Sistema Desmodrômico

20 Ago 2007 07:04 #2 por RONALDCB400
Respondido por RONALDCB400 no tópico Sistema Desmodrômico
Excelente, Biaggio!! Muito bem explicado! É verdade que esse comando desmo é muito barulhento?

CBR450!!!!



Cataguases-MG

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20 Ago 2007 12:31 #3 por Biagio Ferrari
Respondido por Biagio Ferrari no tópico Sistema Desmodrômico
Valeu RonaldCB 400 ! Sim, há um ruído demasiado no motor !

Biagio Ferrari

Instrutor Técnico

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20 Ago 2007 13:36 #4 por VinnyRun
Respondido por VinnyRun no tópico Sistema Desmodrômico
Parece ser um sistema muito mais eficiente que com o uso de molas... A Ducati tem alguma patente ou coisa parecida que não permite que as outras marcas usem esse tipo de comando ou tem alguma desvantagem no uso?

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

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20 Ago 2007 15:18 #5 por Harada
Respondido por Harada no tópico Sistema Desmodrômico
Publicamos mensagem recebida:

Mensagem: Gostaria de Parabenizar o artigo Sistema Desmodrômico de acionamento de válvulas feito pelo Biagio Ferrari. Simples e direto!

Tinha tempo que eu queria saber sobre este tipo de comando de vávulas e só agora pude entende-lo, no final fiquei com raiva de não ter tido a ideia de procurar no site da ducati antes para matar minha curiosidade! ehheheh

Todas as motos esportivas deveriam vir com este tipo comando! Show para quem gosta e entende de mecanica.
Grande abraço!
Marcos Vinicius de Paula - Rio de Janeiro, RJ

Valorize quem promove a ética e transparência !

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20 Ago 2007 15:51 #6 por _AL_
Respondido por _AL_ no tópico Sistema Desmodrômico
Biagio:

Grande explicação. Obrigado.

Só uma dúvida, os dois ressaltos, assim como os dois balancins ficam lado a lado (o de abertura e o de fechamento), certo ?

É que a figura está em 2D e não consegui visualizar isto corretamente.

Ou seja, de acordo com a figura quando o ressalto de abertura força a válvula para baixo o outro deixa de fazer pressão e vice versa, deixando o controle de abertura e fechamento 100% em função da rotação do eixo, é isso mesmo ?

Outra curiosidade, quantos giros você acha que um quatro em linha nipônico conseguiria com toda aquela tecnologia se pudesse ter um comando desmodrômico ?

Desculpe a enxurrada de perguntas e obrigado pelo artigo !





AL

Suzuki Boulevard M800 Jolie

Uberlândia - MG

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21 Ago 2007 08:18 #7 por Biagio Ferrari
Respondido por Biagio Ferrari no tópico Sistema Desmodrômico
Tudo bom _AL_ ?


Aquela peça similar ao balancim tradicional fica posicionada sendo uma em cima (abertura) e outro embaixo (fechamento).


Com certeza um motor nipônico ultrapassaria os 22.000 rpm

Biagio Ferrari

Instrutor Técnico

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21 Ago 2007 08:47 #8 por _AL_
Respondido por _AL_ no tópico Sistema Desmodrômico
Imagina só uma R1 batendo nos 22Mil rpm ? Se colocar asa, voa !!!!!

Obrigado pelo esclarecimento !_AL_39315,4983912037





AL

Suzuki Boulevard M800 Jolie

Uberlândia - MG

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21 Ago 2007 15:29 #9 por Biagio Ferrari
Respondido por Biagio Ferrari no tópico Sistema Desmodrômico
até onde sei um fórmula 1 está quase chegando a isto... !!!

Biagio Ferrari

Instrutor Técnico

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18 Out 2007 14:30 #10 por Alan Fabrício
Respondido por Alan Fabrício no tópico Sistema Desmodrômico
Olá, exelente matéria, expõe o assunto de forma bem clara sem rodeios.


gostaria de saber se todas as Ducati tem esse tibo de distribuição?

