o conforto é generoso. A posição de pilotagem é relaxada, com os braços levemente mais altos, pernas esticadas e pés apoiados em plataformas. O banco, em dois níveis, deixa o piloto ligeiramente mais baixo e sem problemas na hora de parar. O motor acelera bem, mas sofre com a obesidade do modelo, que paga o preço do porte avantajado, adornado pelos muitos cromados e escapes duplos. Na hora de frear, um disco na dianteira e um tambor na roda traseira, que funcionam sem sustos.
O modelo avaliado não tinha o para-brisa dianteiro, bauleto central e bolsas laterais, que são de série e facilitam nas viagens, mas podem ser removidos. O painel também é completo, com instrumentos redondos no painel e velocímetro central, além de marcador de combustível e luzes de advertência em cima do tanque, que tem tampa com chave. A Shineray XY 250 também conta com dois faróis auxiliares arredondados e cromados, formando uma verdadeira bateria quando vista de frente. O modelo custa R$ 10.990.