Corte de giro da Twister

05 Out 2014 23:17 - 05 Out 2014 23:19 #1 por twisterouro
Pessoal beleza ? Estou com uma dúvida básica, qual é a faixa do giro máximo da Twister ?

Pois é o seguinte, pesquisando na internet encontrei a informação que o corte de giro da Twister é de 9.500 rpm e a 150 km/h eu já atingi na minha moto e cheguei nessa faixa de giro e hoje pela primeira vez um motorista na cidade me fez m#$%@ quase me derrubou, não deu a seta, e eu soltei a mão na embreagem e abri o acelerador de raiva e eu vi no painel que minha Twister cortou giro em 11.000rpm :blink:

E eu estou nessa dúvida :huh: Saliento que minha Twister é toda original e incluindo o CDI que é da marca Denso e o dono antigo era uma moça super tranquila ao usar essa moto e se por acaso exista um CDI Denso para cortar em 11.000 eu duvido muito que a antiga dona tenha trocado de CDI.

Algumas pessoas na internet ando dizendo que muitos Twisteiro da vida instala CDI de CG que não tem corte de giro e anda em cima de uma Panela de Pressão pronta para explodir, a minha Twister original pelo jeito ja é uma panela de pressão :woohoo:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Out 2014 20:56 #2 por twisterouro
Respondido por twisterouro no tópico Corte de giro da Twister
Pessoal de boa não precisa mais responder a menos que queira comentar sempre é bem vindo comentários :cheer:
Conversei com um mecânico da Honda mesmo e ele me disse que a Twister tem sim limitador de giro mas é no 11.000rpm e não no 9.500rpm como ouvi ai na internet, inclusive no manual é pedido e aconselhado não trocar marchar acima dos 10.000rpm.

Se a Twister tivesse corte de giro ou limitador antes da faixa vermelha do tacômetro (10 e 11 mil rpm) mais do que óbvio que não seria necessário tal recomendação ao usuário da motocicleta, então se alguém tinha dúvidas como a minha a resposta está ai.

E se alguém também for comprar um CDI preparado para ultrapassar os giros de 9.500 rpm no qual eu cai e acreditei nem precisa gastar dinheiro, ela original por si só atinge 11.000rpm normal.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Out 2014 09:38 #3 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Corte de giro da Twister
Amigo Twisterouro,

Realmente o corte do motor só ocorre após a faixa vermelha, que tem a função de alertar para o perigo de quebra do motor, sendo que o corte ocorre exatamente para evitar que ocorra, pois se insistir em ir além ocorrerá com certeza.

Aí vc pergunta: Mas como alguns motores vão além dessa rotação???

Porque foram alterados. Tiveram alguns componentes trocados para ir além dessa faixa de giros, como por ex. o comando de válvulas,o CDI, o escapamento, a injeção remapeada (ou o bura trabalhado), filtro de ar mais livre, etc. etc. etc., porém a vida útil de um motor nessas condições é muito inferior ao motor original.

Quanto ao "limite" de 9.500 RPMs, principalmente na última marcha, isso é física pura. Lembre-se que seu motor tem uma "Potência Máxima", e essa potencia não ocorre na faixa vermelha. Então, depois que passa a rotação de "Potencia Máxima", o motor começa a ter menos potência para vencer as resistências a ele empregadas. Então, a máxima velocidade que sua moto pode alcançar, tendo em vista que a maior parte da potencia de uma moto é utilizada para vencer a resistência do Ar, que é exponencial à velocidade, acontece nessa rotação, pois após isso a potencia gerada pelo motor não é suficiente para vencer a resistência do ar.

Quando vc está em marchas menores, a resistência do ar não é tão forte e o motor consegue chegar no seu limite, o mesmo ocorre quando aceleramos sem carga (quando vc acelerou com a embreagem acionada), porém isso não é recomendado porque vc perde eficiência do motor. Procure trocar as marchas sempre na rotação de "Potência Máxima", vc vai ver como a velocidade aumenta mais rápido do que se vc trocar na faixa vermelha!!! (isso quando vc quiser arrancar forte)

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Out 2014 19:41 #4 por twisterouro
Respondido por twisterouro no tópico Corte de giro da Twister
Agradecido o comentário e maiores informações, só saliente aqui um detalhe técnico: Se pode trocar marcha em duas situações de rotações A: Dentro da faixa de rotação onde se obtém o torque máximo.
B: Dentro da faixa de rotação onde se obtém a potência (CV) máxima.

No caso da Twister o torque máximo é nos 6.000RPM e potência máxima nos 8.000 RPM.

Eu antes de fazer alguns testes com ela eu andava tentando economizar gasolina trocando marchas dentro de 3.800rpm aproximadamente á no máximo 4.200 rpm, resultado dela era de 20/21 á 22 km/l na cidade. Andei um tempo por bobeira apenas nada intencional, trocando marcha entre 5.000 rpm á 6.500 rpm e o resultado foi absurdo, o consumo despencou...

Foi para 27,5 á 28 km/l, acredito eu que o motor da Twister necessita andar meio cheio de torque para ficar mais econômico, para quem quer economia e andar devagar a Twister está fora de questão B) Fica a dica ai para os novos Twisteiros da vida, andar igual tiozão não é a melhor forma de pilotagem para se obter economia não.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: felipe.sette

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Out 2014 15:10 #5 por Nobre
Respondido por Nobre no tópico Corte de giro da Twister
Se vc necessitar de mais desempenho o ideal é trocar na faixa de potencia maxima, já se quiser menor consumo pode fazer as trocas na faixa de torque maximo. Rotação baixa nem sempre é sinonimo de economia, vc pode acabar por forçar mais o motor para manter a aceleração.

Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Out 2014 19:49 #6 por twisterouro
Respondido por twisterouro no tópico Corte de giro da Twister

Nobre escreveu: Se vc necessitar de mais desempenho o ideal é trocar na faixa de potencia maxima, já se quiser menor consumo pode fazer as trocas na faixa de torque maximo. Rotação baixa nem sempre é sinonimo de economia, vc pode acabar por forçar mais o motor para manter a aceleração.



Exatamente meu brother, os próprio usuários de Twister me orientava para trocar machas em giros baixo que era econômico e bla bla bla e é o inverso, na Twister tendo uma toca mais forte ela tem um consumo bem mais baixo, feliz de min que não gosto de andar devagar kkkk

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2014 11:48 #7 por Nobre
Respondido por Nobre no tópico Corte de giro da Twister
Cada motor tem sua faixa de economia e de desempenho, não necessariamente deixar o giro lá em baixo é sinal de economia!

Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.148 segundos