cara se vc curte dar uns galetos com a motoca como eu troque com 1000 ou pode até ser com 1500 mas troque sempre o filtro pq é barato e ñ adianta nada por óleo novo encima do oleo q esta no filtro ja velho eu como ñ ando muito com a minha tutu eu troco a cada 1000 óleo e filtro sei q assim meu motor nunca ira me encomodar e outra nunca aperte muito os parafusos da tampa do filtro pq a rosca na tampa do motor é muiito fraca se vc apertar pode espanar aquilo ali é só encosta os parafusos e dar uma puxadinha de leve e como o serjão falou o oleo motul é muito massa mesmo na oficina q eu trabalho nós usamos esse óleo em carros q usam sintético realmente ele é muito bom o castrol q vc usa eu tbm to usando esse e tbm é um dos melhores do mercado falow cbbeudo espero ter ajudado
O óleo não contem impurezas, a não ser que você force seu motor em terrenos não muito limpo, do tipo terra, o pó pode entrar pela entrada de ar embaixo do banco, passar pelo filtro de ar e se misturar ao óleo, mas é muito difícil. A segunda hipótese e que sua máquina esteja com problemas no cilindro, com brechas, que o óleo se misture com a gasolina injetada, com a explosão, parte deste óleo queimado venha a ter contato novamente com óleo bom, também pouco provável.
Em ambos os casos a queda de rendimento do motor é notório, com gotas de óleo na sua garagem, e quando a moto estiver ligada, você observa saida de fumaça pelo escapamento.
Nestes casos a revisão deve ser feita o mais rápido possível para não danificar outras peças, pois o óleo lubrifica outras engrenagens também.
É sua responsabilidade preservar o meio ambiênte, por isso os técnicos estiveram dentro da Mobil, Texaco, Esso, entre outras e realizaram testes. Se por acaso o técnicos detetarem algo fora do normal, é lógico que vão verificar os procedimentos.
Vou dar um exemplo: A poucos dias a Wolks, teve que chamar seus carros FOX e GOL com problemas na marca de óleo do carro, pois simplismente estava fundindo os motores. Detalhe, carro zero.
Com relação ao assunto, dei uma olhada no manual da Twister agora (a minha é 2008), e de acordo com o manual a troca de óleo deve ser a cada 3.000Km. Outro ponto, a 1ª revisão deve ser aos 1.000Km e a segunda aos 3.000Km e a tolerância em que valem as revisões gratuitas é de no máximo 10% ou seja, para a primeira revisão, no máximo 1.100Km e segunda 3.300Km. Fiz a revisão dos 3.000Km a semana passada...
O óleo compro pelo api-sl mais a castrou ou he a lubrax q ja tem o api-sm... Rodo 2500km troco filtro e óleo de uma vez só! Com um óleo de api-sl vc roda 3000km tranqüilo, agora se for com o móbil não passe de 1500km pois o api dele he sf...lixo dos lixo!!!
o óleo deve ser tocado com 1500 eu troco da minha motoca com 1000 por frescura mais apartir dos 1500 os aditivos do óleo ja começão a ter menos efeito e outra coisa todo mundo falo falo falo mas esquecerão de falar q a embreagem é banhada a óleo e q os discos são de composite por isso q escurece o óleo e solta sujeira no óleo principalmente se der uma queimadas de embreagem e o enxofre da gasolina tbm escurece o óleo eu sempre abro motores de carros e de motos sei q se fizer uma troca de óleo com menos tempo do q a fabrica recomenda vai ser mil vezes melhor para o meu motor é como óleo sintético os caras dizem q é pra troca com 10000 15000 isso é sim la naquele clima friu da europa motores refrigerados a ar como é o caso da tutu fazem o óleo do motor sofrer altas temperaturas o q acaba incurtando a vida util dos aditivos lubrificantes então quem quiser trocar com 3000 4000 5000 o motor ñ é da minha moto então ñ da nada
Respondendo às perguntas, o óleo sintético é efetivamente melhor para o motor. Porém, deve-se utilizar somente produtos destinados exclusivamente para as motos. Esta é uma observação importante, porque o óleo sintético para motor de moto é diferente do óleo sintético para motor de carro.
