CBX 200 Strada Teste de Multimetro

29 Maio 2012 13:12 #1 por DiegoHenrique
Galera é o seguinte, ontem eu fiz 2 testes com um multímetro no cabo que carrega a bateria da minha cbx 200 strada ano 1997, desconectei e fiz estes testes.
Faz tempo que a bateria dela não está segurando ou não está carregando a bateria, ela está uma porcaria para pegar e de vez enquando nem pega.
1º Teste: Eu coloquei o multímetro para teste de corrente continua e eu dei uma regulada num negocio que fica embaixo do tanque dela que aumenta e diminui a aceleração dela, quando deixa a aceleração até 1500/1600 Rpm e liga a luz ela gera uma carga de aproximadamente 13 Volts, se eu acelerar ela no acelerador ela cai essa tensão para 2 até 3 Volts. Isso é normal ?
2º Teste: Se eu abaixar a aceleração dela á menos de 1000 Rpm + - com a luz desligada ela gera uma voltagem de + - 12 Volts, Se eu acelerar ela no acelerador ela cai a voltagem para 0 até 2 Volts.
Resumindo: As CBX 200 Strada são carregadas desta maneira msm só em aceleração neutro mesmo ou a minha está com algum problema ?
Como funciona o sistema de carregamento das CBXs 200, porque houvi falar que elas também carrega em alta velocidade acima de 5000 Rpm.
Me ajudem com esta questão que eu não sei mais o que fazer.
A parte do estator/magneto está novinho
Mas tem uma porém: Só o fil amarelo que está gerando carga, isso é normal ?
Obrigado.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Maio 2012 14:06 - 29 Maio 2012 14:13 #2 por wilson forps
Amigo primeiro você tem que trocar a bateria de sua moto antes de fazer qualquer medição ela esta isolando, porque se a bateria estiver em curto (placas coladas etc) você não consegue valores reais é oque esta acontecendo com sua maquina a bateria alem de acumular energia para a partida no caso se for elétrica mas também como continuidade do circuito, e na troca da bateria já peça que se verifique o sistema elétrico, regulador de voltagem só assim vai ter uma noção real do que poça estar acontecendo !!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Maio 2012 14:15 #3 por DiegoHenrique
Mas este teste eu fiz somente nos cabos que liga a bateria, eu desconectei e fiz estes teste.
Essa bateria tem + - 1 ano, e ela esta dando trabalho dês do 7º mês.
Mas só quero saber se ela carrega bateria deste modo mesmo ou se é algum problema de regulador.
Porque eu troquei o estator e o magneto, e somente o fil amarelo que esta gerando carga daquele grupo de 4 fils, tem outros 2 mas não testei.
Porque sábado que vem eu vou trocar a bateria mesmo, mas se eu não resolver o problema de recarga da bateria vai passar alguns meses e eu irei me ferrar novamente.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Maio 2012 14:53 #4 por wilson forps
Amigo o teste tem que ser feito nos fios da bateria preto e vermelho positivo e negativo, o fio amarelo vem do estator se voce testar direto nele não vai saber se o regulador de voltagem esta funcionando direito, na bateria com a moto ligada tem que marcar no multímetro entre 13 e meio volts a 14 e quando acelerando se cair é normal porque o estator esta servindo a parte elétrica da moto e não carregando a bateria, pois oque dizem de carregar acelerando é errado pois na lenta a voltagem é maior intão andando devagar garrega mais !!!!!!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Maio 2012 15:00 #5 por DiegoHenrique
Então resumindo: tudo está normal com o carregador, é só falta de regular a aceleração quando parada, esses 2 testes que eu fiz foram nos 2 fils que você falou mesmo, mas sem estar conectado com a bateria se não, não da certo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Maio 2012 15:07 - 29 Maio 2012 15:11 #6 por wilson forps
A lenta da maioria das motos fica em torno de 1400 a 1500 giros muitos donos de motos deixam muito baixa onde acaba estragando a bateria, se os fios estiverem ligados na bateria ou não a voltagem tem que ser a mesma como eu disse e no seu caso é a bateria que realmente esta ruim amigo aproveita e da uma geral na elétrica da moto limpar todos os contatos das lampadas e trocar se elas estiverem fracas ou muito amarelas oque ninguém sabe é que lampada tem que ser trocada a cada 2 anos mesmo as da seta ou freio trocar os fusíveis e limpar os contatos do chicote ajuda também !!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Maio 2012 15:14 #7 por DiegoHenrique
Realmente concordo com você, porque quando eu colocava os cabos na bateria com o multímetro instalado a carga caia e se tirasse da bateria ela subia em torno dos 13 Volts. E eu sempre andava com a aceleração dela meia baixa ou alta de mais. Mas nunca soube que isso influenciava isso que deve ter danificado a bateria.
Muito obrigado pela ajuda .
Até + boa tarde.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.166 segundos