"Liberdade é um direito de todos os seres conscientes"

Alagoinhas-Ba/Aracaju-Se

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09 Nov 2007 21:14 #11 por cdp2x
Respondido por cdp2x no tópico Sistema Desmodrômico
DDD
Ducati Desmodromico Dois cilindros = Monter

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15 Nov 2007 09:15 #12 por t3GO
Respondido por t3GO no tópico Sistema Desmodrômico
Parabéns pela matéria Biagio. Muito clara, sem deixar a técnica de lado.

Campinas -SP Life is journey not a destination

RD 350LC+Daelin Altino 100+Twister

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03 Dez 2007 08:54 #13 por Savério
Respondido por Savério no tópico Sistema Desmodrômico
Muito boa matéria, parabéns ... outras marcas utilizam este sistema???

Cascavel Pr.

Ténéré 250



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12 Dez 2007 09:08 #14 por Biagio Ferrari
Respondido por Biagio Ferrari no tópico Sistema Desmodrômico
Muito obrigado a todos que de alguma maneira apreciaram a matéria. Desculpe-me pelo limitado número de informações porém, é um assunto "um tanto" restrito e desconhecido e não há muitas fontes de pesquisa. Em minha pesquisa verifiquei que este sistema foi utilizado pela Mc Laren. Existem outros sistemas de acionamento das válvulas que estão sendo estudados e aplicados em alguns carros cito, BMW...
Obrigado!

Biagio Ferrari

Instrutor Técnico

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13 Dez 2007 08:26 #15 por masterdv
Respondido por masterdv no tópico Sistema Desmodrômico
Caro Ferrari

Este sistema é usado na Ducati a muitos anos, todos os modelos atuais dela que possuem a sigrla DESMO usam o sistema, como a monster e a campeoníssima Desmocedicci que significa desmodromico e Deseseis valvilas com seu motor de 4 cilindros em L, a Mercedes, BMW e primeiramente a Renault quando foi campeã de F-1 ja buscou uma solução para os comandos nao flutuarem com as rotações que estavam atingindo naquela época e um sistema mais preciso para controlar o fechamentoe abertura das válvulas que em mais de 90% dos casos era a quebra delas que tiravam os carros das pistas.

A BMW tentou um sistema parecido ao da Ducati, más como na F-1 todo peso incluso num motor gerando maior momento motriz é muito prejudicial e pode aumentar a vibração ocasionando desgastes e quebras num motor que é feito para durar a conta de sua vida útil. A solução foi usar um sistema parecido com o que a renault tinha criado que era a abertura e fechamento por meio de Gás Nitrogênio que é imune a variações de temperatura e comporta da mesma forma independente da rotação ou temperatura, onde o processo de abertura era controlado por um computador que recebe informações de pressão de sensores colocados na admissao de cada cilindro que mede a pressão negativa de admissão do motor e claro um ponto de referencia que é o ponto de irnição e RPM, então o sistema nao precisa de receber primeiro a informação do sensor para processar a abertura e fechamento das valvulas pois isso seria um atraso nas informações que poderia causar mal funcionamento do motor e inclusive a quebra, os sensores apenas monitoram e corrigem se necessário qualquer variação minima no funcionamento do sistema pois este pode se alterar devido a pressão atmosférica, temperatura e etc... Criando um sistema altamente preciso e que não requer força nem atrito do motor para operar.

A ferrari ja usa este sistema a muitos anos pois foi sempre o motor com a maior capacidade de giros da F-1, acredito que em uma motocicleta isso nao seja espressivamente necessario pois além, de possuir um motor bem menor proporcionalmente as motocicletas nao tem o downforce de um carro de F-1 para exigir assim tanta potência e como o velho ditado diz "POTÊNCIA NÃO É NADA SEM CONTROLE" além de não possui é claro o orçamento de uma equipe de F-1, nao adiantaria nada colocar isso tudo em um só peneu traseiro, teriam que criar uma moto 2x2 kkk

Acho que consegui esclarecer essa dividazinha em relação aos carros de F-1 e seus comandos.

Agora "Ferrari" me fala o que é motor NIPÔNICO? Nunca tiha ouvido essa!!!!

ATUAL : Vstrom 2009

Futuro: BMW GS1200

SONHO : KTM 990, Ducati DESMOSEDICI e BMW K1200R

SONHO

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