Curva e aderência

24 Out 2007 16:22 #1 por MiaMoto
Curva e aderência foi criado por MiaMoto
Prezados Foristas, sou marinheiro de primeira viagem neste mundo sobre duas rodas. Pretendo até o final do ano adquirir uma Fazer depois de muito ler e analisar os comentários postados. Dirijo automóveis a mais de 15 anos e portanto minha percepção de velocidade e aderência são de um "motorista de carro". Devido a este fato, tenho uma dúvida: uma curva que normalmente faço de carro, posso, com a Fazer, contorná-la com a mesma velocidade? Caso positivo, isso é verdade para dias chuvosos? A aceleração da Fazer é mais próxima de um carro 1.0, 1.6 ou 2.0?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Out 2007 17:26 #2 por D.Frantz
Respondido por D.Frantz no tópico Curva e aderência
Num dia seco sem problemas contornar a curva na mesma velocidade. A velocidade para fazer a curva depende da sua inclinação, quanto mais inclina mais rapido se pode fazer. Aii que tá o problema pois demora um certo tempo até ter essa coragem, e quanto mais se inclina maior o risco do tombo heheheh, mas a fazer inclina tranquilamente até encostar a pedalera no chão. Já no dia de chuva esqueça, o negocio é andar sussegado e devagar. Eu considero a aceleração da fazer igual a carro 2.0 até 80 100km/h depois disso o carro continua desenvolvendo velocidade e a fazer estaciona.

abrçs

D.Frantz - Curitiba - PR

Intruder 250/Fazer 250/XT-600/BMW R 1100 GS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2007 14:34 #3 por Mauricio
Respondido por Mauricio no tópico Curva e aderência
cara, eu tbm sou motociclista novato e comecei com uma 125.

a aceleração em arrancada parece q é de carro 1.6, moto é MUITO leve. mas isso só até 80km/h. uma fazer deve arrancar como um bom 2.0 mesmo.

mas com relação às curvas é TOTALMENTE diferente... de carro vc pode entrar freando e cantando pneu, q ele derrapa mas não capota e vc ainda consegue fazer a curva. já fiz curva cantando os 4 pneus. o carro inclina mas não cai.

já de moto o limite é cruel!!! se vc forçar demais é CHÃO! lembre q vc tem apenas DOIS pneus, então se derrapar um deles vc cai na hora.

ainda não achei a velocidade certa de fazer as curvas, então o negócio é ir devagar mesmo. sem pressa.

se vc aceita uma dica, não se preocupe com o limite da moto. ande sempre obedecendo o SEU limite.


abs e boa compra!

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Out 2007 10:58 #4 por XGUSTAVO
Respondido por XGUSTAVO no tópico Curva e aderência
Na questao das curvas os colegas já falaram tudo, queria so colocar na questa de aceleraçao pois ja fiz teste e ela pula na frente de um carro 1.6 com 100cv até 100 km/h, depois estaciona e o carro vai embora.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Out 2007 18:10 #5 por eroliveiras
Respondido por eroliveiras no tópico Curva e aderência
quanto às curvas use o bom e velho amarelódromo..... se estiver fazendo a curva e sentir um leve cagaço,.. amarelasso,.. rs rs rs com certeza é hora de aliviar o manete rs rs rs

XL125, MAGMA Custom, Max125, Titan125, Titan150, Bros150,YS250,

Teneré (corujita) 2011

____________

Praia Grande - SP

peixe é peixe, boi é boi e peixe-boi é outra coisa - By Biagio Ferrari

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Nov 2007 21:04 #6 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Curva e aderência
essa é, certamente, a melhor técnica...rs
Quando estou fazendo trilha de bike o pneu avisa quando tá chegando no limite... ele começa a chiar e eu sei que se eu inclinar mais um pouquinho vou pro chão. Aos 65km/h no morro ele quase berra...mas é pneu lameiro...
De CG eu nunca ouvi o pneu avisar que tá perdendo aderência... mais por receio de arriscar na curva do que por chegar ao limite do equipamento (e a moto nem é minha, é do meu amigo)

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Nov 2007 08:40 #7 por simon
Respondido por simon no tópico Curva e aderência
Olá Sidious, outro dia você ficou de confirmar o nome do lubrificante que está usando na relação da sua mountain bike, se já tiver conseguido, favor nos postar. Obrigado.

simon

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Nov 2007 10:49 #8 por nettokey
Respondido por nettokey no tópico Curva e aderência
Opa, ontem raspei aquele pino q fica sobre a pedaleira numa curva à direita.
Logo após 1 sinal, dobro à esquerda e assim q passei a segunda marcha joguei o corpo.

