Pessoal beleza ? Estou com uma dúvida básica, qual é a faixa do giro máximo da Twister ?
Pois é o seguinte, pesquisando na internet encontrei a informação que o corte de giro da Twister é de 9.500 rpm e a 150 km/h eu já atingi na minha moto e cheguei nessa faixa de giro e hoje pela primeira vez um motorista na cidade me fez m#$%@ quase me derrubou, não deu a seta, e eu soltei a mão na embreagem e abri o acelerador de raiva e eu vi no painel que minha Twister cortou giro em 11.000rpm
E eu estou nessa dúvida Saliento que minha Twister é toda original e incluindo o CDI que é da marca Denso e o dono antigo era uma moça super tranquila ao usar essa moto e se por acaso exista um CDI Denso para cortar em 11.000 eu duvido muito que a antiga dona tenha trocado de CDI.
Algumas pessoas na internet ando dizendo que muitos Twisteiro da vida instala CDI de CG que não tem corte de giro e anda em cima de uma Panela de Pressão pronta para explodir, a minha Twister original pelo jeito ja é uma panela de pressão
Pessoal de boa não precisa mais responder a menos que queira comentar sempre é bem vindo comentários
Conversei com um mecânico da Honda mesmo e ele me disse que a Twister tem sim limitador de giro mas é no 11.000rpm e não no 9.500rpm como ouvi ai na internet, inclusive no manual é pedido e aconselhado não trocar marchar acima dos 10.000rpm.
Se a Twister tivesse corte de giro ou limitador antes da faixa vermelha do tacômetro (10 e 11 mil rpm) mais do que óbvio que não seria necessário tal recomendação ao usuário da motocicleta, então se alguém tinha dúvidas como a minha a resposta está ai.
E se alguém também for comprar um CDI preparado para ultrapassar os giros de 9.500 rpm no qual eu cai e acreditei nem precisa gastar dinheiro, ela original por si só atinge 11.000rpm normal.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca
Realmente o corte do motor só ocorre após a faixa vermelha, que tem a função de alertar para o perigo de quebra do motor, sendo que o corte ocorre exatamente para evitar que ocorra, pois se insistir em ir além ocorrerá com certeza.
Aí vc pergunta: Mas como alguns motores vão além dessa rotação???
Porque foram alterados. Tiveram alguns componentes trocados para ir além dessa faixa de giros, como por ex. o comando de válvulas,o CDI, o escapamento, a injeção remapeada (ou o bura trabalhado), filtro de ar mais livre, etc. etc. etc., porém a vida útil de um motor nessas condições é muito inferior ao motor original.
Quanto ao "limite" de 9.500 RPMs, principalmente na última marcha, isso é física pura. Lembre-se que seu motor tem uma "Potência Máxima", e essa potencia não ocorre na faixa vermelha. Então, depois que passa a rotação de "Potencia Máxima", o motor começa a ter menos potência para vencer as resistências a ele empregadas. Então, a máxima velocidade que sua moto pode alcançar, tendo em vista que a maior parte da potencia de uma moto é utilizada para vencer a resistência do Ar, que é exponencial à velocidade, acontece nessa rotação, pois após isso a potencia gerada pelo motor não é suficiente para vencer a resistência do ar.
Quando vc está em marchas menores, a resistência do ar não é tão forte e o motor consegue chegar no seu limite, o mesmo ocorre quando aceleramos sem carga (quando vc acelerou com a embreagem acionada), porém isso não é recomendado porque vc perde eficiência do motor. Procure trocar as marchas sempre na rotação de "Potência Máxima", vc vai ver como a velocidade aumenta mais rápido do que se vc trocar na faixa vermelha!!! (isso quando vc quiser arrancar forte)
Agradecido o comentário e maiores informações, só saliente aqui um detalhe técnico: Se pode trocar marcha em duas situações de rotações A: Dentro da faixa de rotação onde se obtém o torque máximo.
B: Dentro da faixa de rotação onde se obtém a potência (CV) máxima.
No caso da Twister o torque máximo é nos 6.000RPM e potência máxima nos 8.000 RPM.
Eu antes de fazer alguns testes com ela eu andava tentando economizar gasolina trocando marchas dentro de 3.800rpm aproximadamente á no máximo 4.200 rpm, resultado dela era de 20/21 á 22 km/l na cidade. Andei um tempo por bobeira apenas nada intencional, trocando marcha entre 5.000 rpm á 6.500 rpm e o resultado foi absurdo, o consumo despencou...
Foi para 27,5 á 28 km/l, acredito eu que o motor da Twister necessita andar meio cheio de torque para ficar mais econômico, para quem quer economia e andar devagar a Twister está fora de questão Fica a dica ai para os novos Twisteiros da vida, andar igual tiozão não é a melhor forma de pilotagem para se obter economia não.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: felipe.sette
Se vc necessitar de mais desempenho o ideal é trocar na faixa de potencia maxima, já se quiser menor consumo pode fazer as trocas na faixa de torque maximo. Rotação baixa nem sempre é sinonimo de economia, vc pode acabar por forçar mais o motor para manter a aceleração.
Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG
Nobre escreveu: Se vc necessitar de mais desempenho o ideal é trocar na faixa de potencia maxima, já se quiser menor consumo pode fazer as trocas na faixa de torque maximo. Rotação baixa nem sempre é sinonimo de economia, vc pode acabar por forçar mais o motor para manter a aceleração.
Exatamente meu brother, os próprio usuários de Twister me orientava para trocar machas em giros baixo que era econômico e bla bla bla e é o inverso, na Twister tendo uma toca mais forte ela tem um consumo bem mais baixo, feliz de min que não gosto de andar devagar kkkk