Twister 02 revisão

26 Out 2011 11:12 #1 por RicardoLemos
Olá, sou novo no forum, mas passei a noite toda ontem lendo varios topicos e gostei muito deste forum, vou começar a frequentar.
bem, desta vez queria pedir alguma noção pra vocês, da minha nova twister 02, eu como nao sei nada de mecanica (quando digo nada, eh nada msm) questao é o seguinte

tutu 02, pelo que o povo fala aqui ta super intera, logo vou tirar foto pra vocês verem
mas ela tem algumas coisas, que eu queria que vcs me disessem mais ou menos pra eu ter ideia do que o mecanico vai mexer
afinal, aqui nas redondezas, só ouço reclamações das oficinas que tem por aqui = , ai é fogo...

eu sei que eu preciso levar pra fazer uma revisão geral, e acertar tudo que nao ta 100%, mas no momento a prioridade em gastar alta grana é outra.. entao se der pra ajeitar ela, gastando soh no que realmente rpecisa, pelo menos até daqui umas 2..3 semanas ta bom


vamo la..
[1] ela está com dificuldade em engatar o ponto morto quando eu paro num sinal, ou algo parecido.. mas quando está desligada, e ligo, pra sair com ela, ou algo assim, não é tao dificil...

[2] vira e mexe ela dá um estalo daqueles "pááááá" quando reduzo a marcha...

[3] de 1 semana para cá, as vezes quando vou ligar ela... o start nao funciona... eu confiro o botãozinho do mata, interruptor de inginição de emergencia.. o cavalete lateral( pézinho) , sei la.. essas coisas, e tento dinovo e nao funciona.. nem barulho da bateria faz, dai confiro dinovo, e tento, dai sim dá a partida.... como se fosse mal contato.

(parte editada)
[4] AAAAh... eu guarda a moto em garagem de rua, nao tenho garagem aqui em casa.. de uns dias pra cá, ela ta fazendo um barulho estranho de metal pesado, mais ou menos em baixo do tanque, pouco antes do guidon, como se fosse o som do tanque batendo em algo de ferro tambem... quaquando passo em um desnivel, buraco, paralelepido, enfim... to meio cabreiro com isso... o que pode ser? ainda vou levar no mecanico.. mas soh inicio do mes, que agr to duro ioauua
(parte editada)

acho que são só isso...


Mas aceito dicas e sugestões de manutenção e conservação... pq ainda to pesquisando essas coisas... tipo o que é necessario fazer periodicamente, tal como limpar carburador, apertar corrente, trocar filtro.. esse tipo de coisa..


abração galera.. agradeço desde ja



RicardoLemos2011-10-26 13:16:40

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2011 16:25 #2 por João_Luiz
Respondido por João_Luiz no tópico Twister 02 revisão
Saudações, Ricardo. Bem vindo ao fórum.

Também tenho uma Twister 02/03 e posso dizer que é uma boa moto, basta cuidar.
Quanto às suas dúvidas, segue algumas dicas que de repente podem ajudar (se quiser mandar mensagem particular fique à vontade):
"[1] ela está com dificuldade em engatar o ponto morto quando eu paro num sinal, ou algo parecido.. mas quando está desligada, e ligo, pra sair com ela, ou algo assim, não é tao dificil..."

Isso é normal em Twister's, mas com o tempo você acostuma e pega o jeito.
Pra melhorar você pode trocar o conjunto do pedal de câmbio, pois com o tempo ele sogra um desgaste (que é natural) e fica com folga, o que dificulta "achar" o ponto morto.
Outro macete é deixar a embreagem sempre alta, mexendo naquele parafuso furado por onde passa o cabo, logo no manete. se não for suficiente você ajusta na outra ponta do cabo (tem uma regulagem lá também).

[2] vira e mexe ela dá um estalo daqueles "pááááá" quando reduzo a marcha...

