Modificação na suspensão

03 Jul 2012 10:54 #1 por Wendell
Bom dia galera,

Uma pergunta aos universitários. A comet estava ferrando minha coluna por causa da suspensão muito dura. A posição de pilotagem me adaptei com 3 dias, mas a suspensão tava me ferrando... já tremia antes de passar em buracos, oscilações, desniveis, etc. Ia tudo pra coluna! :sick:

Bom, dai LEMBREI que ela tem ajuste e a ajustei no modo mais macio. Estava no mais duro :( . Agora ficou show, melhorou absurdamente :) B) :silly: !

Bom, minha dúvida: tem gente que diz que isso piora a "estabilidade" da moto nas curvas, e tem gente que diz que é lenda urbana e que como os amortecedores já vom com esta opção é porque é aceitavel esse tipo de modificação. A pergunta é, essa modificação muda ou não a forma da moto fazer as curvas? Ela realmente perde estabilidade com essa alteração?

Ainda não tive oportunidade de pegar estrada com ela depois dessa alteração, então não sei o resultado efetivo dessa modificação.

Desde já, obrigado a todos!

Biz 100, Fan 125, Kansas , YS 250 , YS LE 250, Ténéré 250, Intruder 125, Comet GT250R, YS 250, Intruder, B650S (13~), Cbr250r (14~)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jul 2012 11:09 #2 por Correa
Respondido por Correa no tópico Re: Modificação na suspensão
Fala Wendell...
Quanto a sua dúvida, o que posso dizer a respeito é o seguinte:
Eu não diria que a mudança na dureza do amortecedor alteraria a estabilidade, mas sim o comportamento da moto.
Uma suspensão macia, soca para baixo, uma suspensão dura, soca para cima.
Macia dá fim de curso de compressão, dura dá fim de curso de extensão.
Não sei quantas regulagens tem o amortecedor da Comet, mas para seu peso, acho que se ela tiver sete regulagens, na terceira estará de bom tamanho e se tiver cinco regulagens a segunda já estará legal.
É isso ai meu amigo.
Um abraço e parabéns pela motoca.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Wendell

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jul 2012 20:04 #3 por volmer
Respondido por volmer no tópico Re: Modificação na suspensão
Boa noite, o que eu conheço de suspensão é o seguinte: O fato de poder alterar para o mais macio possível não quer dizer que foi feita para isso. Suspensão é uma ciência com muitas variáveis. Tem o peso do piloto, tipo de pilotagem, ambiente mais transitado (urbano ou estrada), quantas regulagens (a minha tem 3 na dianteira e duas na traseira), como o piloto freia, como o piloto ataca as curvas e saída delas e altura do piloto. Toda moto esportiva tem a suspensão muito sensível, isso está no DNA da moto. Eu, sempre que percebo um asfalto ruim (quase sempre!), alivio o peso no guidão sem bobear nas manoplas. Você tem que achar o ponto central e conseguir dividir o peso com o abdômen e as pernas. Com relação a regulagem da suspensão, eu levaria a moto em um local (indico a teknopoint em são cristóvão) para avaliação do conjunto supracitado. Esta é a minha dica, baseada na minha experiência motociclística.

XT600-E
GSX-R 750 SRAD

"Os políticos e as fraldas devem ser mudados freqüentemente e pela mesma razão."
Eça de Queiroz

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jul 2012 21:28 #4 por volmer
Respondido por volmer no tópico Re: Modificação na suspensão
Só para complementar, o ideal é regular a pré-carga da mola, fluxo de óleo e pressão do óleo. A suspensão ideal fica firme sem ficar muito dura. Se ficar muito macia, perde estabilidade nas curvas, pois não copia o solo da maneira que deveria. Volto a aconselhar: Vá em uma loja ou preparador de suspensões.

XT600-E
GSX-R 750 SRAD

"Os políticos e as fraldas devem ser mudados freqüentemente e pela mesma razão."
Eça de Queiroz

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jul 2012 22:01 #5 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Re: Modificação na suspensão

Correa escreveu: Fala Wendell...
Quanto a sua dúvida, o que posso dizer a respeito é o seguinte:
Eu não diria que a mudança na dureza do amortecedor alteraria a estabilidade, mas sim o comportamento da moto.
Uma suspensão macia, soca para baixo, uma suspensão dura, soca para cima.
Macia dá fim de curso de compressão, dura dá fim de curso de extensão.
Não sei quantas regulagens tem o amortecedor da Comet, mas para seu peso, acho que se ela tiver sete regulagens, na terceira estará de bom tamanho e se tiver cinco regulagens a segunda já estará legal.
É isso ai meu amigo.
Um abraço e parabéns pela motoca.


Rapaz ! Muito bem explicado.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jul 2012 22:17 #6 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Re: Modificação na suspensão
Um palpite .
Independente da regulagem, dependente do impacto lombar.

Pilote com a parte frontal das botas nas pedaleiras, calcanhares encostados (apoio) no quadro e joelhos apoiados no tanque. Mantenha o peso do corpo na articulações das pernas ( pés e joelhos). a Bunda fica levemente encostada no banco. Dessa forma os impactos são suavizados pelas articulações das pernas evitando, ou minimizando o impacto nos discos vertebrais.

Soltar o corpo sobre o banco, faz com que todo impacto e vibração termine nas vértebras lombares sendo a preferida a L5, causando uma protusão do disco, fazendo este encostar e nervos (geralmente o ciático) e ai dores por demais desagradáveis.


Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.127 segundos