Parece ser um sistema muito mais eficiente que com o uso de molas... A Ducati tem alguma patente ou coisa parecida que não permite que as outras marcas usem esse tipo de comando ou tem alguma desvantagem no uso?
Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!
Mensagem: Gostaria de Parabenizar o artigo Sistema Desmodrômico de acionamento de válvulas feito pelo Biagio Ferrari. Simples e direto!
Tinha tempo que eu queria saber sobre este tipo de comando de vávulas e só agora pude entende-lo, no final fiquei com raiva de não ter tido a ideia de procurar no site da ducati antes para matar minha curiosidade! ehheheh
Todas as motos esportivas deveriam vir com este tipo comando! Show para quem gosta e entende de mecanica.
Grande abraço!
Marcos Vinicius de Paula - Rio de Janeiro, RJ
Só uma dúvida, os dois ressaltos, assim como os dois balancins ficam lado a lado (o de abertura e o de fechamento), certo ?
É que a figura está em 2D e não consegui visualizar isto corretamente.
Ou seja, de acordo com a figura quando o ressalto de abertura força a válvula para baixo o outro deixa de fazer pressão e vice versa, deixando o controle de abertura e fechamento 100% em função da rotação do eixo, é isso mesmo ?
Outra curiosidade, quantos giros você acha que um quatro em linha nipônico conseguiria com toda aquela tecnologia se pudesse ter um comando desmodrômico ?
Desculpe a enxurrada de perguntas e obrigado pelo artigo !
Muito obrigado a todos que de alguma maneira apreciaram a matéria. Desculpe-me pelo limitado número de informações porém, é um assunto "um tanto" restrito e desconhecido e não há muitas fontes de pesquisa. Em minha pesquisa verifiquei que este sistema foi utilizado pela Mc Laren. Existem outros sistemas de acionamento das válvulas que estão sendo estudados e aplicados em alguns carros cito, BMW...
Obrigado!
Este sistema é usado na Ducati a muitos anos, todos os modelos atuais dela que possuem a sigrla DESMO usam o sistema, como a monster e a campeoníssima Desmocedicci que significa desmodromico e Deseseis valvilas com seu motor de 4 cilindros em L, a Mercedes, BMW e primeiramente a Renault quando foi campeã de F-1 ja buscou uma solução para os comandos nao flutuarem com as rotações que estavam atingindo naquela época e um sistema mais preciso para controlar o fechamentoe abertura das válvulas que em mais de 90% dos casos era a quebra delas que tiravam os carros das pistas.
A BMW tentou um sistema parecido ao da Ducati, más como na F-1 todo peso incluso num motor gerando maior momento motriz é muito prejudicial e pode aumentar a vibração ocasionando desgastes e quebras num motor que é feito para durar a conta de sua vida útil. A solução foi usar um sistema parecido com o que a renault tinha criado que era a abertura e fechamento por meio de Gás Nitrogênio que é imune a variações de temperatura e comporta da mesma forma independente da rotação ou temperatura, onde o processo de abertura era controlado por um computador que recebe informações de pressão de sensores colocados na admissao de cada cilindro que mede a pressão negativa de admissão do motor e claro um ponto de referencia que é o ponto de irnição e RPM, então o sistema nao precisa de receber primeiro a informação do sensor para processar a abertura e fechamento das valvulas pois isso seria um atraso nas informações que poderia causar mal funcionamento do motor e inclusive a quebra, os sensores apenas monitoram e corrigem se necessário qualquer variação minima no funcionamento do sistema pois este pode se alterar devido a pressão atmosférica, temperatura e etc... Criando um sistema altamente preciso e que não requer força nem atrito do motor para operar.
A ferrari ja usa este sistema a muitos anos pois foi sempre o motor com a maior capacidade de giros da F-1, acredito que em uma motocicleta isso nao seja espressivamente necessario pois além, de possuir um motor bem menor proporcionalmente as motocicletas nao tem o downforce de um carro de F-1 para exigir assim tanta potência e como o velho ditado diz "POTÊNCIA NÃO É NADA SEM CONTROLE" além de não possui é claro o orçamento de uma equipe de F-1, nao adiantaria nada colocar isso tudo em um só peneu traseiro, teriam que criar uma moto 2x2 kkk
Acho que consegui esclarecer essa dividazinha em relação aos carros de F-1 e seus comandos.
Agora "Ferrari" me fala o que é motor NIPÔNICO? Nunca tiha ouvido essa!!!!