Não sei como é esse "páááá" que ela faz, mas se for no escape, pode ser carburador sujo ou desregulado. Na internet tem vários tutoriais de como limpar/regular o carburador, mas não se iluda, não é tããããão fácil assim, requer um pouco de experiência. Para evitar transtornos leve num bom mecânico e fique observando como ele faz o serviço. Numa próxima vez você pode até fazer você mesmo. Agora, se for no câmbio, aí é marcha e velocidade incompatíveis. Explico: se você tá em 3ª a 3.000 RPM e quer reduzir pra 2ª você tem que dar uma "cutucada" no acelerador, porque a velocidade de cada marcha é difrente, dentro da mesma faixa de rotação do motor, por exemplo, em 1ª marcha a 7.000 RPM, não passa de 40 Km/h, já em 6ª marcha na mesma rotação você tá a uns 120 Km/h. Essa "cutucada" nada mais é do que você adequando o giro do motor à velocidade da moto, de acordo com a marcha selecionada. Resumindo, vá praticar que você vai entender direitinho (rsrsrs).

[3] de 1 semana para cá, as vezes quando vou ligar ela... o start nao funciona... eu confiro o botãozinho do mata, interruptor de inginição de emergencia.. o cavalete lateral( pézinho) , sei la.. essas coisas, e tento dinovo e nao funciona.. nem barulho da bateria faz, dai confiro dinovo, e tento, dai sim dá a partida.... como se fosse mal contato.

Pode ser o relé de partida. Aconteceu o mesmo comigo. Leve numa oficina e peça para verificar o relé de partida e os cabos da bateria (se não tem nenhuma "rachadura" no revestimento de borracha, "roubando" corrente).

[4] AAAAh... eu guarda a moto em garagem de rua, nao tenho garagem aqui em casa.. de uns dias pra cá, ela ta fazendo um barulho estranho de metal pesado, mais ou menos em baixo do tanque, pouco antes do guidon, como se fosse o som do tanque batendo em algo de ferro tambem... quaquando passo em um desnivel, buraco, paralelepido, enfim... to meio cabreiro com isso... o que pode ser? ainda vou levar no mecanico.. mas soh inicio do mes, que agr to duro ioauua.

Bem, isso é mais simples do que parece:
1 - retire o assento da moto (você verá o parafuso que segura o tanque - é só um mesmo!);
2 - retire esse parafuso;
3 - solte a mangueira de combustível que fica bem na "torneirinha" da reserva;
4 - puxe o tanque para cima e para trás que ele vai sair - cuidado pra não derrubá-lo;
5 - verifique as borrachas de fixação/apoio do tanque se tão todas lá;
6 - se tiver faltando alguma providencie ou improvise ccom uma câmara de ar velha;
7 - Faça o processo inverso e monte o tanque novamente, se continuar batendo não é no tanque.

Mãos à obra!!!

Saúde e paz a todos

Só quero voltar inteiro pra casa
Ontem: CG 150 Titan 04/05
Hoje: CBX 250 Twister 02/03
Amanhã: 600cc

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Nov 2011 17:17 #3 por wilson forps
Respondido por wilson forps no tópico Twister 02 revisão
Amigo estouro no escape na reduzida é carburação ignição ruim,

explico, vela ruin filtro de ar sujo dimais mistura ruin ar muito aberto ou muito fechado,

pessa a um mecanico deixar com duas voltas a regulagem do ar e colocque vela e filtro de ar novos

abasteça sempre em postos em que você veja o dono do combustivel

exemplo shell tecaco petrodilma nunca em posto sem bandeira

quanto a embreagem primeiro como a amigo acima disse

olhe o pedal do cambio mas pela idade de sua moto a minha é 2003

vai ter trocar embreagem cabo para ficar bom

abraçossss !!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Nov 2011 01:00 #4 por RicardoLemos
Respondido por RicardoLemos no tópico Twister 02 revisão
gostei muido ai das respostas... valeu mesmo.. ela ja ta quase 100% falta pequenos detalhes, mas está filezinha agora e eu ja estou bem mais solto que antes hehe.. logo postarei uma foto da pretinha... pra vocês darem umas dicas pra deixar ela mais bandida haha

abração.. e agradeço novamente

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2011 00:32 #5 por João_Luiz
Respondido por João_Luiz no tópico Twister 02 revisão
A minha também é preta... :)

Só quero voltar inteiro pra casa
Ontem: CG 150 Titan 04/05
Hoje: CBX 250 Twister 02/03
Amanhã: 600cc

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.108 segundos