Ano de fabricação: 2010
Quilometragem: 26.500
Tipo de uso: Lazer
Em que tipo de terreno você testou a moto:
1- urbano sim
2- terra sim
3- estrada sim
4- pista não
Aspectos a avaliar:
1-conforto Atende
2-motor Surpreende
3-câmbio Atende
4-dirigibilidade Surpreende
5-suspensão dianteira Surpreende
6-suspensão traseira Atende
7- vale o quanto custa? Sim
Responda: Você indicaria essa moto para um amigo ou parente? Sim
A moto surpreende, especialmente pela versatilidade, polivalência e facilidade na condução, seja no asfalto ou no off road.Nesses 26 mil rodados, já testei a moto em diversas condições, seja curvas fechadas, barro, areia, água e tudo mais que tem direito.Tive um problema com embreagem durante a Estrada Real, depois de rodar horas e horas em subidas off road (superaquecimento).O consumo surpreende, chegando facilmente aos 30 km/litro, mesmo com garupa. O banco é bastante largo e igualmente duro...Faróis são excelentes, assim como a autonomia proporcionada pelo seu característico "tancão". Freios ficam devendo, mas são melhores que da minha antiga Lander. Acho ela um pouco "solta" demais, se comparada com a Lander 2008, talvez a razão de ter detonado a embreagem tão rapidamente (aos 20.000), já que uso muito a moto em trajetos off road. Atualmente uso um pinhão de 12 dentes, que deixou ela do jeito que gosto, mais nervosa. A bolha é muito útil em viagens longas, bem como a posição de pilotagem. Ah, só lembrando, para todas essas peripécias off road precisei subir o paralama dianteiro 30 mm. Tenho usado e abusado da moto, e posso dizer: A moto é valente. Vale cada centavo.
Matusa, minha bolha foi inclinada um pouco (na mão mesmo) e fiz algumas adaptações no suporte do protetor (Circuit Alloy Bicomponente com alma de alumínio). Esse protetor tem uma vantagem, é que quanto a moto cai como guidão totalmente esterçado ele protege o tanque. Minha moto já tombou duas vezes no chão (parada) e o tanque não bateu no chão. Nesse tópico tem tudo detalhado o que eu e Leonardo Mattos fizemos para colocar.
http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=28&t=125&start=110
Segue essa foto com um "resumo visual" do que fiz...
SOUEU... esse alucinado aí da foto que postastes não SOUEU...rs é o Igor... sou bem mais gatinho! kkkk
Depende de algumas coisas, inclusive de como é a queda... Nunca caí com a minha andando, mas ela já caiu no chão uma vez quando estava manobrando e outra vez o descanso afundou e ela caiu. Como uso esse protetor aí com alma de alumínio, ele não deixou o tanque tocar no chão... Já os amigos que caíram em movimento (mesmo com o mesmo protetor de mão, vc não escolhe o lado que o guidão vai ficar quando a moto cai) tiveram apenas o adesivo danificado. Inclusive um deles caiu na terra dura, andando a 80, chiou muito pelo chão e danificou somente o adesivo... a carenagem mesmo é bem resistente...
Ah, retificando... esse cara que citei acima estava usando contact no tanque no momento da queda... porém os outros dois, que também caíram tiveram só os adesivos danificados. Mas já vi uma ou duas Ténérés com tanque ralado de asfalto... porém não quebrou, daria pra lixar e pintar novamente.
Troquei o oleo da suspensão depois de 30.000km, estava muito, muito macia, me passando uma grande insegurança nas curvas e não estava mais fazendo do famoso TOC TOC das primeiras motos de 2011, mas agora voltou. Minha moto esta fora da garantia, e to pensando se levo ou não na yamaha para trocar as flautas, vai ser um tremendo aborrecimento.
Estava correndo muito e perdeu o controle, perdeu a frente (os pneus cravados não fazem diferença nesse terreno duro com limo...) Eu não vi o tombo, estava na frente, mas a galera disse que foi isso.