Tenho uma tw 2007 prata que adiquiri a poucos dias, é minha primeira moto (grande moto), tenho tentado seguir as instruções do manual para amaciamento do motor: nos primeiros 1000km não passar de 5000rpm, entre 1000 e 1600km operar o motor até no máximo 7000rpm, após 1600km o motor poderá ser operado com aceleração total. Tento manter os 5000rpm, mas confesso que as vezes não dá para ser tão comportado. Até agora tenho usado a moto em curtas viagens pelo interior do meu estado. O fato de em algumas vezes estrapolar as recomendações do manual pode mesmo prejudicar o desempenho futuro da moto? como saberei que o motor foi amaciado corretamente?
Algumas espichadas acima da recomendação são até saúdaveis. Só nada de forçar muito de cara. Use e abuse das retomadas e não mantenha uma velocidade constante por muito tempo.
Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.
Não vicie sua moto, saiba que o bom desempenho dela vai depender do modo com que vc vai dirigir.
Procure seguir as especificações do manual, mas de vez em quando quando for trocar de marcha vc pode ir até 5.500 mil giros e se passar na troca de marcha sem problema não fique preso as especificações se não vc não vai curtir a ua moto.
É claro tudo tem limites e tenho certeza que vc será cautelozo com sua moto.
Acho bom vc não forçar muito, nem andar muito lerdo e nem muito rapido, não quer dizer que se vc andar sempre muuuuito devagar, seu motor tera melhor desempenho no amaciamento do que um que andou chutado. não esqueça de trocar o óleo quando ela fizer 500 km, pq durante o amaciamento, há um maior atrito entre as peças internas do motor, que soltam detritos, minusculos, mas soltam, deixando mais pobre o óleo e perdendo sua principal funçao. vc terá muito tempo pra curtir sua motoca, então não presepe muito por agora.
Alguma diferenca de desempenho em motos do mesmo modelo as vezes se da ao estilo de conduta, alguma regulagens que vc mesmo pode fazer na moto, mas acho que ate os 3000km iniciais vc deveria seguir o manual.
Eu tenho uma TWISTER 2006, que peguei em agosto de 2006. além de seguir as recomendações do manual, efetuei as trocas de óleo, no máximo, a cada 1500Km. Sempre troquei na concessionária, oportunidade que eles sempre dão uma regulada na corrente. Hoje, minha moto está com 10300Km e tá uma maravilha. As vezes, saio rápido num farol, chegando a 9000RPM em 2ª marcha e vou mudando até a 6ª. Noto que a moto está soltinha, soltinha. Uma verdadeira maravilha.
Também faço todas as revisões. A próxima será com 12000Km.
um abraço
lobosolitario escreveu: Pessoal,
Tenho uma tw 2007 prata que adiquiri a poucos dias, é minha primeira moto (grande moto), tenho tentado seguir as instruções do manual para amaciamento do motor: nos primeiros 1000km não passar de 5000rpm, entre 1000 e 1600km operar o motor até no máximo 7000rpm, após 1600km o motor poderá ser operado com aceleração total. Tento manter os 5000rpm, mas confesso que as vezes não dá para ser tão comportado. Até agora tenho usado a moto em curtas viagens pelo interior do meu estado. O fato de em algumas vezes estrapolar as recomendações do manual pode mesmo prejudicar o desempenho futuro da moto? como saberei que o motor foi amaciado corretamente?
Minha tw ta com 800km/rd eu sempre ando de leve 1° ate a 5° marcha 6.000,7.000 rpm no max...só forço mais a 6° nas BR ,110,120km e hoje colei u punho deu 135km e 9.200rmp por ai,mais foi por pouco tempo...segundos...queria saber se he sadio ou prejudica o amaciamento do motor?..flw
Andrew escreveu:
Minha tw ta com 800km/rd eu sempre ando de leve 1° ate a 5° marcha 3.000 ha 6.000 rpm no max...só forço mais a 6° nas BR ,110,120km e hoje colei u punho deu 135km e 9.200rmp por ai,mais foi por pouco tempo...segundos...queria saber se he sadio ou prejudica o amaciamento do motor?..flw
Kra eu tenho Tutu 2008/2008 "ultimas unidades na cabral aki de CTBA" tah com 2300km/rd eu as vezes dou umas esticadas nela, ja cheguei a pegar 140Km/h mas nada continuo, tipo pego a velocidade ando alguns metros e ja baixo a rotaçao, acho que isso é interessante pra vc dizer pra moto "to te poupando agora mas saiba que logo voh te cobrar" e pra isso pracisa seguir esses requisitos iniciais do manual, algumas coisas do manual é mito, mas alguns tem mtoooo fundamento.
O importante é vc andar de boa agora pra andar melhor ainda depois, tipo quando vc chamar ela ela te responder.
Essa é minha primeira moto, e to super feliz com ela, faça trocas de oleo sempre que necessario " leia alguns topicos aki no forum sobre oleos bons pra TW" e vai na fé fio curta sua moto, mas com segurança SEMPREEEEE!!!
Não entendi, você ta dizendo que a Twister não pode pegar estrada??
Amigo, de minha casa ao trabalho, vou 2/3 de cidade e 1/3 em BR, e aí o acelerador fala mais alto, é lógico que é com responsabilidade, ainda mais que não temos um tapete de asfalto mas 100 a 120 sempre fiz desde que comprei a minha (3400 Km).
No primeiro mês não passei das 6000 rpm, só quando colocava a sexta, mesmo assim já estava a quase 90. Mas depois da primeira troca de óleo, sempre dei umas esticadas. A moto ficando soltinha.