Muito boa a matéria, parabéns Biagio. Não devemos esquecer também o torque de aperto. É comum ver que nós mesmos ao apertar determinados parafusos, principalmente aqueles que "sustentam" peças críticas como por exemplo o eixo da roda, aplicamos força demais quase que destruindo a rosca (do parafuso/porca) . Seria interessante que o mecânico (e/ou nós) tivesse um torquímetro para aperto correto dos parafusos e o manual de manutenção com as indicações da força a ser aplicada.
Tem gente que acha que mecânico que segue o manual é porque não sabe ou não tem experiência. Isso é completamente errôneo.
meu mecânico por mais experiente que seja, sempre que levo para fazer algum serviço diferente dos rotineiros, levo a indicação do manual de serviços que por sorte tenho uma cópia.
principalmente mecânicos que estão mais acostumados com honda, quando pegam uma marca diferente, as vezes pensam que é a mesma configuração para carburador, vela, aperto de parafusos....
recomendo que além de pesquisarem o tipo de serviço para saber o que estará sendo feito na moto, procurar o procedimento para ver se estará de acordo e ainda se possível, supervisionar o serviço a ser executado.
além de conhecer o nível do meu mecânico aprendo mais os procedimentos quando acompanho ele fazendo as revisões de minha moto.
Raros são os mecãnicos que se utilizam de manuais! A maioria se "orgulha" de não "precisar" deles! Aí é que está o problema!
Por isso eu sempre digo:
Procure fazer tudo você mesmo (se possível, é claro!), porque em geral, quem destrói nossas motos são os mecânicos!
Obrigado a todos é maravilhoso compartilhar conhecimentos...inclusive de "PORTUGUÊS" eu usei erroneamente o Pretérito Mais-que-Perfeito do Indicativo onde o texto solicitava Futuro do Indicativo . . . valeu LeandroLP ... falha minha !
Excelente matéria, como já disseram os amigos Motokas, só faltou falar sobre o torque! Aí Biaggio, quem sabe não dá pra dar umas dicas e orientações sobre isso numa outra matéria!
DODGE® escreveu: Excelente matéria, como já disseram os amigos Motokas, só faltou falar sobre o torque! Aí Biaggio, quem sabe não dá pra dar umas dicas e orientações sobre isso numa outra matéria!
Meu caro Dodge, quanto ao torque, a unica coisa que podemos falar é que para dois parafusos em determinados lugares tem torques diferentes e mesmo que tenhamos essa ferramenta (torquímetro), é necessário o manual de manutenção para o aperto correto, caso contrário, será uma linda ferramenta para enfeitar nossa oficina.
Na dúvida use o bom senso, essas chaves tipo fenda com ponta removivel(não sei como chama)serve pra maioria dos parafusos e não deixa você apertar demais.