Devo Comprar uma Lander?

30 Ago 2007 05:09 #16 por plosch
Respondido por plosch no tópico Devo Comprar uma Lander?
Caro amigo,


esta é a opinião desapaixonada de quem tem uma Lander e já teve tornado e mais algumas outras motos:


=>Motor 5 marchas e muito barulhento


O motor realmente é barulhento. Barulhento, não: Muito barulhento! Porém, é fato que depois de algum tempo você acaba se conformando (não disse que se acostuma...). Por outro lado, este mesmo motor te passa a impressão de ser extremamente robusto, mesmo com todos os barulhos.


Sobre as 5 marchas, é apenas uma questão de escolha do fabricante! O fato de uma moto ter 5 ou 6 marchas não quer dizer necessariamente que ela tem que ser mais veloz ou mais econômica. Esta escolha envolve diversos cálculos, como peso, torque, potência, curva de torque, curva de potência, uso primário da moto, custos, etc. Se os japoneses bateram o pé e disseram que 5 marchas eram o suficiente, quem somos nós para contestar? :O)


=>Roda dianteira mais fina, causando menor estabilidade em terrenos arenosos...


Você está redondamente enganado, meu caro! O maior prejuízo em ter uma roda mais fina é no asfalto, e não na terra! Uma roda fina ajuda a cavar o terreno e manter o direcionamento que você escolheu. Você já viu alguma foto de moto de rally? Veja e depois me conte.


=>Suspenção inferior a Tornado


Concordo! Pelo menos no asfalto, a suspensão da Tornado é mais firme e copia melhor uma sucessão de buracos ou costelas de vaca, por exemplo. Para falar a verdade, o melhor da Tornado é sua parte ciclística. A Lander tem a suspensão um pouco mais macia e confortável, porém, percebi que ela não se entende muito bem em uma sucessão de buracos, levando a suspensão traseira a quicar bastante e perder tração.


Na minha opinião, o conforto da suspensão da Lander leva vantagem sobre a esportividade da suspensão da Tornado.


=>Menos Estável que a tornado no geral para pilotar, ex a frente tende a alargar em curvas


Bom, este negócio de alargar curvas nunca entendi direito... Parece papo do Tite. De qualquer forma, ela é muito boa, seja em curvas ou retas. Ela se comporta exatamente como deve ser uma moto. Quanto a estabilidade no geral ao pilotar, vide o final do item acima.


=>Freio dianteiro é um lixo


Concordo! O freio dianteiro é um lixo, um cocô, uma porcaria. E olha que meti um aeroquip e Dot 5 na minha! E não tem nada deste papo de "freio poderoso é perigoso" ou "na terra existem vantagens para um freio mais fraco". Bull sh*t! Eu quero que a moto pare quando apertar o manete. Simples assim!


Mas nem tudo está perdido. A solução é simples e consiste apenas em mudar o tipo de pastilha. Acho que uma semi-metálica deverá ser de bom tamanho.


=>Mangueiras e cabos passando por locais errados num moto on/off road


A única coisa que passa em lugar errado é o flexível do freio traseiro. Realmente também não entendi porque não passaram por cima da balança...


=>Balança em aço ao invez de ser de aluminio(Gostaria de saber qual a diferença entre as duas vantagens e desvantages)


É verdade. Mas quer saber de uma coisa: Tirando o fato de ser um material mais nobre e menos propenso a oxidação, não faz diferença alguma! Este é o tipo de coisa que não me enche os olhos.
No quesito rodas, o assunto é outro! Ô materialzinho vagabundo! Troquei meus aros por alumínios da Eninco (cor preta - ficou demais!) e quando fui verificar os de aço, já estavam cheios de pontos de ferrugem. Por dentro dos aros! Este é um erro imperdoável da Yamaha...


=>Corrente mais fina, tendendo a quebrar com mais facilidade


Você já viu alguma corrente desta quebrada? Eu não. É outro item que não ligo, com a vantagem de ser mais leve para o motor e menos barulhenta.


=>Falta guia na corrente


É verdade, mas e daí?


Acho que as pessoas não entenderam muito bem o espírito da Lander. Ela é apenas uma (boa) moto trail urbana! A Yamaha, em momento algum, deu a entender que seria uma off-road mais agressiva.
Existe uma certa crise de identidade, como o pneu fino dianteiro, mas vamos aos detalhes urbanos: guidon apoiado em coxins de borracha, relação longa (para trilhas), motor com 5 marchas (é mais difícil achar a marcha ideal para situações específicas), flexível de freio traseiro passando por baixo da balança, rodas de ferro, suspensões macias, eletrônica embarcada, etc.


Opinião pessoal: A Yamaha acertou em cheio!!!! É uma moto extremamente divertida de andar na cidade e em estradas, o posicionamento do guidão e pedaleiras é perfeito, econômica, robusta e relativamente confortável. E, ao contrário da Tornado, com seu motor demasiadamente esportivo, tem alma de trail!


Estou extremamente satisfeito com a minha. A Lander foi uma grata surpresa!


Um abraço,


Peter

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Ago 2007 09:44 #17 por rafaeld
Respondido por rafaeld no tópico Devo Comprar uma Lander?
Estava meio em dúvida sobre a LAnder tb.. Esse topico me ajudou bastante.

Só que vou esperar pois quero ver se esse ano sai a versão Motard da lander. AChei lindo demais o versão STX da sundown, Só que 200cc pra mim não rende. Alguém tem alguma informação a respeito da versão motard da lander ?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.084 segundos