Saudações, Ricardo. Bem vindo ao fórum.
Também tenho uma Twister 02/03 e posso dizer que é uma boa moto, basta cuidar.
Quanto às suas dúvidas, segue algumas dicas que de repente podem ajudar (se quiser mandar mensagem particular fique à vontade):
"[1] ela está com dificuldade em engatar o ponto morto quando eu paro num sinal, ou algo parecido.. mas quando está desligada, e ligo, pra sair com ela, ou algo assim, não é tao dificil..."
Isso é normal em Twister's, mas com o tempo você acostuma e pega o jeito.
Pra melhorar você pode trocar o conjunto do pedal de câmbio, pois com o tempo ele sogra um desgaste (que é natural) e fica com folga, o que dificulta "achar" o ponto morto.
Outro macete é deixar a embreagem sempre alta, mexendo naquele parafuso furado por onde passa o cabo, logo no manete. se não for suficiente você ajusta na outra ponta do cabo (tem uma regulagem lá também).
[2] vira e mexe ela dá um estalo daqueles "pááááá" quando reduzo a marcha...
Não sei como é esse "páááá" que ela faz, mas se for no escape, pode ser carburador sujo ou desregulado. Na internet tem vários tutoriais de como limpar/regular o carburador, mas não se iluda, não é tããããão fácil assim, requer um pouco de experiência. Para evitar transtornos leve num bom mecânico e fique observando como ele faz o serviço. Numa próxima vez você pode até fazer você mesmo. Agora, se for no câmbio, aí é marcha e velocidade incompatíveis. Explico: se você tá em 3ª a 3.000 RPM e quer reduzir pra 2ª você tem que dar uma "cutucada" no acelerador, porque a velocidade de cada marcha é difrente, dentro da mesma faixa de rotação do motor, por exemplo, em 1ª marcha a 7.000 RPM, não passa de 40 Km/h, já em 6ª marcha na mesma rotação você tá a uns 120 Km/h. Essa "cutucada" nada mais é do que você adequando o giro do motor à velocidade da moto, de acordo com a marcha selecionada. Resumindo, vá praticar que você vai entender direitinho (rsrsrs).
[3] de 1 semana para cá, as vezes quando vou ligar ela... o start nao funciona... eu confiro o botãozinho do mata, interruptor de inginição de emergencia.. o cavalete lateral( pézinho) , sei la.. essas coisas, e tento dinovo e nao funciona.. nem barulho da bateria faz, dai confiro dinovo, e tento, dai sim dá a partida.... como se fosse mal contato.
Pode ser o relé de partida. Aconteceu o mesmo comigo. Leve numa oficina e peça para verificar o relé de partida e os cabos da bateria (se não tem nenhuma "rachadura" no revestimento de borracha, "roubando" corrente).
[4] AAAAh... eu guarda a moto em garagem de rua, nao tenho garagem aqui em casa.. de uns dias pra cá, ela ta fazendo um barulho estranho de metal pesado, mais ou menos em baixo do tanque, pouco antes do guidon, como se fosse o som do tanque batendo em algo de ferro tambem... quaquando passo em um desnivel, buraco, paralelepido, enfim... to meio cabreiro com isso... o que pode ser? ainda vou levar no mecanico.. mas soh inicio do mes, que agr to duro ioauua.
Bem, isso é mais simples do que parece:
1 - retire o assento da moto (você verá o parafuso que segura o tanque - é só um mesmo!);
2 - retire esse parafuso;
3 - solte a mangueira de combustível que fica bem na "torneirinha" da reserva;
4 - puxe o tanque para cima e para trás que ele vai sair - cuidado pra não derrubá-lo;
5 - verifique as borrachas de fixação/apoio do tanque se tão todas lá;
6 - se tiver faltando alguma providencie ou improvise ccom uma câmara de ar velha;
7 - Faça o processo inverso e monte o tanque novamente, se continuar batendo não é no tanque.
Mãos à obra!!!
Saúde e paz a todos