Pense na sensaçao de alegria...
rsrsrsrs...
Pois achava q qdo raspava no chao a moto desequilibrava, o q nao aconteceu.

Agora sim percebi o quanto a fazer eh segura, estável.
Pow, nem senti deitar tanto...
rsrsrs

Bom, a aceleração da Fazer até 100 Km/h eh maior que um carro 2.0
Já fiz um teste com um vectra e saí sempre à frente até essa velocidade.
Dpois disso, impossível. O carro passa à frente folgado.

Abraçoo!!!!

Já to de Fazer 07/08 Black.

Eita q felicidade com minha neguinha!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Nov 2007 10:57 #9 por cfesta
Respondido por cfesta no tópico Curva e aderência
com 2.0 é isso aí mesmo... testei com um Stilo e não deu nem graça... o mais engraçado é depois que tu para no sinal o cara fica olhando pra ver se tem algo de diferente sem entender o que aconteceu...cfesta39395,5406828704

Fazer 06/07 Vermelha - "Possante"

Porto Alegre - RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Nov 2007 11:57 #10 por GersonPortugal
Respondido por GersonPortugal no tópico Curva e aderência
Acho que todas as dicas já foram passadas pelos amigos do fórum. Ir devagar e respeitar o seu limite é a receita pra evitar o asfalto.

Sou Carioca e tive moto por 13 anos. Quando vim para o Nordeste São Luís, MA), aos 28 anos, vendi a moto, pois aqui o respeito no transito era proporcional ao tamanho do veículo. Antes de vender a moto, uma Agrale SXT 27,5, eu fazia curvas arrastando as pedaleiras. E olha que a Agrale era bem alta. 13 anos depois resolvi voltar ao mundo das 2 rodas e comprei uma Suzuki Yes 125. O primeiro jogo de pneus dela saíram quadrados, pois o meu limite tinha retornado ao zero. Hoje já consigo fazer curvas bem inclinadas. Fiquei uma semana com uma Fazer e senti que ela é melhor do que a Yes nas curvas. Dá pra botar o pino no asfalto. Mas o mais importante é a segurança. Use o amarelômetro recomendado, e nem pensar em testar limites em dias chuvosos.

Abraços.

SUZUKI YES 125 2007

SÃO LUÍS - MARANHÃO

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Nov 2007 13:56 #11 por Original_40
Respondido por Original_40 no tópico Curva e aderência
Vejam o exemplo da minha garagem:

FZ 250 - Peso: 220 kgs (moto + piloto) / 21 CV´s = 10,48 kg/CV.

MAREA 2.0 - Peso: 1450 kgs (carro + motorista) / 142 cv = 10,21 kgs /CV.

Ledo engano quem acha que o Marea vai sair à frente. A Fazoca despacha ele até uns 80..90 km/h, daí...bem...se não pegar o binóculo...não vai dar para ver nem a chapa do Tubarão...

Existem causos....e causos

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Nov 2007 14:00 #12 por Original_40
Respondido por Original_40 no tópico Curva e aderência
Ahh.. desculpem.. sobre aderência.

A Fazoca é uma das motos mais gostosas e seguras de se curvar. Mas... o chão deve estar seco!!!
Se tiver sujeira, molhado ou com areia...é chão na certa.!

Sem apelar (cantar pneus, curvas estilo drifting) vc. faz com mais segurança na FZ do que com carros.

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Nov 2007 14:05 #13 por eroliveiras
Respondido por eroliveiras no tópico Curva e aderência
ainda nao tive a coragem necessaria p/ raspar o pino, mas sei que o dia em que isso acontecer vai ser`ótimo eeeeeeeeee

XL125, MAGMA Custom, Max125, Titan125, Titan150, Bros150,YS250,

Teneré (corujita) 2011

____________

Praia Grande - SP

peixe é peixe, boi é boi e peixe-boi é outra coisa - By Biagio Ferrari

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Dez 2007 09:25 #14 por Asclus
Respondido por Asclus no tópico Curva e aderência
por falar em pino preciso de 1 , um dos lados ta sem.... senao posso passar da conta sem nem perceber RSRSRS
alguem tem 1 pino pra doar ?

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Dez 2007 10:10 #15 por dudu_phiberopti
Respondido por dudu_phiberopti no tópico Curva e aderência
to querendo arrancar os meus pinos pra naum encostar e ficar com medo... rs

I'm a cowboy, on a steel horse I ride



13° salário tem destino: IPVA+DPVAT+LIC.



.:Divinópolis/MG:.

Yamaha YS Fazer 250cc

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.187 segundos