Entao, a falta de potencia em alta ou em baixa eh mais relacionada a potencia especifica do que propriamente o fato de ser multivalvulas ou nao.
Os Vectras GSi tinham 150cv no 2L e baixa sofrivel, ja o CD 2,2 16v alem do aumento de cilindrada ouve reducao na potencia, e por consequencia redistribuicao da mesma em toda a faixa de rotacao.
A diferença de performance que eu vejo entre um motor de 4 e 2 válvulas por cilindro aparece mesmo de forma mais evidente em altas rotações onde mais válvulas funcionam dando um efeito "turbo", onde os gases da queima são eliminados mais eficientemente, e a admissão é feita mais rápidamente sendo que a mistura nova entra no cilindro, o encontrando mais vazio de resíduo de gases tipo CO2 que na verdade além de ocuparem um volume que deveria ser utilizado pela nova mistura, também inibem uma boa combustão porque o CO2 é um "veneno da combustão" usado extintor de combustão, um motor com mais válvulas minimiza também o efeito da flutuação das válvulas porque sua área de contato individual pode ser menor, mas no conjunto acaba sendo maior, e as molas de retorno, mesmo semelhantes individualmente em força ao do motor de 2 válvulas aplicam uma força proporcional maior pra cada válvula resultando em um funcionamento mais uniforme em qualquer regime de rotação, principalmente nas altas rotações onde toda essa dinâmica é muito mais significativa.
Assim o motor ganha potência, trabalha livre, fica mais econômico pela maior eficiência de seu funcionamento na combustão e no maior volume que pode ser ocupado pela mistura nova de ar e combustível, assim como tem melhoria de performance, principalmente nas altas rotações e nas retomadas de aceleração onde se sente um efeito "elástico" do motor, eu gosto muito disso principalmente quando não se tem um motorzão enorme que não sentiria a ausência de mais válvulas, mesmo em altas rotações.
Eu tinha um gol 1.0 de 16 válvulas e sempre notei que em retomadas ocorria uma elasticidade evidente, e em viagens eu observava uma economia maior, mesmo em altas velocidades, coisa que no meu atual corsa 1.0 de apenas 2 válvulas por cilindro não ocorre.
Também existe o fato ruim do maior custo de manutenção do motor com 4 válvulas por cilindro principalmente em automóveis porque ocorre um esforço maior da correia dentada que tem vida mais encurtada, neste caso é um preço á pagar por maior eficiência do motor, maior economia e um funcionamento constante e harmônico.
Obrigado e um abraço,
Zebra
Richbr2007 escreveu: Zebra só uma considerações, o motor 4 valvalas ele é xoxo em baixas e medias rotações, assim como o motor 2 valvulas é xoxo em altas rotações, eu particularmente acho o motor da honda muito fraco(tw e toni), veja bem é um motor que foi feito para correr em altas rotações chegando a empatar com os motores yamaha quando nao perdem pro motor da yamaha em velocidades finais.
O unico ponto ruim do motor da yamaha é o fato de ser barulhento e demorar a ganhar giro em altas rotações.
Quanto a uma sexta marcha concordo que faz falta.
Agora resta saber quantos cavalos o motor honda ira perder com o uso da I.E
"Não espalhe vírus, use Linux, é seguro, confiável e de graça"
Na questão design ponto para Yamaha, só que para uma 250 cc será que não tem como conseguir mais potência, só 20,8 cv?. O f*d* é o preço +- R$ 13.000,00 por uma moto 250 cc, será que mais alguém ai se sente roubado. É so pensar com R$ 26.000 se compra um carro popular com com motor 4x maior, +- 8x mais pesado, e custando só 2x mais. Sóu apaixonado por motos mas as vezes o que nos oferecem ao preço que nos oferecem chega a ser ridículo.
A lander 2009 tinha até outro dia concessionário pedindo 14 mil, de 11 mil por 14 na mesma moto? esse pessoal não tem é vergonha na cara, se fosse de ágil ainda vá lá é um fenomeno de mercado aceitavel, deploravel mas aceitavel, mas 3 barão a mais porque? a sondalambda rs piada!
É EXATAMENTE A MESMA MOTO QUE A 2008
E o pior, se vender a 14 paus eles mantem o preço e já era, se tem demanda f...
NÃO É SÓ VC QUE SE SENTE ROUBADO NÃO DCARDOSO, também sou solidário quanto a esse sentimento
E pode escrever na pedra, se a yamaha ta cobrando 14 milhão em uma 250cc a Honda certamente não vai cobrar menos que isso na 250cc que ela ira lançar seja lá o que for, nosso mercado de motos e carros é triste, vai saber se a técnica de precificação da yamaha para as motos 2009 já não é feita pensando em tirar proveito dos lançamentos da honda? vai saber! tipo a honda lança uma trail 250cc injetada e cobra 15zão o que não é difícil e a yamaha já valoriza o produto dela de tabela, pense nisso
Já com relação a cores e grafismos... as motard eu achei bonitinhas, mas na trail os adesivos da preta são muito estranhos, os do modelo 2008 eram mais bonitos, mas só para constar a yamaha tem um kit de adesivos e capa de banco pra lander que custa +ou- 150 paus vai saber se não é intencional? grafismo original meio tosco pra vender adesivo opcional rs
mas o desenho das motos eu acho muito bonito, gosto é gosto
Estive conversando com um grande amigo, que possui uma bela oficina mecânica. Bem, ele quase me bateu quando eu falei que minha moto deveria ter mais uma marcha. Ok, ele chegou a me dar um soco no braço e um pedala!rs
Ele me disse que os motores de motocicletas são de alta performance, e é sempre necessário trabalhar em giros médio e altos na estrada, senão não tem muita velocidade. Tem lógica, repensei minhas idéias e passei um tempo fazendo testes de velocidade, mas sempre atento ao conta-giros. Como ja escrevi aqui no MO, entre 5500rpm e 6500rpm minha Atena faz médias superiores a 38 km/l, depende da estrada, se tem muitas subidas, vento contra entre outras coisas, mas é uma ótima média. E nessa rotação se quiser posso esticar até 137km/l sem contrar com descidas.
NERD`S survive the anything
Indaiatuba/São Paulo
“Eu não patrocino o crime, não compro peças roubadas!”.
A Fazer 250cc é com certeza uma exelente máquina, meu filho tem uma com quase 100 mil quilômetros rodados quase que só em estrada, e em perfeitas condições.
Não concordo que uma sexta marcha não faria diferença, na minha opinião, faria o motor trabalhar em menores regimes de rotação, principalmente em retas e descidas e com isso seriam reduzidos os consumos de combustível e os desgastes do motor que trabalharia muito mais "descansado".
Marchas são como degraus de uma escada, quanto mais degraus mais fácil e escalonados serão as forças necessárias para um funcionamento suave, claro que é preciso um limite para não encarecer o produto e reduzir o peso, entre outras coisas, mas uma sexta marcha está fazendo falta SIM, tanto na Fazer como na nova moto, substituta da Twister.
Quatro válvulas por cilindro é outra boa solução pra melhoria da performance na Fazer, que como já disse já é uma máquina fantástica.
Sds,
Zebra
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