Com relação aos períodos de trocas, este dado é indiferente da composição do óleo. Em primeiro lugar deve prevalecer a recomendação do fabricante da moto. A diferença é que o óleo sintético mantém a capacidade de lubrificação por um período maior. Ou seja, quando o usuário for trocar o óleo, ele ainda estará com boas condições de lubricidade, enquanto o mineral já estará com suas capacidades reduzidas. Mas os períodos de trocas devem ser respeitados. Não vá na conversa de frentistas, que tentam justificar o preço maior do óleo sintético, alegando que "duram" mais. Isso é mentira!
Devemos lembrar que o mercado também oferece óleo sintético dois tempos, para ser misturado à gasolina. Como os motores dois tempos foram precoce e injustamente condenados por questões ambientais, geralmente o óleo 2T sintético é destinado às motos de competição. Mas quem roda de scooter ou com as 2T sobreviventes, têm neste produto algumas vantagens significativas, como a menor emissão de fumaça, maior capacidade de mistura à gasolina e redução na formação de carbono. Além disso, algumas fábricas acrescentam substâncias aromáticas que eliminam aquele cheiro desagradável de óleo queimado.
Este é meu pensamento também, não reprovo o Kaverna de maneira nenhuma, mas acredito que o fabricante não deixe uma margem de segurança com o óleo???
gostei do comentario falou tudo certinho mesmo sobre óleos mas o q o pessoal deve intender é q se vc só anda com a moto em BR rotações continuadas a temperatura do motor ñ sofre muitas alterações quando vc só anda na cidade q fica naquele arranca para arranca para e o motor aquece muito os aditivos do óleo perdem consideravelmente seu poder lubrificante por isso q eu recomendo 1500 e sobre o óleo 2T é vdd os cara tão colocando uns aromatizantes nos óleos q fica com um cheirinho bem gostoso hehehe
Na Tornado (mesmo motor da Twister) a recomendação da Honda é trocar do óleo do motor a cada 3.000km, e o filtor a cada 6.000km, ou seja, uma vez troca-se apenas o óleo e na outra óleo juntamente com o filtro.
Nas motocicletas Tornado que utilizei sempre troquei o óleo do motor a cada 2.000km, sem problema algum.
Mas nesse caso, usa-se o óleo que é vendido para 1.000Km mesmo? Porém, troca-se em 3.000?
Atual -> TW Amarela (Apelidada de Yellow Rocket)
Terceira Moto -> CG ESD-150 - Prata
Segunda Moto -> CG-125-KS - Azul
Primeira Moto -> CG Vermelha Relíquia (Ano 1977)
Paulo Massa escreveu: Com relação ao assunto, dei uma olhada no manual da Twister agora (a minha é 2008), e de acordo com o manual a troca de óleo deve ser a cada 3.000Km. Outro ponto, a 1ª revisão deve ser aos 1.000Km e a segunda aos 3.000Km e a tolerância em que valem as revisões gratuitas é de no máximo 10% ou seja, para a primeira revisão, no máximo 1.100Km e segunda 3.300Km. Fiz a revisão dos 3.000Km a semana passada...
Paulo Massa,
Em qual página do manual da TW está descrito que troca-se com 3.000Km ?
Atual -> TW Amarela (Apelidada de Yellow Rocket)
Terceira Moto -> CG ESD-150 - Prata
Segunda Moto -> CG-125-KS - Azul
Primeira Moto -> CG Vermelha Relíquia (Ano 1977)
cara troque o óleo com 1500 q vc ñ ira se encomodar com o motor eu comprei um CDI pra minha tutu de competição da Servitec agora q coloquei esse CDI é q vou cuidar mais ainda com as trócas de óleo cuide muito da troca de óleo pq é a vida do seu motor falow e curti sei video em
vc q faz a programação dele eu por exemplo dexei uma programação igaula a original e a outra para adiantar 9° o ponto do motor com o corto em exatos 11000 cara deve um troxa com uma Twister q me deu uma fexada ai eu aproveitei para esperimentar minha tutu cara eu com a minha namo na garupa só bati o botão para adiantar o ponto do motor fui empurrando o cara na subida foi massa de ver pq ele se abaixava encoma da moto e eu sentado normal encima empurrando ele hehehehe mas ele tem varias programações ai é só vc fazer a seu gosto a programção mas eu gostei do CDI