Twister - Manutenção em dia

05 Maio 2013 21:22 #1 por Diego_na_nett
Galera, minha Twister 2007 está atualmente com quase 23.000km rodados, comprei ela com 16.000km, nunca me deu problemas sem ser manutenção. Porém, tenho dúvidas se estou tratando-a como deveria.

Eu usava Oleo Mobil como no Manual, porém desta vez coloquei Motul 3000 e vou trocar quando ela completar 2 mil rodados.
Toda vez que troco o óleo ele sai da mesma cor que entrou, ou seja, motor deve estar muito limpo por dentro, 'descarbonizado' penso eu.
Técnicamente isso é Bom não?

Filtro de óleo, seria a cada troca sim, troca não?

E sobre a tal Corrente de Comando. Sendo uma Twister 2007, que é da 2006 em diante (FACELIFT) - ouvi dizer que elas já não tem mais o tal problema, porém fico com medo de acontecer. O que faço para 'evitar' tal problema?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2013 18:29 #2 por Diego_na_nett
Respondido por Diego_na_nett no tópico Twister - Manutenção em dia
poxa galera, ninguem ae pra contribuir, juntar um conhecimento e tal? ....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2013 18:58 #3 por Mackenzie
Respondido por Mackenzie no tópico Twister - Manutenção em dia
Cara, trocar com 2 mil km é muito pouco tempo. Minha intruder troca com 3 mil km. Se ele saiu com a cor que entrou, é porque a troca, na minha opinião, foi precipitada. O fato do óleo estar preto, não quer dizer que ele perdeu suas propriedades.

No resto, não tenho conhecimento pra ajudar. Um abraço amigo!
Posta umas fotos da motoca pra gente ver.

Atual: Heritage Custom 2008 33.000km
Haojue Lindy 125 2018 35km
Ex: Z 750 2012 Preta 22.000km
Ex Fazer 250 2011 Roxa - 55.000km
Ex: Suzuki Intruder 125 2011 - 21.500km

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2013 20:49 #4 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Twister - Manutenção em dia
E aí Diego, beleza?

Olha, vou falar por experiência de quem já teve cindo TUTÚS.

A troca do óleo depende do produto que você utiliza.
Eu trocaria com 3.000 sempre observando não a coloração do mesmo, mas a textura.
Esfregue os dedos banhados em óleo e veja se sente algum atrito.

Com relação ao filtro, se o óleo estiver saindo "limpo", pode trocar de 3 em 3 trocas de óleos.
A corrente de comando não dá problema.
Quem dá problema é o esticador dela.
Você só vai mexer com isso se sentir um chacoalhar além do normal.

No mais, vá para a estrada e aproveite a moto que ela é uma delícia de pilotar.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2013 22:20 #5 por Diego_na_nett
Respondido por Diego_na_nett no tópico Twister - Manutenção em dia
Muito bem falado ;)

Então, assim que peguei ela usei o Óleo Mobil que é o recomendado pelo Manual, consegui andar mais de 3 mil com ela! Minha primeira moto e eu não tava 'esperto' com isso... tirei aquela tampinha no cambio e dei uma verificada no óleo e como eu disse, estava 'limpo e viscoso' cara de óleo novo.
Fui no mecanico e mandei trocar, ele ao tirar ainda perguntou quantos kilometros eu andei com aquele óleo, eu disse que 3 mil e ele arregalou os olhos e ainda me disse q o oleo nao tinha nem cara de estar velho! Perguntou se eu tinha feito o motor da moto recentemente.
Cara, me senti 'orgulhoso'!!!! '- caraca, motor da tutu ta novo msmo ehin' kkkkkk

Agora me surgiu uma dúvida questão do arrefecimento. Notei que no frio aqui do Sul, ela esquenta bem rápido. Ae me veio uma dúvida: O Óleo do radiador, é preciso trocar aquilo????

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jul 2013 20:41 #6 por L.Martinelli
Respondido por L.Martinelli no tópico Twister - Manutenção em dia
A minha é uma TW 2008, faço as trocas de óleo a cada 1.500km, com a troca do filtro de óleo também, não é caro e protege o motor. Estou usando o Lubrax Essencial 20w50.
Quanto ao radiador de óleo, ele serve para refrigerar o óleo do motor, pode reparar nos dutos que levam o óleo até ele, um sobe e o outro desce o óleo, não existe essa possibilidade de trocar o óleo do radiador ou o radiador em si.

Twister vermelha 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Ago 2013 18:51 #7 por alexandre.langner
Diego_na_net... o óleo do radiador é o mesmo do motor, funciona assim, ele sai do reservatório (cárter) é bombeado através daquele radiador para ser resfriado e depois é borrifado no cabeçote e no pistão... logo a cada troca de óleo vc estará trocando também o óleo do radiador...

Quanto a marca do lubrificante... o Motul realmente é melhor, mas é mais caro também... O que uso é o Lubrax API SL que é o melhor custo x benefício... e que dá uma boa diferença comparado ao Mobil, principalmente na suavidade do câmbio com o motor quente... O filtro troco conforme manda o manual (uma sim outra não), por se tratar de um componente barato prefiro não arriscar....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.103 segundos